A Química na Escola Estadual Prof. Oliveira Brito, a partir de documentos e relatos de ex-alunos e professores (1960-1980) Capanema-PA
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Reis, A.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Silva, M.D.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)
Resumo
Este estudo buscou resgatar a memória do Ensino de Química na Escola Estadual Prof. Oliveira Brito no município de Capanema. A coleta de informações acerca da institucionalização da disciplina de Química ocorreu iniciando pela consulta de documentos no arquivo da escola e no segundo momento no registro das memorias de ex-alunos e ex-professores que passaram pela escola no período de 1960 a 1980. Os dados documentais registram que a disciplina de Química em 1976 com a implantação do 2º grau em Capanema, porém a Química era ensinada desde os primeiros cursos ginasiais como parte do currículo da disciplina de Ciências. Estudos desse caráter possibilitam revelar as características do ensino de Química durante o séc. XX, e ainda resgatar a memória da História da Educação em Ciências no Brasil.
Palavras chaves
Ensino secundário; Ensino de Química; Trajetória
Introdução
Muitos estudos em História da Educação Secundária já foram realizados, porém, quando se trata da História da Educação em Química dentro do ensino secundário no Brasil, poucos são os trabalhos que exploram essa área que possui suma importância para a compreensão da evolução do ensino das ciências, pois permite uma análise dos processos e modificações por quais passaram a Química para ser inserida, e que influenciaram o ensino da mesma na atualidade. Por essa razão se fez necessário realizar um estudo de levantamento histórico da disciplina Química na Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Oliveira Brito, desde a fundação da instituição que se deu no início da década de 1960 até início da década de 1980, por meio das memórias dos alunos que estudaram e professores que atuaram na escola durante o período em estudo.
Material e métodos
Foi realizado um levantamento documental no arquivo interno da instituição de ensino com intuito de encontrar dados sobre os cursos que funcionaram, seus anos de implantação e a grade curricular dos cursos, visando principalmente a disciplina de Química e Ciências Físicas e Biológicas. Em outro momento foram feitas entrevistas com ex-alunos e ex-professores que estudaram e atuaram na instituição durante o período de 1960 a 1980, visando resgatar suas memorias acerca do Ensino de Química nesse período.
Resultado e discussão
A Escola Estadual Profº. Oliveira Brito (EOB) fundada em 20 de março de
1962, com o nome de Ginásio Industrial Profº. Oliveira Brito (O
LIBERAL,1962). Sua implantação surgiu da necessidade de formar professores
para atender grupos escolares de Ensino Primário. A tabela 1 apresenta os
cursos desde a fundação até 1980. O Ensino Secundário em Capanema foi
reflexo da reforma educacional que o Brasil passava desde o fim da Revolução
de 1930 (SAVIANI, 2004; SANTOS, 2013). Atividades experimentais eram
precárias e as dificuldades para aprender eram os cálculos e fórmulas como
relataram: “No último ano tinha Química e Física, no primeiro semestre
química, e o segundo semestre física. Agora química não lembro, por que
tudo era com fórmulas, pra achar o valor de cada fórmula”. Aluna M do
Ginásio Secundário de 1972. “Decorava e estudava a matéria, mas eu achava
tão difícil, não tinha computador. Para pesquisa era só mesmo livro”. Aluna
I do Ginásio Secundário de 1978. “No primeiro ano era Iniciação as Ciências,
no segundo Ciências era o corpo humano, no terceiro ano botânica e zoologia,
e no quarto ano química e física. [...] Estados físicos da matéria, funções
químicas, e tinha um pouco de estequiometria. Os assuntos agora eram
divididos, a gente subdividia em vários assuntos (no ginásio). O segundo
grau era no primeiro ano, que tinha química, física e biologia”. Ex-
professora K de Ciências e Química. As dificuldades que enfrentavam eram
falta de formação, que era suprida com a vivência e cursos de formação para
os professores, isso permitia que adquirissem conhecimentos para amenizar as
dificuldades enfrentadas por eles, já para os alunos era a metodologia
tradicional que visava acumulo de informações de Química e Ciências.
Relação dos cursos que funcionaram na E.E.F.M. Prof. Oliveira Brito de 1960 a 1980.
Conclusões
Por meio dos arquivos encontrados e das memorias dos antigos alunos e professores foi possível compreender o processo de institucionalização do Ensino de Química no município de Capanema dentro de uma instituição pública de ensino, que foi reflexo direto das intensas reformas educacionais que o Brasil passou durante o século XX. Este estudo permitiu compreender os estágios por quais a Química passou para ser institucionalizada como uma disciplina no currículo da educação básica no Estado do Pará, assim como a falta de recursos para o emprego dos conhecimentos químicos dentro do espaço físico d
Agradecimentos
Referências
O LIBERAL. Aurélio em Capanema: meta de educação vem sendo cumprida a risca em seu governo. Belém, 1962.
PORTO, E. A. B.; KRUGER, V. Breve Histórico Do Ensino De Química No Brasil. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, v. 1, n. 1, 2013.
SAVIANI, D. A Escola Pública Brasileira no longo do século XX (1891-2001). III Congresso Brasileiro de História da Educação. Sessão de Comunicação Coordenada: “O século XX brasileiro: da universalização das primeiras letras ao Plano Nacional de Educação (1890-2001)”. Curitiba, 7 a 10 de novembro de 2004.