Dominó Orgânico: ferramenta didática para o ensino das funções orgânicas

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Araújo Mendonça, S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Patrícia Vieira, T. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Aparecida da Silva Aquino, K. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Silva Barbosa, Q.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

O ensino das funções orgânicas ainda é um desafio para o professor que busca uma forma mais dinâmica de compreensão e que exija menos memorização. O presente trabalho descreve a construção de um jogo didático para utilização como ferramenta didática no ensino de funções orgânicas no ensino médio. As atividades desenvolvidas incluíram o levantamento de ferramentas para o ensino de funções orgânicas, levantamento sobre jogos didáticos para o ensino de química e a construção de um dominó químico. A partir dele, verificou-se que a produção de um jogo didático com baixo custo e fácil jogabilidade proporcionou a articulação dos grupos funcionais orgânicos e suas aplicações em compostos químicos do cotidiano.

Palavras chaves

Dominó Orgânico; Funções Orgânicas; Jogo didático

Introdução

O grande desafio do professor é aproximar o tempo que é planejado para se trabalhar determinado tema e o tempo que efetivamente um indivíduo leva para aprender. Nesta direção, ferramentas didáticas são de fundamental importância para que o estudante construa um conhecimento com mais significados, uma vez que a utilização de objetos facilita nesse processo de desenvolvimento do conhecimento (VYGOTSKY, 1994). Dentre as várias ferramentas que podem ser utilizadas no ensino de química, destaca-se os jogos educacionais. Nos últimos anos notou-se um crescimento no número de trabalhos apresentado em congresso voltados para o desenvolvimento de jogos didáticos e atividades lúdicas (SOARES, 2008). O ludismo não representa por si só um aprendizado imediato ou carrega em si a capacidade de desenvolvimento conceitual, mas serve como mediador para desenvolver potenciais no sujeito (PIAGET, 1975). O jogo, mesmo encarado como passatempo, pode proporcionar oportunidades de enriquecer e diversificar as informações e conhecimento com base em simulações ou informações contidas na ferramenta, representando uma função no desenvolvimento cognitivo do aluno (CHATEAU, 1987). O lúdico representa ainda uma oportunidade de socialização dos alunos, motivação e estímulo para um novo aprendizado, desenvolvimento da criatividade e agilidade no raciocínio, coordenação das ações no trabalho coletivo e o respeito às regras. Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para ensinar funções orgânicas (nomenclatura, grupo funcional, aplicação no cotidiano, entre outras) utilizando um jogo de dominó, buscando minimizar a barreira que os alunos possuem perante a articulação e diferenciação dos grupos funcionais, suas nomenclaturas e aplicações no cotidiano.

Material e métodos

O jogo de dominó, aqui denominado Dominó Orgânico (DO), teve como inspiração de OLIVEIRA (2013) e SOUSA (2016). O DO é composto de 28 pedras de dominó confeccionadas com dominó comercial de Polipropileno, material impresso em papel A4, que foi utilizado para substituir as marcações originais, e papel contact transparente para envolver as peças. Cada número do dominó convencional foi substituído por uma função orgânica podendo apresentar-se em forma de estrutura química, exemplos presentes no cotidiano do aluno, nomenclatura, um desenho simbolizando a utilização do composto ou então pelo próprio nome da função química. A ferramenta Google Docs foi utilizada para construir as peças com o conteúdo desejado (nomenclatura, função, figuras, etc) e com o tamanho adequado para encaixar no dominó de Polipropileno. O material foi impresso em papel A4 e, posteriormente, cortado e colado no dominó. As peças foram revestidas com papel contact para melhor durabilidade do material. Cada kit de dominó abordou 7 (sete) funções orgânicas, correspondentes aos números de 0 a 6.

Resultado e discussão

A construção do jogo foi pensada como facilitador do processo de ensino- aprendizagem dos grupos funcionais de química orgânica, fundamentando-se na ideia de que a utilização de objetos no processo de construção da aprendizagem facilita a internalização do conhecimento (VYGOTSKY, 1994). O DO foi pensado de forma que os alunos possam obter informações que cooperem com o processo de aprendizagem e enriquecer seus conhecimentos prévios (PIAGET, 1975). O jogo foi desenvolvido para possuir a mesma jogabilidade e regras do dominó convencional. Inicialmente, embaralha-se as peças e cada integrante deverá escolher sete peças; propõe-se que as equipes sejam formadas por no máximo quatro jogadores. Em casos de partidas com menos de 4 participantes as peças restantes deverão ser colocadas de lado para serem “compradas” caso o jogador não tenha uma peça que se encaixe. O jogo inicia-se com o jogador que tiver a peça com o desenho de uma formiga que corresponde à “carroça” do número 6 e representa o grupo funcional Ácido Carboxílico, tendo o escolhido por ser a função prioritária quando se tem um composto de função mista. Caso nenhum jogador tenha a peça da formiga, quem tiver alguma “carroça”, isto é, peças que ambas as pontas apresentam a mesma função orgânica, iniciará. Após o início do jogo os participantes deverão jogar a peça que se encaixe em alguma extremidade e caso não tenha nenhuma deverá “comprar” até que consiga uma que possa ser jogada. Ganha o jogo quem conseguir eliminar todas as peças em mãos (ver a Figura 1). Cada kit contém 7 funções orgânicas, sugerindo-se a construção de dois kits contendo funções orgânicas diferentes onde o grupo que finalizar uma partida com o kit 1 poderá iniciar o próximo jogo com o kit 2 (ver a Figura 2).

Figura 1. Peças do dominó orgânico montadas



Figura 2. Exemplo de peças para um Kit do Dominó Orgânico



Conclusões

Verificou-se com o presente trabalho que é possível produzir um jogo didático com um custo baixo e ferramentas de fácil acesso. Além disso, as regras do Dominó Orgânico tornam o jogo de fácil jogabilidade por parte dos estudantes, promovendo um ambiente onde a construção do conhecimento aplicado ocorra mais facilmente. Espera-se que este jogo possa ser uma ferramenta didática que minimize a dificuldade de diferenciação de alguns grupos funcionais estruturalmente similares, típicos de compostos orgânicos.

Agradecimentos

Referências

CHATEAU, J.; O Jogo e a Criança. São Paulo: Summus, 1987. 144 p.

OLIVEIRA, T. G. S., MOURA, C. L., MOLLA, S. R. P. Dominó orgânico: Uma proposta lúdica para o ensino de química orgânica no ensino médio. Disponível em: http://conic-semesp.org.br/anais/files/2013/trabalho-1000015544.pdf, acessado em 07/04/2017.

PIAGET, J.; A Formação do Símbolo na Criança: Imitação, jogo e sonho, imagem e representação Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. 331 p.

SOUZA, D. O., SILVA, M. I. T. C., SOUZA, OLIVEIRA SOUZA, D., BEZERRA, B. H. S. B., GUEDES, M. G. M. Jogo didático no ensino de funções orgânicas: Dominó orgânico. In: Encontro Nacional do Ensino de Química, 18, 2016, Florianópolis.

SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Teoria, Métodos e Aplicações. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 14, 2008, Curitiba.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994. 224 p.

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