Materiais eletroeletrônicos e a obsolescência programada: uma abordagem CTS nas aulas de Química do Ensino Médio.
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Barbosa de Brito, E. (IFRJ) ; de Santana de Lima, K.C. (COLÉGIO ESTADUAL HERBERT MOSES)
Resumo
O trabalho apresenta uma metodologia aplicada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Herbert Moses, em que utilizou-se o tema materiais eletroeletrônicos e a partir do mesmo foram realizados momentos para explorar textos de divulgação científica e o conceito de obsolescência programada para que aliado ao conteúdo de química os alunos viessem a compreender as relações da ciência com a sociedade, tendo subsídios para participar mais conscientemente das decisões que o cerca. Assim, considera- se que esta abordagem pode ser uma alternativa para a construção de pensamento crítico propiciado pela troca de ideias, pelo desenvolvimento da escrita sobre o tema e provocação à reflexão, auxiliando a aprendizagem dos conceitos e contribuindo para a formação cidadã do aluno.
Palavras chaves
abordagem CTS; ensino de química; tecnologia
Introdução
O ensino de química por meio da abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) possibilita um espaço de diálogo entre o conhecimento científico e o conhecimento do aluno, capacitando- o a criticar e se envolver em decisões que venham a afetar o seu entorno de forma responsável à medida que as relações entre os saberes são realizadas de forma livre e voluntária. Dessa forma, o aluno tem acesso às informações sobre o desenvolvimento científico e desempenha sua cidadania. (PINHEIRO; SILVEIRA; BAZZO, 2007; PALAIOS et. al.,2003). Baseado nesse conceito foi elaborado um projeto intitulado “Materiais Eletroeletrônicos e a Obsolescência programada” com intuito de atingir os alunos de modo que eles compreendessem a importância do conhecimento químico por meio de um tema pertencente ao seu universo, tal como o celular e materiais eletrônicos. O projeto foi desenvolvido levando em consideração os conteúdos do bimestre de acordo com o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro, sendo estes, Modelos Atômicos e Tabela Periódica e pensado de forma a contribuir de forma crítica e responsável para a formação não somente acadêmica, mas também cidadã dos alunos. Logo, promoveu-se um estímulo na aprendizagem por meio de atividades diferenciadas, tais como, experimentos, jogos, leitura e discussão de textos científicos, pois, dessa forma, as distintas linguagens e códigos que são apresentados aos alunos pode propiciar fundamentos para que eles atuem de forma crítica na sociedade e tomar decisões acertadas por meio da interpretação da natureza da ciência, como também do meio científico (MORTIMER, 1999; CEREZO, 1999). Assim, foi discutido junto aos alunos o desenvolvimento tecnológico e suas implicações ao meio ambiente, tal como, o papel do aluno como membro atuante na sociedade.
Material e métodos
O projeto compreendeu a realização da análise do método científico para ilustrar a importância da química e como esta veio a se desenvolver ao longo do tempo para que os alunos pudessem entender que assim como para um novo celular ser lançado é necessário observar o mercado, realizar questionamento de melhorias possíveis, formular hipóteses, realizar experimentos que comprovem a hipótese e por fim, confirmação e elaboração do produto, tal método também foi utilizado por cientistas para elaboração de suas teorias. Por meio da experimentação avaliou-se a propriedade elétrica da matéria, para que os alunos reconhecessem a existência de cargas elétricas, partícula essa de suma importância para as tecnologias atuais. Posteriormente, explorou-se a escrita dos alunos, visto que, a mesma auxilia no desenvolvimento de pensamento reflexivo e estimula a reorganização das ideias, o que fomenta a compreensão acerca do tema (RIVARD; STRAW, 2000). Assim, os alunos desenvolveram textos sobre lixo eletrônico e indicaram os malefícios do descarte errôneo. Em um momento após, os alunos foram convidados a elaborarem um texto sobre como a química tem auxiliado na evolução ou no desenvolvimento de novas tecnologias, apresentando exemplos dessa influência para então avaliar como eles veem a relação entre ciência e tecnologia. Em seguida, foi discutido o texto científico intitulado: Sucata pós-moderna, em que foi propiciado um momento de troca de conhecimentos e de observação de exemplos reais de que a química está presente no cotidiano deles, mas que a ação humana influencia no modo em que é empregado, seja positivamente ou negativamente. Por fim, foi aplicado o documentário: Obsolescência Programada, dado que os alunos mencionaram o poder da publicidade para o descarte dos aparelhos.
Resultado e discussão
Por meio dos trabalhos realizados pelos alunos sobre a presença dos
elementos químicos nos aparelhos celulares e sobre lixo eletrônico percebeu-
se que eles não tem sido incentivados a exercê-la, entretanto, após fazer
alguns apontamentos nos trabalhos e em conversas de orientação à turma em
sala de aula, eles aperfeiçoaram suas pesquisas e no momento de discussão
acerca de tudo o que foi visto sobre o tripé CTS por meio da temática de
materiais eletroeletrônicos e obsolescência programada durante o bimestre
expuseram suas opiniões com embasamento aprofundado, fazendo levantamentos
pertinentes evidenciando que compreenderam tal relação e qual o seu papel
nesse cenário.
Em todos os momentos houve a participação dos alunos seja com apontamentos
e/ou execução dos experimentos. Durante a execução do experimento, muitos
dos alunos já tinham conhecimento dessa característica nos materiais
eletroeletrônicos, mas se mostraram surpresos que o atrito realizado com uma
bexiga e papel picado a demonstra. Os alunos então perceberam que eles são
formados por átomos que são constituídos por elétrons e que, portanto, tal
tecnologia se utiliza desse aspecto para gerar produtos funcionais, tidos
como inteligentes.
Já na atividade desenvolvida da Tabela Periódica, os alunos ficaram
intrigados de como por meio da configuração eletrônica a localização dos
elementos químicos poderia ser descoberta e neste momento, novamente os
alunos foram instigados acerca das propriedades periódicas e o que
caracteriza o elemento químico. Além disso, conforme afirma BROUGERE (1998
apud Soares) mesmo que os alunos não tenham gerado um aprendizado imediato,
as a atividades serviram ao menos, para o desenvolvimento de habilidades,
que poderão ajudá-los a desenvolver certos potenciais posteriormente.
Conclusões
A partir dos relatos e das atividades desenvolvidas pelos alunos, tem-se que o projeto conseguiu atingi-los de modo a refletir a relação CTS, mas muito mais do que o entendimento desse tripé, as discussões realizadas mostraram que perceberam que eles como parte integrante da sociedade devem contribuir para a mudança do cenário exposto durante as aulas de química, o que ficou evidente nos textos produzidos e na discussão final do projeto quando exibido o documentário que culminou com tudo o que já havia sido discutido em momentos anteriores, mas agora com uma carga histórica.
Agradecimentos
Ao Colégio Estadual Herbert Moses, aos professsores do IFRJ Maria C. P. Lima e Bruno Larrubia.
Referências
BROUGERE apud SOARES, Marlon H.F.B. Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: teoria, métodos e aplicações. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 12, 2008, Curitiba.
CEREZO, J. A. L. Los estúdios de ciência, tecnologia y sociedad. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, 20, 1999. Disponível em: <http://www.oei.es/salactsi/cerezorie20.htm>.
MORTIMER, E.F. Sobre chamas e cristais: a linguagem coti¬diana, a linguagem científica e o ensino de ciências. In: CHAS¬SOT, A. e OLIVEIRA, R.J. (Orgs.). Ciência, ética e cultura na educação. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 1999. p. 99-118.
PALAIOS, E. M. G.; LININGEN, I.V.; GALBARTE, J. C. G.; CEREZO, J. A. L.; LUJÁN, J. L.; PEREIRA, J. L.V.; GORDILLO, M. M.; VALDÉS, C.; BAZZO, W.A. Introdução ao ensino de CTS. Net, 2003. Cadernos de Ibero-américa. Disponível em: <http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/kenia/materiais/Livro_CTS_OEI.pdf.
PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO,W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio, Ciência & Educação,13, 1, 71-84, 2007.
RIVARD, L.P.; STRAW, S.B. The effect of talking and writing on learning science: an exploratory study. Science Education, v. 84, p. 566-593, 2000.