O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA POR INTERMÉDIO DA TEMÁTICA AGROTÓXICO: O USO DA CARTILHA COMO RECURSO DIDÁTICO

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Teixeira, L.L.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Vale, M.F.L. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Barros, C.R.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Nunes, I.M.R. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Santos, T.R.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Correa, J.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Terra, I.A.T. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

O trabalho tem como finalidade facilitar o processo de ensino aprendizagem do conteúdo de química orgânica através da abordagem temática sobre os agrotóxicos e divulgar a aplicação do conhecimento científico no cotidiano. Para tal, foram aplicados questionários e a elaboração de uma cartilha educativa que contém várias informações a respeito da composição química, funções orgânicas, forma estrutural, nomenclatura, utilização, classificação toxicológica e a classe de determinados agrotóxicos. O que motivou a pesquisa foi a tentativa de superar o método tradicional de ensino nas escolas públicas. Com isso, concluímos que ao fazermos a abordagem temática proporcionamos um ensino de caráter interdisciplinar utilizando temas para demonstrar que a ciência está viva e presente no cotidiano

Palavras chaves

Ensino de Química; Interdisciplinar; Cartilha

Introdução

A química aliada as outras disciplinas das ciências exatas ainda gera um grande desconforto entre os estudantes em função das dificuldades sentidas por estes na hora da aprendizagem. Comumente, tal desconforto se dar por muitas escolas ainda adotarem um ensino tradicional, descontextualizado, sem uso da interdisciplinaridade provocando grande desinteresse por parte dos alunos em relação tal disciplina. O conteúdo de química orgânica se torna incompreensível quando utiliza da didática citada anteriormente para seu ensino. Nessa perspectiva, os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN´s, propõem repensar o ensino e a organização do currículo na escola brasileira, visando a construção do conhecimento por parte do aluno e o desenvolvimento de competências necessárias para entender e intervir na sua realidade. Para isso acontecer o documento sugere um “ensino contextualizado, possibilitando fazer relações entre as diferentes áreas do conhecimento” (BRASIL, 2002). Uma das possibilidades para atender a essa demanda é a “organização do programa escolar a partir de temas, ou seja, uma organização curricular balizada na Abordagem Temática” (DELIZOICOV, ANGOTTI e PERNAMBUCO, 2007). Desse modo, a prática utilizada tem como objetivo facilitar o processo de ensino e aprendizagem de química orgânica por meio de abordagens temáticas na escola utilizando a cartilha como recurso pedagógico norteador de conhecimentos. A realização de tal pesquisa justiça-se pelo fato do ensino de química ser ainda bastante tradicional nas escolas públicas na cidade de Belém do Pará, qual promove o afastamento de muitos alunos da disciplina consequentemente grandes reprovações.

Material e métodos

A atividade pedagógica foi realizada na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Doutor Justo Chermont localizada no município de Belém- PA com 34 alunos da turma 3 ° ano do turno da tarde. A prática foi desenvolvida em 4 momentos, o primeiro constitui-se na aplicação de um questionário inicial afim de sondar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao conteúdo de química orgânica, em seguida foram entregues aos mesmos cartilhas que continham as seguintes informações: composição química, funções orgânicas, formula estrutural, nomenclatura, utilização, classificação toxicológica e classe de determinados agrotóxicos e ao mesmo tempo houve a realização da aula dialogada aonde os alunos puderam acompanhar através da cartilha os conteúdos ministrados, o terceiro momento foi submeter os alunos a realizarem exercícios que continham questões retiradas do exame nacional do ensino médio ENEM, com intuito dos mesmos aplicarem os conhecimentos adquiridos na resolução de situações problemas e analisar a utilização de abordagens temáticas em provas de vestibulares, e por fim foi aplicado um questionário final com o propósito averiguar o que os estudantes acharam da metodologia utilizada.

Resultado e discussão

Após a aplicação do primeiro questionário foram obtidos os resultados do gráfico 1, aonde demonstra que 92% da turma não dominava conhecimentos primordiais de química orgânica, muitos constaram que o modo qual foram ensinados foi insuficiente já que só copiavam e memorizavam mas não compreendia verdadeiramente o que era repassado, pois o resultado justifica- se em sua maioria pelo método tradicional de ensino adotado nas escolas. O gráfico 2, expressa os resultados obtidos pelos alunos posteriormente a realização da intervenção da aula dialogada junto a cartilha educativa, evidenciando que 88% dos alunos conseguiram acertar todas as questões que foram propostas no exercício, comprovando o que “a utilização de temas diferentes para se ensinar Química tem sido uma das melhores maneiras encontradas pelos professores para chamar a atenção dos alunos” (CALVACANTI et al, 2009). Além da cartilha, como um ótimo recurso para potencializar a assimilação das informações. Para mais, foi aplicado um questionário final para consultar a opinião dos mesmos sobre a prática pedagógica utilizada, onde foi observado que 100% dos alunos afirmaram que a utilização de abordagens temáticas junto a cartilha contribui para um melhor entendimento do conteúdo.

DOMÍNIO DO CONTEÚDO

A figura demonstra o domínio dos alunos em relação a conteúdo de química orgânica

DESEMPENHO DA TURMA

A figura demonstra o desempenho da turma em relação ao número de alunos que acertaram todas as questões do exercício

Conclusões

Ao analisar e comparar os gráficos observamos que após a prática, alcançamos um número significativo de alunos que conseguiram ter um maior domínio do conteúdo de química orgânica, podendo se afirma que o uso de abordagens temáticas aliada cartilha educativa é uma eficiente proposta no auxilio para aprendizagem de química e pode ser utilizada tanto na escola como em cursinhos pré-vestibulares.

Agradecimentos

Referências

BRASIL. Ministério da Educação(MEC), Secretaria de Educação (Semtec). PCN + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, (2002).
CAVALCANTI, A. J.; FREITAS, R. C. J.; FILHO, F. R. J.; MELO, N. C.: Agrotóxicos: Uma Temática para o Ensino de Química. O XII Encuentro Chileno de Educación Química. Vol. 32, N° 1, FEVEREIRO 2010.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.; PERNAMBUCO, M.C.A.: Ensino de Ciências: Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI ISSN 1809-1636 Vivências. Vol.7, N.13: p.10-21, Outubro/2011 21 Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2007.

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