O ensino de química na concepção dos alunos do ensino médio: Algumas reflexões

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

da Silva, W.M.M. (IFPI) ; Sousa, M.C.V. (IFPI) ; Leal, E.E. (IFPI) ; Gonçalves, J.C.S. (IFPI) ; Assunção, J.R.C. (IFPI)

Resumo

Resumo: É a partir do primeiro ano do ensino médio que os alunos têm os primeiros contatos com a disciplina de química de forma mais específica. Proporcionar um conhecimento que esteja próximo das vivências do cotiando dos alunos é um grande obstáculo encontrado pelos professores que ministram a disciplina. Com base nos dados coletados com 161 alunos da rede pública do município de Picos- PI, com o apoio do Programa de Iniciação a Docência (PIBID), orientados pelo professor coordenador do projeto, Jorge Roberto Cardoso de Assunção. O objetivo deste trabalho é discutir as concepções que os alunos do ensino médio têm em relação à disciplina de química, enfatizando a importância do papel do professor no processo de ensino aprendizagem. Para a coleta de dados optou-se em utilizar questionário

Palavras chaves

Concepção dos alunos; ensino aprendizagem; ensino médio

Introdução

Atualmente o cenário da sociedade encontra-se em desenvolvimento técnico- científico cada vez mais exigente. Onde para sobreviver nessa sociedade o indivíduo necessita adquirir várias habilidades. E convêm as instituições de ensino proporcionar novos métodos de ensino para que os alunos tenham uma aprendizagem significava que lhes possibilitem desenvolver suas competências, e dessa forma sejam capazes de desenvolver seu pensamento crítico, tendo participação ativa como cidadão na sociedade à qual está inserida. Segundo Morin (2000) a ideia de toda aprendizagem deve ser significativa, isto é, que o estudante relacione a nova informação a ser aprendida com o que já sabe, dando-lhe um lugar dentro de um todo mais amplo. Só assim, o estudante seria capaz de aplicar o que foi aprendido em determinada situação a uma variedade de situações semelhantes. Talvez pela falta de formação específica na área, alguns professores de química, apresentam dificuldades de associar os conteúdos científicos com acontecimentos simples do cotidiano, na maioria das vezes, sua prática docente é voltada somente à prática da memorização, ocasionando a monotonia em relação à teoria e a prática presente no ensino. O presente trabalho teve como finalidade conhecer a concepção dos alunos do ensino médio em relação ao ensino de química no processo de aprendizagem. Foi realizado um levantamento de dados na escola da rede pública estadual na Unidade Escolar Landri Sales no município de Picos – PI.

Material e métodos

Este trabalho caracteriza-se como pesquisa quantitativa descritiva e de campo, com a finalidade de obter conhecimentos em relação à visão dos alunos do ensino médio na disciplina de química e as metodologias de ensino aplicadas pelos professores em sua prática pedagógica. Para a coleta de dados aplicou-se um questionário com questões objetivas sobre a relação professor-aluno, constituído de 08 perguntas que continham prováveis respostas (hipóteses) esperadas. O campo de estudo foi a Unidade Escolar Landri Sales com 07 turmas do ensino médio do 1º, 2º e 3º anos nos turnos da manha e tarde, numa totalidade de 161 alunos. Orientados pelos alunos bolsistas do (PIBID) do curso de licenciatura em química.

Resultado e discussão

3. Resultados e discussão Com base nos dados preliminares foi decidido que os alunos não teriam a necessidade de se identificar para não sofrerem nenhuma represália por parte do professor de química, caso chegasse a obter as respostas, no qual são os principais protagonistas da pesquisa, contribuindo para diagnosticar as veracidades das respostas dados por eles. Para a realização deste trabalho optou-se em utilizar um questionário contendo 8 questões objetivas com supostas respostas (hipóteses). Entre os elementos, podemos destacar: dificuldades de compreensão dos conteúdos pelos alunos; a falta de valorização das experiências adquiridas no cotidiano dos alunos; o uso somente do livro didático adotado, utilizado somente como único recurso didático; o modelo tradicional de avaliação; falta de estímulo por parte do docente sobre o estudo da química, a prática metodológica do professor em sala de aula. Entretanto, outros dois elementos merecem importância: a qualidade em relação o relacionamento professor – aluno, e a qualidade na explicação do professor. Embora tenha tido alguns percentuais negativos as respostas das duas últimas questões apresentaram resultados significativos.

Conclusões

O professor de química do ensino médio tem papel importante no processo de ensino aprendizagem, é essencial estar preparado no sentido de procurar novos métodos de ensino, que sejam capazes de tornar o processo de aprendizagem livre de obstáculos que possam atrapalhar o rendimento dos alunos. Não sendo superada por total essas dificuldades, que sejam refletidas, estudadas novamente para que todo o trabalho realizado pelo não seja desperdiçado por total. Enfim, é importante ressaltar que é necessário repensar sobre o processo de formação do professo de química, pois é essencial e urgente.

Agradecimentos

Referências

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J. C. Libâneo, Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança, em S. G. Pimenta, (Org.), “Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas”, pp. 11-57, Cortez, São Paulo, 2011.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, Cortez. 2000.
OLIVEIRA, Daiany Rosa ET. al. Experimentação em Química: visão de alunos do Ensino Médio. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010.
PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
S. P. Cardoso; D. Colinvaux, Explorando a motivação para estudar química, Quim. nova, 23 (2000) 401-404.




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