INTRODUÇÃO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS NA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E SUAS UTILIDADES QUANTO Á SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Silva, E. (FAMETRO) ; Silva, E. (FAMETRO) ; Silva, E. (FAMETRO) ; Miranda, A. (FAMETRO) ; Souza, R.A. (UFAM) ; Tavares, A. (FAMETRO) ; Solart, E. (FAMETRO) ; Monteiro, D.D. (FAMETRO)
Resumo
Para facilitar o estudo, foi proposto com o presente trabalho acrescentar o conhecimento dos alunos por intermédio da introdução das funções orgânicas e suas utilidades quanto á solubilidade de compostos orgânicos na 2ª série do ensino médio na Escola Estadual Maria da Luz Calderaro, zona centro-oeste de Manaus com o propósito de contribuir para que o educando tenha um conhecimento prévio sobre o assunto. Desta forma, contribuindo com a formação de cidadãos com visão crítica e capazes de solucionar dilemas sobre o conteúdo. O trabalho buscou aproximar a disciplina ao cotidiano do aluno, concretizando uma abrangência no estudo das funções orgânicas, promovendo ao aluno da 2º série do ensino médio um contato inicial com a química orgânica de forma qualitativa e contextualizado.
Palavras chaves
funções orgânicas; solubilidade; contextualização
Introdução
Decorrente da disseminação de novas reações da grande variedade de substâncias orgânicas, para facilitar este trabalho foi proposto ampliar o conhecimento dos alunos por intermédio da introdução das funções orgânicas na 2ª série do ensino médio, com o propósito de contribuir para que o educando se adapte ao conteúdo. Com objetivo de formar cidadão com visão crítica sobre o assunto e servirá tanto para os discentes quanto para os docentes. Para que o ensino de Química execute esse papel transformador na formação do aluno, e de acordo com Andrade (2012), “os alunos buscam entender a importância de estudar química, porque eles a enxergam como disciplina insignificante e aliado à falta de inovação nas técnicas de ensino o estudante acaba por não se identificar, assim não entende seu real interesse em estudar e nem acompanha as aulas com atenção”. Durante as aulas de Química na primeira e segunda série do ensino médio, pouco se fala sobre a Química Orgânica. Cabe destacar que os parâmetros curriculares têm suas propostas de educação reformadas para facilitar a aprendizagem em cada série. Conforme Alcócer (2015), “os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio além de divulgarem a reforma curricular, acompanham o professor na concepção de metodologias diversificadas”. Essa é uma norma contínua, que para ser aperfeiçoada, deve ser colocada em prática, necessitando da eficiência dos educadores, para que sejam feitas as avaliações no aprendizado e renová-la conforme os resultados. Visando contribuir com o ensino de Química, este trabalho propõe desenvolver por meio da experimentação para facilitar o ensino de Química dos estudantes do Ensino Médio, propagando de forma abrangente dentro do cotidiano dos alunos.
Material e métodos
A aplicação do trabalho foi realizada na Escola Estadual Maria da Luz Calderaro, localizada na rua III, conjunto Hiléia I, bairro Redenção, nível ensino médio, localizada na zona centro-oeste na cidade de Manaus. A pesquisa focou em duas turmas da 2ª série do ensino médio, com uma quantidade média de 90 alunos além dos professores de Química da escola. Utilizaram-se os questionários para a coleta de dados, como forma de sondagem, e propor com base nesta análise uma metodologia que contextualizasse o assunto abordado e foram aplicados nas turmas do 2º ano 2 e 2º ano 3 e tinham cinco perguntas fechadas. O segundo questionário foi aplicado depois das aulas expositivas dialogadas em ambas as turmas e a terceiro questionário foi feito logo após as aulas práticas, mas somente no 2º ano 3 no qual aplicou-se o experimento com os compostos orgânicos, para saber qual foi o nível de conhecimento. A realização do trabalho concedeu-se nas seguintes etapas: 1- Aplicação de Questionário de sondagem; 2- Aula Expositiva Dialogada; 3-Realização do Experimento com Compostos Orgânicos; 4-Aplicação de Questionário pós-experimento.
Resultado e discussão
No trabalho de pesquisa foi aplicado três questionários, primeiro de
sondagem, o segundo após a aula teórica dialogada e o último logo após o
experimento. Foi comprovado na (Figura 1) que nas duas turmas do 2° ano, que
os discentes não tinham conhecimento sobre o significado de solubilidade,
que foi o tema trabalhado, comprovando que o ensino de química é precário na
transmissão de conhecimento significativo para os alunos. Para Azzolin et al
(2014) a importância do tema “solubilidade” e sua correlação com inúmeras
situações cotidianas, trará a compreensão do conceito em termos científicos.
Como confirmou na (Figura 2) no questionário pós-aula teórica que houve um
grande avanço no nível de conhecimento adquirido após a aula expositiva
dialogada. Diante dos resultados mostrados na (Figura 3) demonstraram
entender sua eficácia no ensino de solubilidade. Comprovou-se que ao usar as
metodologias inovadoras e as substâncias que fazem parte do cotidiano
facilita o entendimento do assunto. “Desta maneira, desenvolvem-se as
ferramentas pedagógicas apropriadas para estabelecer as conexões entre a
química e a vida, o que leva os estudantes a relacionarem os conteúdos
estudados com outros campos de conhecimento” (LEÃO, 2014, p. 19).
Conclusões
Por intermédio do experimento com os compostos orgânicos que foi aplicado com uma turma do 2° ano do ensino médio, os alunos atingiram um índice de aprendizagem maior que a outra turma que teve somente a aula expositiva dialogada, sendo plausível constatar que o método favoreceu o desenvolvimento no ensino-aprendizagem dos estudantes na disciplina de química. A introdução das funções orgânicas na 2ª série do ensino médio tem o propósito de contribuir para que o discente se adapte ao conteúdo e obtenha um maior aprendizado, promovendo ao aluno um contato inicial com a química orgânica.
Agradecimentos
Faculdade Metropolitana de Manaus, Curso de Licenciatura em Química,Escola Estadual Maria da Luz Calderaro.
Referências
ANDRADE, Tullio H. A Aprendizagem da disciplina de Química nas turmas de Ensino Médio da cidade de Anápolis/ GO. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) Universidade Estadual de Góias, 2012.
AZZOLIN, Kelli et al. Solubilidade: Concepções Prévias de estudantes do ensino médio. In: Revista Ciências e Ideias. Rosário do Sul, v. 4, n. 2, p. 95-108, jan-dez, 2014.
LEÃO, Marcelo F. Ensinar Química por meio de alimentos: Possibilidades de promover alfabetização científica na educação de jovens adultos. 2014. 191f. Dissertação (Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado em Ensino) Centro Universitário UNIVATES. Lajeado.
LIMA, José O. G. Do Período Colonial aos nossos dias: Um breve histórico do Ensino de Química no Brasil. In: Revista Espaço Acadêmico. n. 140. São Paulo, 2013