CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO DAS VIDRARIAS PELOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFTO: CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Sousa, V.M. (IFTO: CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Soares, G.B. (IFTO: CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Silva, F.P. (IFTO: CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Viroli, S.L.M. (IFTO: CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS)
Resumo
O trabalho investigou o conhecimento e utilização dos discentes do 1º Período do Curso de Licenciatura em Química do IFTO : Campus Paraíso do Tocantins com vidrarias básicas de laboratório químico. O presente trabalho foi realizado durante as aulas experimentais da disciplina de Química I entre fevereiro a junho de 2017 envolvendo 40 discentes do 1º Período do Curso de Licenciatura em Química do IFTO Campus Paraíso do Tocantins. Os resultados demonstram falta de conhecimento e utilização das vidrarias nas aulas experimentais, observou-se também a dificuldades na identificação e manuseio das vidrarias básicas no laboratório e negligência do ensino prático de Química no Ensino Médio pois os professores da educação básica não estão aplicando o que está preconizado nos PCN’s.
Palavras chaves
Vidrarias; Licenciatura em Química; Conhecimento
Introdução
Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, (PCNEM) desenvolve praticas interdisciplinar e pedagógicas que levam o discente a compreender o conhecimento contextualizado integrado as áreas das Ciências da Natureza e suas tecnologias. (BRASIL,1996,2002). Superar e repensar as praticas pedagógicas descontextualizadas de tais professores é uma prioridade. (BRASIL, 2002). O interesse pela Química deve ser estimulado envolvendo os alunos em atividades práticas, mesmo que realizadas na própria sala de aula. (PENTEADO e KOVALICZN 2013). Cabe ao professor a responsabilidade de preparar, mediar e oportunizar a aprendizagem do aluno auxiliando ele a aprender por meio do estabelecimento de inter-relações entre teoria e prática (SALVADEGO e LABURÚ 2011). A experiência tem como objetivo despertar no aluno o gosto pela ciência e um melhor entendimento do conteúdo abordado em sala de aula mediante a percepção visual dos experimentos realizados e correlacionando-os com o seu cotidiano (FARIAS; BASAGLIA; ZIMMERMANN, 2010). Mas antes de realizar experimentos no laboratório de Química, é preciso primeiro saber qual é a finalidade de cada uma das vidrarias de laboratório e como utilizá-las (FOGAÇA, 2014). Devido à falta de conhecimento de vidrarias nas aulas experimentais, observaram-se dificuldades na identificação e manuseio das vidrarias básicas no laboratório, esse trabalho investigou o conhecimento e utilização dos discentes do 1º Período do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO: Campus Paraíso do Tocantins com vidrarias básicas de laboratório químico.
Material e métodos
O presente trabalho foi realizado durante as aulas experimentais da disciplina de Química I, no período noturno, entre fevereiro a junho de 2017 envolvendo 40 discentes do 1º Período do Curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins-TO: Campus Paraíso do Tocantins. Durante a primeira aula experimental de laboratório de Química Geral, foi apresentado um formulário que continha as gravuras esquemáticas de 32 utensílios de laboratório químico vidrarias consideradas básicas de uso comum durante a realização de práticas. Neste formulário, cada aluno deveria indicar os nomes pelos quais conheciam os objetos indicados e fazer uma breve descrição de suas utilidades.Nas bancadas foram colocadas as vidrarias rotuladas com letras para que os discentes utilizando o formulário com gravuras das vidrarias pudessem identificá-las.Nesse questionário, eles tinham que listar o nome da vidraria e sua utilidade no laboratório de química, tendo as próprias vidrarias ao seu alcance para poder comparar figura-objeto real. Ao final da aula experimental foi aplicado outro questionário que apresentavam as seguintes perguntas respectivamente: Você terminou seu Ensino Médio em escola pública ou particular?; Durante seu Ensino Médio teve aulas praticas de laboratório?; O conhecimento e uso correto das vidrarias pode melhorar a aprendizagem em Química? As identificações das vidrarias realizadas no laboratório de química auxiliam no entendimento dos conteúdos abordados em sala de aula?
Resultado e discussão
A tabela 01 demostra os resultados do questionário de caracterização dos
ingressantes do Curso de Licenciatura em Química do IFTO: Campus Paraíso do
Tocantins.Quanto ao questionário de caracterização dos ingressantes 100%
terminaram o Ensino Médio na Rede Pública sendo que 90% em escola Estadual e 10%
em Escola Federal. Em relação as aulas práticas 90% não tiveram aula prática
durante o Ensino Médio. Quanto ao conhecimento e função dos equipamentos básicos
de laboratório, observou – se que 70% dos discentes ingressantes no 1º Período
do Curso de Licenciatura em Química do IFTO Campus Paraíso não acertaram o nome
correto das vidrarias básicas de laboratório tipo balão de fundo chato, redondo
e volumétrico, cadinho, cápsula de porcelana, condensador, erlenmeyer,
kitassato, pisseta. Em relação à utilização das vidrarias, 65% desconheciam a
utilização do cadinho, funil de separação, balão de fundo redondo, kitassato,
capsula de porcelana.
Figura 01. Roteiro da aula pratica pra conhecimento e identificação das vidrarias
Figura 02. Vidrarias expostas e rotuladas para identificação Tabela 01. Caracterização dos ingressantes no 1° Período de Licenciatura em Química
Conclusões
Os resultados demonstram falta de conhecimento e utilização das vidrarias nas aulas experimentais, observou-se também a dificuldades na identificação e manuseio das vidrarias básicas no laboratório pelos discentes ingressante do 1º Período no Curso de Licenciatura em Química e negligencia do ensino prático de Química no Ensino Médio pois os professores da educação básica não estão aplicando o que está preconizado nos PCN’s.
Agradecimentos
A DEUS AO IFTO CAMPUS PARAÍSO
Referências
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