A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NO ENSINO DE LIGAÇÃO IÔNICA NA ESCOLA MARIA HELENA VALENTE TAVARES NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA-PA

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Travassos de Sousa, D.G. (UFPA) ; Nascimento da Silva, L.F. (UFPA) ; Machado da Ponte Netto, O. (SEDUC/PA) ; Fernandes Dantas, K.G. (UFPA) ; Barbosa Marinho, P.S. (UFPA)

Resumo

Buscamos verificar neste trabalho o nível de conhecimento de duas turmas do primeiro ano do ensino médio da escola estadual Maria helena valente tavares, sobre o conteúdo de ligação iônica, através de métodos que despertem o interesse do aluno e, consequentemente, melhorem o seu relacionamento com o docente. Um desses possíveis métodos são o uso de músicas, assim tornando as aulas mais dinâmicas melhorando o convívio entre estes e o professor, o que implica melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras chaves

Música; Aprendizado; lúdico

Introdução

A música faz parte do cotidiano dos alunos e tem um destaque na escola por meio de um uso intenso deles, mas sem um aproveitamento dos aspectos pedagógicos que oferece. A música pode ser uma estratégia didática para uma boa interação entre os alunos. Para Fialho (2007), a exploração do aspecto lúdico pode se tornar uma técnica facilitadora na elaboração de conceitos, no reforço de conteúdos, na sociabilidade entre os alunos, na criatividade e no espírito de cooperação, tornando esse processo transparente, ao ponto que o domínio sobre os objetivos propostos na obra seja assegurado. Diante das considerações do autor supracitado e da relação que a música tem no cotidiano dos alunos, percebe-se como produtiva a aplicação de música como atividade complementar de ensino. Como conteúdo desse ensino lúdico foi selecionado o assunto sobre ligação iônica.

Material e métodos

Foi aplicado aos alunos da turma 106 da Escola Estadual Maria Helena Valente Tavares, uma atividade intitulada Químiomusica (uso de paródias envolvendo conteúdos de Química). Para tornar as aulas mais envolventes e também apresentá-la em forma de coral na 2ª semana de Química da escola. Antes de iniciar a atividade foi aplicado um pré-teste, em que foi solicitado aos alunos que escrevessem sobre seu aprendizado acerca do conteúdo de ligação iônica. O objetivo era destacar as principais dificuldades por eles enfrentadas no processo de aprendizado. A música escolhida para a composição da paródia foi Vira-Vira de autoria do grupo Mamonas Assassinas. Os materiais utilizados foram papel A4, caixa de som e microfone. Esta atividade foi realizada para 25 alunos da turma e posteriormente na 2ª Semana de Química para aproximadamente 450 expectadores. Após a atividade lúdica, foi aplicado um pós-teste que consistia de um questionário a cerca do conteúdo abordado.

Resultado e discussão

Os resultados obtidos foram satisfatórios quando comparado o pré-teste com o pós-teste, o que indicou um aumento de 20% no aprendizado sobre ligação iônica. É importante destacar a participação dos alunos na atividade como significante para a excelência da aplicação. Esta atividade também proporcionou satisfação aos alunos. Fialho (2007), afirma que a utilização do lúdico pode se tornar uma técnica facilitadora no reforço de conteúdos, na sociabilidade entre os alunos, na criatividade e no espírito de cooperação. Os alunos se mostraram receptivos a nova metodologia usada para tornar as aulas mais agradáveis, empolgantes e dinâmicas.

Conclusões

A utilização de atividades lúdicas se revelou como uma ótima ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de ligação iônica, motivando os alunos a absorverem de maneira prazerosa. Com base na experiência realizada na escola foi constatado que a Químiomusica fez os alunos fugirem da monotonia das cansativas aulas tradicionais e pode também ser utilizada como forma de subsidiar o ensino tanto de ligação iônica como outros conteúdos tanto de Química quanto de outras disciplinas.

Agradecimentos

A CAPES (PIBID Química- UFPA), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Faculdade de Química (UFPA) e a Escola Maria Helena Valente Tavares

Referências

FIALHO,N.N. Jogos no ensino de Química e Biologia. Curitiba: IBPEX, 2007.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul