Abordagem da história da Ciência nos livros de Química do 1° ano do PNLD 2015: Ligações Químicas como objeto de investigação.
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Sousa, F.S. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cunha, A.S. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, L.B. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, S.C.S. (UFMA/CAMPUS CODÓ)
Resumo
A Abordagem da História da Ciência (AHC) é capaz de unir a ciência e com a sociedade e deve ser apresentada nos livros didáticos como um processo contínuo, mas não finalizado. Neste trabalho, verificou- se como a AHC está sendo discutida no conteúdo de Ligações Químicas presente nos livros didáticos de Química – PNLD/2015. A metodologia utilizada foi adaptada de Vidal (2009), a partir de 5 categorias: Quem faz a ciência, Acontecimentos na ciência, Evolução da ciência, Materiais utilizados para apresentar a informação histórica e Contexto aos quais a informação histórica está relacionada. Os resultados apontam uma AHC superficial, indicando a falta de contextualização prévia que proporcione aos alunos uma compreensão das limitações que os modelos de ligações podem apresentar.
Palavras chaves
Ensino de Química; História da Ciência ; Ligações Químicas
Introdução
Para a interpretação dos diversos conceitos científicos através da Química, é fundamental demonstrar o caráter dinâmico desta ciência, de maneira que o conhecimento químico não seja compreendido como um conjunto de saberes integralizados, independentes e finalizados, e sim um resultado da mente humana em constante mudança. No que diz respeito ao conhecimento socialmente produzido, a história da ciência, “deve permear todo o ensino da Química, possibilitando ao aluno a compreensão do processo de elaboração desse conhecimento, com seus avanços, erros e conflitos” (BRASIL, 1999, p. 31). Ao considerar essas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), é notório a necessidade de uma abordagem adequada da história da ciência (Química) em sala de aula, e um viés para isso é nos livros didáticos, haja vista que esta ferramenta na maioria das vezes é o principal meio de roteirização e planejamento didático de aula utilizada pelos professores e o único instrumento de pesquisa e estudo de muitos alunos brasileiros. Nesse contexto, a abordagem da história da ciência “é considerada conhecimento indispensável para a humanização da ciência e para o enriquecimento cultural, passando a assumir o elo capaz de conectar ciência e sociedade” (OKI e MORADILLO, 2008, p. 69). Na perspectiva de analisar qualitativamente como tem sido feito a abordagem da história da ciência nos livros didáticos de Química, selecionamos os livros de Química do 1º ano do Ensino Médio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015 como objeto de estudo da AHC no conteúdo químico Ligações Química.
Material e métodos
Para analisar a abordagem da história da ciência nos livros didáticos de Química, utilizou-se o volume 1 das coleções do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015. No decorrer do desenvolvimento do trabalho identificou-se os livros como LD1 (FONSECA, 2013), LD2 (MORTIMER e MACHADO, 2013), LD3 (SANTOS E MÓL, 2013) e LD4 (ANTUNES, 2013). Para desenvolver a análise, foi selecionado dentro do conteúdo programático de Química o conteúdo de Ligações Químicas, referente ao 1º ano do Ensino Médio. Este conteúdo, exige uma representação por meio de modelo científico, ou seja, é imprescindível que seja feita uma contextualização prévia para que os alunos compreendam que os modelos empregados pela ciência estão sujeitos a limitações (SANTOS e MÓL, 2013). Para o desenvolvimento do presente trabalho utilizou-se a pesquisa qualitativa. No presente trabalho, a análise do objeto de estudo se deu especificamente pela categorização dos dados. A análise da abordagem da história da ciência nos livros foi baseada no trabalho de Vidal (2009), no entanto, foram efetuadas adaptações, visando um aperfeiçoamento na sistemática do presente trabalho. Conforme a adaptação, optou-se pela aplicação de cinco categorias: “Quem faz a ciência”, “Acontecimentos na ciência”, “Evolução da ciência”, “Materiais utilizados para apresentar a informação histórica” e “Contexto aos quais a informação histórica está relacionada”. Após a análise dos livros tabulou- se a quantidade de vezes (ocorrências) que as categorias foram aplicadas, para posterior representação em gráfico.
Resultado e discussão
A categoria “Quem faz a ciência” investiga a abordagem nos livros analisados da vida dos
cientistas/personagens que contribuíram para o desenvolvimento da ciência, ela aparece com mais
frequência no LD4, enquanto a segunda categoria “Acontecimentos na ciência” que trata dos
episódios/curiosidades evolvendo a vida dos cientistas, bem como fatos que fazem parte da história da
ciência (Química) aparece com mais frequência no LD3, a terceira “Evolução da ciência” que abrange
menções às descobertas científicas e relatos que sugerem a evolução da ciência se evidencia com
frequência nos LD1, LD2 e LD4. Já a categoria “Materiais utilizados para apresentar a informação histórica”
representada por ilustrações de gráficos, figuras e/ou tabelas, além de descrições de experimentos
históricos tem maior frequência nos LD2 e LD3 e a última “Contexto aos quais a informação histórica está
relacionada” (científico, social e tecnológico) se evidencia nos LD1 e LD4. A Figura 1 apresenta, em
percentuais, as ocorrências das categorias em cada livro didático para o conteúdo Ligações Químicas.
Observa-se pela aplicação das categorias de análise que a história da ciência nos livros didáticos de Química
do 1º ano do PNLD 2015 é abordada com maior frequência pelos acontecimentos na ciência e pelos
contextos científico, social e tecnológico. Nota-se a carência de uma abordagem profunda das outras
categorias, que poderiam somar à contextualização prévia necessária ao assunto Ligações Químicas,
principalmente as ilustrações para representação dos modelos científicos.
Percentual de ocorrências das categorias analisadas em cada livro didático para o conteúdo Ligações Químicas.
Conclusões
A abordagem da história da ciência nos livros didáticos de Química do 1º ano do PNLD 2015, para o conteúdo de Ligações Químicas torna-se superficial, pois não traz a contextualização prévia que este conteúdo exige para que haja uma compreensão por parte dos alunos a respeito do processo de criação de um modelo científico, que pode ao longo do tempo apresentar limitações, bem como passar por constantes reformulações.
Agradecimentos
Ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão - GPEQUIMA, ao IFMA/Campus Codó e a UFMA/Campus Codó.
Referências
ANTUNES, M. T. Ser Protagonista – Química. vol. 1, 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2013
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC; SEMTEC, 1999
_______. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: apresentação: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.
FONSECA, M. R M. da. Química. vol. 1, 1. ed. São Paulo: Ática, 2013.
MORADILLO, E. F; OKI, M. C. C, “O ensino de história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência,” Ciência & Educação, 2008
MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química. vol 1. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2013
SANTOS, W. L. P. dos; MÓL, G. de S. Química Cidadã. vol. 1, 2. ed. São Paulo: AJS, 2013
VIDAL, P. H. O. A história da ciência nos livros didáticos de química do PNLEM 2007. 104f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.