A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: QUÍMICA ORGÂNICA COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Silva, E.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Monteiro, S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Barra, S.L.G. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Aragão, C.G.G. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Machado, D.R.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)
Resumo
O presente trabalho aborda a utilização da História da Ciência nos livros didáticos de Química. Os livros didáticos são de suma importância ao ensino- aprendizagem de Química, assim como a História da Ciência (HC). A relação entre estes pode proporcionar grandes êxitos para os alunos e à formação do professor. Diante disso, uma maneira de tornar à tona a História da Ciência ao ensino de Química é a inserção desta nos livros didáticos. Com isto, o objetivo deste trabalho é analisar como a HC está inserida no livro didático de Química do terceiro ano do Ensino Médio. Para tanto, foram analisadas quais concepções da HC estão associadas ao tema Química Orgânica em três livros didáticos, assim foram consideradas ideias de alguns autores acercado tema relatado.
Palavras chaves
Livro Didático; História da Ciência; Química Orgânica
Introdução
A disciplina de Química, por possuir uma linguagem científica, ocasiona certas dificuldades ao entendimento do aluno, pois na medida que tal ensino se apresenta de maneira mecânica esta não se mostra atraente ao estudante, fazendo com que este não desempenhe um papel eficiente em sala de aula. É necessário, para tanto, que a metodologias inovadoras e eficientes sejam inseridas no âmbito do ensino de química. Desta forma, a inserção da HC no Ensino de Química, se apresenta como uma grande ferramenta pedagógica, pois esta oferece a aprendizagem de conceitos científicos e visões contextualizadas acerca dos conceitos químicos, facilitando o entendimento do aluno e por consequência a relação deste com o professor. Assim como a inserção da HC no ensino de química favorece o processo ensino-aprendizagem, o livro didático também é muito importante neste processo. Pois,este é uma ferramenta que é muito explorada pelo professor em sala de aula, porém para que de fato este seja hábil é necessário que o educador saiba usá-lo e que, além disso, tal ferramenta garanta conteúdos contextualizados e que se aproximem da realidade do aluno. Considerando a relevância que os livros didáticos têm no contexto educacional, e a importância que a HC possui, acredita-se que inserção desta fortaleceria e facilitaria a compreensão dos alunos acerca de assuntos complexos, a exemplo de Química Orgânica. Desta forma, o objetivo deste trabalho é o de verificar como a HC está inserida no Livro didático de química do terceiro ano do Ensino Médio. Para tanto, foram analisadas quais concepções da HC estão associados ao tema Química Orgânica em três livros didáticos.
Material e métodos
O procedimento usado neste trabalho corresponde a uma pesquisa exploratória. Tendo o objetivo de investigar a presença de alguns aspectos envolvendo o uso da HC, assim como a importância que os livros didáticos possuem no ensino de química. Para tanto, foram analisados três livros didáticos do terceiro ano do Ensino Médio propostos pelo PNDL:(L1)-Química na abordagem do cotidiano, PERUZZO. F.M.; CANTO. E.L.; (L2)- Ser protagonista, LISBOA, J.C.F.; (L3)- Química cidadã, MOL, G.S. et al. Assim, os critérios utilizados para análise de tais livros foram embasadas de acordo com as ideias de Silva e Teixeira (2009). Este elaborou um a tabela de classificação, considerando 3 aspectos ou categorias: 1- a quantidade de informações históricas presentes no livro didático (foi analisado se o conteúdo histórico estava presente nos livros observados, assim como se este se faz presente de maneira espaçada, incompleta, em quantidade pequena ou abrangendo uma grande gama de conteúdo histórico); 2- a disposição e a maneira como estas inserções ocorreram (foi analisado se os livros didáticos apresentam boxes ou seções específicas acerca da HC, se o conteúdo histórico se apresenta de forma diluída no decorrer dos capítulos ou de forma articulada, e se os livros didáticos apresentam capítulos específicos sobre HC); 3- a qualidade das informações veiculadas (foi analisado a presença ou ausência de mitos científicos ou erros em relação a isto, a ocorrência ou não de análises equivocadas de eventos históricos em relação à ótica de conceitos atuais para se discutir a HC, e por último, foi observado se o conteúdo histórico complementa o livro didático). Após o levantamento dos dados, foi realizada uma análise crítica e interpretação do que foi apurado.
Resultado e discussão
Após a análise dos três livros (L1, L2 e L3), considerando as categorias
elaboradas por Silva e Teixeira (2009). Foi observado que na categoria 1 no
L1 foi detectado que apenas alguns capítulos apresentaram referência à HC,
no L2 a HC está presente na obra em diversos momentos durante o
desenvolvimento do conteúdo com informações relacionadas ao conteúdo
abordado, no L3 a Hc é apenas introdução de capítulos, demonstrando
informações indevidas, assim como incompletas. Na categoria 2, o L1
apresenta pequenos boxes específicos sobre a HC que fazem referência a
biografias de cientistas, no L2 observou-se que a m,aioria dos capítulos
apresentam boxes específicos sobre HC, ou seja, biografia de cientistas além
de fatos relacionados a alguma descoberta científica, porém foi notado que
tal porte histórico não desenvolve um ensino de forma eficiente e atrativo,
já que este enfatiza apenas datas de nascimento e/ou falecimento ou
descobertas dos cientistas; no L3 características históricas foram
apresentadas apenas em boxes, dando ênfase apenas à biografias de cientistas
e a fatos relacionados à descobertas científicas. Quanto à última categoria,
o L1 não apresentou relação entre a HC e o ensino, desta forma a inserção da
mesma no livro didático não poderia contribuir para o desenvolvimento do
aluno, pois apresentam apenas citações históricas sem nenhum aprofundamento
de tais aspectos, no L2 e L3 foi observado que grande parte do conteúdo
histórico presente no livro não satisfaz, já que as informações históricas
não valorizam a ciência com relação ao ensino.
Conclusões
Conclui-se que a História da Ciência está presente em tais livros, porém considerando as análises, foi possível observar que tal inserção não se mostrou tão eficiente ao aluno, pois a maioria dos livros analisados apenas relatam fatos históricos em ênfase a datas e nomes, não sendo de fato atrativa ao estudante. Entre os três livros analisados, foi notado que o Livro 2– Química ser protagonista, foi o que mais apresentou fatos históricos, porém nem tão relevantes ao ensino. Assim, cabe ao professor buscar ferramentas que facilitem o aprendizado do aluno através do livro didático eficazmente.
Agradecimentos
Referências
LISBOA, J. C. F.; Ser Protagonista Química. v. 3, São Paulo: Editora SM, 2011.
MOL, G. S. et al. Química para a nova geração – Química cidadã. v. 3. São Paulo: Editora Nova Geração, 2011.
PERUZZO. F.M.; CANTO. E.L. Química na abordagem do cotidiano, volume 3, 4.ed. São Paulo: Moderna, São Paulo, 2006.
SILVA, E. N. da; TEIXEIRA, R. R. P. A História da Ciência nos Livros Didáticos Um Estudo Crítico sobre o Ensino de Física pautado nos Livros Didáticos e o uso da História da Ciência. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF,Vitória-ES, 2009.