USINAS HIDRELÉTRICAS E OS IMPACTOS NA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA NOVA PROPOSTA DE TEMA TRANSVERSAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Silva, C.O.C. (UNIFESSPA) ; Rodrigues, W.S. (UNIFESSPA) ; Silva, R.P. (UNIFESSPA) ; Lima, G.P. (UNIFESSPA) ; Carvalho, F.A.O. (UNIFESSPA) ; Souza, A.D.V. (UNIFESSPA) ; Oliveira, T.M.B.F. (UNIFESSPA)
Resumo
Esse trabalho apresenta uma nova proposta de tema transversal para o Ensino de Química, onde os impactos das Usinas Hidrelétricas em aspectos da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) foram analisados em detalhes. Para contextualizar a ideia, alunos da Disciplina de Prática Pedagógica do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará foram provocados quanto aos benefícios e dificuldades enfrentadas na região desde o planejamento à implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, responsável por produzir 10% de toda a energia consumida no Brasil (potência de 4.500 MW ≈ 40 TWh/ano). As discussões evidenciaram o fato de que os eixos do movimento CTS estão sendo trabalhados de forma desarticulada, dificultando o funcionamento sustentável da usina em questão.
Palavras chaves
Usinas Hidrelétricas; Temas Transversais; Ensino de Química
Introdução
Trazer novas propostas de temas transversais para o Ensino de Química é, sem dúvida, uma forma de estabelecer relações interdisciplinares e contextuais entre todos os sujeitos envolvidos no ensino-aprendizagem, o que contribui diretamente na apropriação de novos conhecimentos (FLORENTINA e BARBU, 2015; LIMA et al., 2000). Todavia, muito dos temas sugeridos e/ou trabalhados não atendem esses critérios, principalmente pelo fato de abordarem temáticas distantes do cotidiano dos alunos, dificultando a associação de informações, ora complexas, com questões práticas e peculiares do nicho social em que estão inseridos. Esta particularidade atinge muitos alunos da Região Norte do Brasil, reduzindo possibilidades de correlacionar o saber cientifico teórico com o prático, além de impactar negativamente no aprendizado e motivação dos alunos. Buscando alternativas para este problema, encontramos nas Usinas Hidrelétricas um conjunto de dados intrínsecos do movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) que engloba aspectos sócio-ambientais, éticos e políticos de todo o Brasil (FLEURY e ALMEIDA, 2013), além de perpassar por diferentes áreas do conhecimento, a exemplo da Química (FEARNSIDE, 2011). Nesta ótica, o presente trabalho traz uma nova proposta de tema transversal para o Ensino de Química, na qual os impactos das Usinas Hidrelétricas em aspectos atrelados ao movimento CTS foram amplamente discutidos e criticados com a perspectiva de facilitar o aprendizado dos alunos em diferentes conteúdos trabalhados neste componente curricular.
Material e métodos
A proposta foi idealizada na disciplina de Prática Pedagógica em Química III, que integra a matriz curricular do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Para contextualizar a idéia, a Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHBM), construída na Bacia Hidrográfica do Rio Xingu – região sudoeste do estado do Pará, foi utilizada como campo de estudo. A titulo de informação, esta usina é responsável por produzir 10% de toda a energia consumida no Brasil (potência de 4.500 MW ≈ 40 TWh/ano), justificando sua importância. No que compete ao trabalho, inicialmente, os alunos foram divididos em três grupos: (I) Ciência, (II) Tecnologia e (III) Sociedade; onde as principais questões de cada eixo CTS na UHBM (viabilidade econômica, infra-estrutura, área desmatada, preservação dos recursos naturais, assistência às comunidades ribeirinha, mão-de-obra qualificada, geração de emprego e renda, entre outros) foram trabalhadas de forma separada, colocando em evidências os diferentes aspectos positivos e negativos detectados desde o planejamento à implantação da usina. Posteriormente, os alunos foram provocados a elaborar um projeto em conjunto, onde os três eixos do movimento foram trabalhados de forma integrada e sustentável. Ao final, todas as questões apresentadas nos dois diferentes momentos da proposta foram confrontadas e discutidas, resultando em amplo e rico debate que transversalizou diferentes áreas da Ciência, com ênfase na área de Química.
Resultado e discussão
Em uma visão geral, os discentes observaram que o movimento CTS pode ser
detectado no funcionamento da UHBM da seguinte forma: a “sociedade” demanda
investimentos em pesquisas por fontes alternativas de energia. A “ciência”,
por sua vez, devolve esse investimento na forma de novas “tecnologias”. A
grande questão é que, normalmente, esses três seguimentos vêm sendo
trabalhados separadamente e esse fato impacta negativamente no funcionamento
sustentável da usina. No aspecto social, as comunidades ribeirinhas dependem
da pesca para a subsistência e comércio, mas o funcionamento das usinas
superaquece as águas do reservatório, reduzindo a solubilidade de gases como
o oxigênio, que é essencial para a sobrevivência de muitas espécies. Grandes
áreas florestais também são desmatadas para a construção das usinas,
diminuindo a remoção de gás carbônico da atmosfera e contribuindo com o
superaquecimento do planeta. No aspecto científico, sabe-se da existência de
fontes alternativas de energia (solar, eólica e nuclear, por exemplo), mas
estas requerem dispendiosa infra-estrutura, elevadas e frequentes taxas de
manutenção, e algumas ainda podem ameaçar a integridade ambiental. Para
explicar muitos desses eventos, os alunos perpassaram por diferentes áreas
da Ciência (Física, Biologia, Matemática, Engenharias, Agronomia, entre
outras) e perceberam o quanto a Química está diretamente ligada a cada uma
delas, reforçando a idéia factível de utilizar esta proposta como um tema
transversal no ensino deste componente curricular. Após os debates, os
discentes constataram a inviabilidade de se trabalhar com os três eixos do
movimento CTS separadamente e apresentaram propostas alternativas para
manter a usina em plena atividade, garantindo a sustentabilidade sócio-
ambiental da região.
Conclusões
A avaliação dos impactos das “Usina Hidrelétricas” em aspectos relacionados com a Ciência, Tecnologia e Sociedade podem ser utilizados como uma proposta contemporânea de tema transversal para o Ensino de Química. Diferentes conceitos envolvidos nos processos e maquinários das usinas são úteis na contextualizados da discussão, abrindo novas possibilidades de correlacionar o saber cientifico teórico com o prático e, assim, contribuindo para um melhor desempenho e maior motivação dos alunos por conteúdos trabalhados na área da Química.
Agradecimentos
À CAPES e ao CNPq pelo financiamento do projeto, por meio da concessão de bolsas de iniciação científica.
Referências
FLORENTINA, M.; BARBU, M. An inter-disciplinary approach in teaching Geography, Chemistry and Environmental Education. Procedia - Social and Behavioral Sciences,180 (2015) 660-665.
LIMA, J.F.L.; PINA, M.S.L.; BARBOSA, R.M.N.; JÓFILI, Z.M.S. A contextualização no ensino de cinética química. Química Nova na Escola, 11 (2000) 26-29.
FLEURY, L. C.; ALMEIDA, J. A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte: conflito ambiental e o dilema do desenvolvimento. Ambiente & Sociedade, 16 (2013) 141-158.
FEARNSIDE, P. M. Gases de efeito estufa no EIA-RIMA da Hidrelétrica de Belo Monte. Novos Cadernos NAEA, 14 (2011) 5-19.