ELETROTAB 3D: Material didático para ensino de Eletronegatividade
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Janish, A. (FURG) ; Silva, T. (FURG) ; Kokubun, F. (FURG) ; Milani, R. (FURG) ; Trombetta, F. (FURG-SAP)
Resumo
Essa trabalho foi desenvolvido na disciplina de Oficina I por alunos de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Rio Grande no Campus de Santo Antônio da Patrulha. A proposta da disciplina é que os licenciandos trabalhem a interdisciplinaridade relacionada com conteúdos do Ensino Fundamental que visam a Matemática e Ciências (Química e Física). A oficina proposta pelos licenciandos foi a construção de uma tabela periódica (TB) de eletronegatividade (EN) 3D (ELETROTAB 3D), aonde puderam entrelaçar conteúdos de proporção, EN e TB. Os licenciandos relaram que o envolvimento com toda a construção e confecção do material concreto foi significativo para entender o conceito de EN. Além do tema central foi ainda possível utilizar outros saberes para obter o produto final.
Palavras chaves
Tabela Periódica 3D; Eletronegatividade; Interdisciplinaridade
Introdução
O ensino interdisciplinar vem sendo aprimorado como uma nova postura diante do ato de aprender ou aprimorar o conhecimento buscando relacionar as disciplinas possibilitando a formulação de um saber crítico-reflexivo nos estudos. Atualmente o dever do professor está além dos conteúdos programáticos, ele precisa utilizar o seu conhecimento, inovando os modelos de ensino buscando relacionar os conteúdos de forma a ampliar o horizonte do aprendiz (Carvalho, 2011). A busca pela objetividade em associar conceitos e aprendizados interdisciplinares, na prática pedagógica, relacionados à química e matemática foi o que impulsionou na construção da ELETROTAB 3D, tornando a aula mais prazerosa e motivadora, auxiliando no processo de construção do conhecimento. Dessa maneira, este projeto consiste na construção de uma tabela periódica tridimensional de eletronegatividade, relacionando com o ensino de matemática. O objetivo desse trabalho é a construção de um material concreto, utilizando como tema central a tabela periódica e a eletronegatividade. Essa atividade foi proposta por alunos em Licenciatura em Ciências Exatas e aplicada a disciplina de Oficina I, da FURG em Santo Antônio da Patrulha. O foco são os alunos do Ensino Fundamental. Essa atividade proposta é uma estratégia de ensino que auxilia os alunos de uma forma interdisciplinar e interativa na construção do conhecimento, sendo utilizados meios de fazer o aluno interagir com os conceitos de uma forma mais agradável e tornar esse assunto mais atraente.
Material e métodos
A construção da ELETROTAB 3D foi estruturada de forma a cada elemento químico ser representado por um sólido geométrico de base quadrada e altura distinta. A variação das alturas foi determinada conforme a eletronegatividade (EN) de cada elemento químicos da Tabela Periódica. Para a construção da ELETROTAB 3D foi utilizados os seguintes materiais: isopor (1 m x 0,5 m); papel pardo (uma folha de 1,5 m x 0,8 m); quatro (4) folhas de cartolina cor amarelo claro; quatro (4) folhas de papel cartaz de cor amarelo escuro; quatro (4) folhas de papel cartaz cor laranja; quatro (4) folhas de papel cartaz cor vermelha; cola régua, tesoura e lápis. A metodologia seguiu três etapas: 1)Relação de proporcionalidade entre eletronegatividade e altura do sólido geométricos Obtenção dos dados de EN de cada um dos elementos da tabela periódica (Tabela Periódica 1.2.102 da EducaLabs -www.educalabs.com). Os valores de EN de todos os elementos da Tabela Periódica foram postos em escala métrica, considerando 10 cm para 4,0 de EN, que representa a do elemento Flúor (F). Após a execução da relação de proporção foi elaborada uma escala organizada por cores relativo a faixas de eletronegatividade. 2) Planificação e montagem do sólido geométrico e montagem da ELETROTAB 3D A planificação do sólido geométricos foi realizada utilizando o software PowerPoint 2010. O sólido escolhido foi do tipo paralelogramo com base quadrada (4,5 cm x 4,5 cm) e altura variável. Após etapa de planificação, a impressão, o recorte e a montagem, de todos os materiais preparados, foram realizados. A montagem da ELETROTAB 3D foi realizada durante a oficina de três períodos.
Resultado e discussão
Os licenciandos realizaram a Oficina com os demais colegas da disciplina.
Assim, nós temos aqui a visão de dois perfis de alunos de graduação em
Licenciatura em Ciências Exatas, os que propuseram a atividade durante um
semestre letivo e os que aplicaram a atividade durante 3 períodos. Os
licenciandos de forma geral relatam que a atividade proposta engloba
diferentes ações, manuais e intelectuais. O produto final obtido foi
denominado como ELETROTAB 3D, conforme segue Figura 1. Os alunos expuseram a
importância em buscar materiais diversificados que utilizem habilidades
manuais, muitas vezes esquecidas pelos atuais professores. A interação com o
material concreto leva a reflexão de como uma abordagem mais lúdica e
prazerosa pode instigar o aluno a ter mais curiosidade no mundo da química.
A questão de interdisciplinaridade é outro fator que foi destacado pelos
alunos. A relação entre a proporção direta entre a altura do sólido
geométrico e da eletronegatividade dos elementos mostrou que os elementos
químicos apresentam estruturas eletrônicas distintas o que está está
relacionado com a ligação química e com a propriedade da matéria como um
todo. Outro aluno relata que a separa por cores na tabela periódica também
auxilia nesse entendimento com relação as propriedades do elementos. Os
alunos sugerem também a aplicação deste material em salas de aula para
alunos de ensino fundamental, principalmente nono ano. Os alunos seriam
divididos em grupos e cada grupo construiria uma parte dos sólidos
geométricos e por fim, a turma montaria toda a tabela periódica. Esse
material pode ser guardado na escola para o professor de química e
matemática utilizem em diferentes práticas relacionadas com a
interdisciplinaridade.
ELETROTAB 3D
Conclusões
A construção da ELETROTAB 3D foi proposta com Licenciandos em Ciências Exatas e aplicada com a turma de graduação na disciplina de Oficina I. As metodologias que utilizam diferentes saberes e fazem os alunos interagirem e montarem os materiais instigam os alunos a terem um elevado grau de interação com o conteúdo, propiciando um conhecimento de forma lúdica. O uso de diferentes ferramentas faz os alunos relacionarem dos diferentes saberes com o conteúdo de tabela periódica e eletronegatividade, bem como o tema de proporção visto na área de Matemática.
Agradecimentos
Referências
CARVALHO, F. S.; CUNHA, F. P.; FILHO, F. S. L.; SOARES, M. F. C. A importância do uso de recursos didáticos alternativos no ensino de química: uma abordagem sobre novas metodologias. Goiânia. Enciclopédia Biosfera. IFPI. 2011.