CONTEXTUALIZANDO OS ENSINOS DE QUÍMICA COM A SAÚDE BUCAL ATRAVÉS DO PIBID-UEAP.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Nascimento de Matos Chermont, J. (UEAP) ; Maciel Anjos, I. (UEAP) ; Barbosa de Souza, E. (UEAP) ; Silva do Nascimento, D. (UEAP) ; da Silva Furtado, H. (UEAP) ; Marcolino de Souza, T. (UEAP) ; Oliveira Santana, R. (UEAP) ; Chaves Brito, D. (UEAP)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo de proporcionar aos alunos a compreensão da dinâmica da química na formação da cárie através dos conceitos de ácido-base em uma aula experimental na Escola Estadual Colégio Amapaense, localizada no centro do município de Macapá-AP com alunos do primeiro ano do ensino médio. A oficina temática “A Química e a Saúde Bucal” foi desenvolvido através do PIBID/UEAP. Por meio dos dados coletados percebeu-se que contextualizar os conhecimentos químicos com o cotidiano dos alunos favorece a compreensão e assimilação dos alunos em sala de aula.

Palavras chaves

Contextualização; Saúde-Bucal; Ácido-Base

Introdução

Para o ensino de ciências a atividade experimental é fundamental por permitir a construção do conhecimento a partir da observação. De acordo com Francisco Jr, Ferreira e Hartwig (2008) um experimento pode estabelecer uma ligação entre a motivação e aprendizagem, pois o envolvimento dos alunos agrega na construção do conhecimento por descoberta e, com isso, acarreta evoluções em termos conceituais. Diante disso, a má alimentação pode causar um desequilíbrio na saúde bucal, facilitando a formação de cárie que, segundo Correa (2013) a cárie gera um desequilíbrio da reação de desmineralização dentária, em que ocorre a perda de minerais em razão da acidez. Um exemplo comum é do consumo regular de refrigerante, que pela presença da sacarose faz decrescer o pH do biofilme dentário, fazendo assim a desmineralização do esmalte dos dentes. A problematização consistiu em apresentar a utilização dos ensinamentos químicos através de casos reais que os alunos convivem e que, ao mesmo tempo, estão relacionados com conceitos a serem discutidos. Francisco Jr, Ferreira e Hartwig (2008) dizem que: a explicação de um fenômeno só é possível a partir do momento em que a curiosidade seja despertada nos estudantes para posteriormente o conhecimento se tornar significativo.

Material e métodos

A oficina temática foi desenvolvida com 18 alunos divididos em dois grupos. A atividade foi dividida em quatro momentos: no primeiro momento foram feitas as seguintes indagações aos alunos: - você consegue relacionar a química com a saúde bucal? – Como evitar a cárie? Você conhece o processo que ocorre dentro da boca e como associar ao estudo de química? No segundo momento foi aplicado um texto sobre a origem do creme dental, que relata como era utilizado certas substâncias como creme dental na história. No terceiro momento foi distribuído aos alunos uma tabela de classificação com três colunas, a primeira as amostras foram numeradas de 1 a 8, a segunda os alunos deveriam classificar a força dos ácidos como: forte, moderado ou fraco e na terceira coluna deveriam definir como ácido ou base. Em seguida foi aplicado um experimento com materiais alternativos que tinha como objetivo determinar na condutividade elétrica – força dos ácidos nas amostras numeradas de 1 a 8 e posteriormente foi adicionado o indicador de repolho roxo para classificá-las como ácido ou base, criando assim, uma escala de pH. No quarto momento ocorreu a discussão dos resultados dos experimentos e a explicação através do conceito científico da relação dos ácidos e das bases com a cárie nos dentes, mencionando a solução tampão e o pH da boca. Finalizando com a conscientização sobre a importância da saúde bucal.

Resultado e discussão

A partir dos questionamentos iniciais, os alunos responderam a primeira pergunta como: -“sim, creme dental”-, a segunda eles disseram: -“ evitando comer besteira e escovando os dentes”- e a terceira pergunta não foi respondida. Observado que os alunos possuíam um conhecimento empírico quanto a formação das cáries, mas não conseguiram relacionar com os conceitos químicos de ácido e base. Estes questionamentos iniciais tiveram o intuito de chamar a atenção dos alunos para a temática e associar a química com o cotidiano, pois para Freire (2014) o esforço de propor aos indivíduos significação diante da sua realidade possibilita atrair a atenção dos mesmos. A pesquisa seguiu uma abordagem experimental e a coleta dos dados foi realizada através de preenchimento de uma tabela com as informações observadas durante o experimento pelos alunos. Ao analisar das tabelas constatou-se que 90% dos alunos compreenderam os conceitos químicos tanto na aula experimental como teórica e, somente 10% deixaram as respostas em branco. Maldaner e Piedade (1995) afirmam que na construção do pensamento químico perpassa pelo cotidiano das pessoas e são necessários para o entendimento da abstração que envolve os conceitos químicos. Diante disso, os alunos compreenderam os conceitos de ácido-base, o fator que mantém o equilíbrio ideal do pH da boca e entenderam que existem fatores que causam desequilíbrio como o consumo regular de refrigerante pois as funções dos ácidos contidos nos mesmos são de diminuir o pH, regular o teor de açúcar e realçar o sabor da bebida (DIAS, 2017), desfavorecendo o equilíbrio de ácido na saliva e comprometendo a desmineralização e a mineralização da formação do dente (SILVA et al, 2011).

Roteiro do experimento

Arquivo Pibid, 2016

Execução da Oficina Temática

Arquivo PIBID, 2016

Conclusões

Após a intervenção percebeu-se que ouve uma interação dos alunos com o intuito de registrar as observações feita e em especial um estudante que começou a tentar explicar os fenômenos da experimentação. Para Luckesi (2011) a avaliação da aprendizagem perpassa por uma ressistematização das relações entre examinar e avaliar na escola. Diante disso, os objetivos para o ensino de química foram alcançados, visto que, a pretensão com esse tipo de atividade não é formar cientistas, mas despertar nos alunos a criticidade e a reflexão com intuito de promover a construção da aprendizagem.

Agradecimentos

A Universidade do Estado do Amapá, PIBID e a Escola Estadual Colégio Amapaense.

Referências

CORREA, G. C. Pasta de Dentes e Saúde Bucal. Instituto de Química-UNICAMP. 2013. Disponível em: <gpquae.iqm.unicamp.br/pastadentalTX.PDF> Acesso em 25 jul. 17 às 17h24min.

DIAS, D. L.: Função dos ácidos nos refrigerantes. Brasil Escola. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/quimica/funcao-dos-acidos-nos-refrigerantes.htm Acesso em 25 jul. 17 às 17h10min.

FRANCISCO JR, W. E.; FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova. Disponível em:< http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc30/07-PEQ-4708.pdf> Acesso em 28 jul. 17 às 3h12min.

FREIRE, P.: Pedagogia do Oprimido. 58. ed. rev. e atual – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

LUCKESI, C. C.: Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições – 22. Ed. – São Paulo: Cortez, 2011.

MALDENER, O. A.; PIEDADE, M. C. T.: Repensando a Química. Química Nova na Escola, 1995, 15-19. Disponível em: <qnesc.sbq.org.br/online/qnesc01/relatos. Pdf> Acesso em 25 jul. 17 às 17h14min.

SILVA, R. R. et al. A química e a conservação dos dentes. Química Nova na Escola, 2001 3-8. Disponível em: < qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a01. Pdf> Acesso em 25 jul. 17 às 17h18min.

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