Proposta de sequência didática na temática reciclagem de materiais para o ensino de Química

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Conceição, J.C. (UFBA) ; Pimentel, H. (UFBA) ; Moradillo, E. (UFBA) ; Carvalho, J.R. (UFBA)

Resumo

A reciclagem de materiais é de grande interesse devido aos seus benefícios. Ao relacionar problemas ambientais e socioeconômicos, sempre de interesse das pessoas, o tema foi escolhido para elaboração de sequências didáticas sobre a reciclagem de materiais, utilizando a pedagogia histórico-crítica (PHC) para a contextualização. A construção de uma sequência didática para o ensino de Química, com base na revisão da literatura, destaca a importância de se utilizar o tema nas atividades em sala de aula. A metodologia adotada para construção deste trabalho foi a revisão da literatura e apresentação das etapas da PHC relacionadas à temática ambiental. Espera-se que a aplicação dessa metodologia nas escolas, permita maior conscientização dos alunos como cidadãos brasileiros.

Palavras chaves

Ensino de Química ; Reciclagem de materiais; Sequência didática

Introdução

Os processos de reciclagem tem sido muito importante para sociedade. Os fatores aumento populacional, consumo humano e avanços de grandes parques industriais vêm contribuindo para produção de diversos tipos de lixos, que resultam na aumento dos impactos ambientais (FANDINI; FANDINI, 2001). Na sociedade capitalista, os produtos cada vez mais consumidos, em muitos casos, não estão diretamente ligados à sobrevivência humana. O que importa é o aumento dos lucros sem a menor preocupação com as consequências relacionadas à poluição do meio ambiente devido a geração imensa dos lixos. Uma das alternativas para amenizar esses problemas está na reciclagem. Carvalho e outros (2003) defendem que a reciclagem de materiais pode promover vários benefícios: diminuição da quantidade de lixo a ser tratada, preservação de recursos naturais, economia de energia, diminuição dos impactos ambientais e geração de empregos diretos e indiretos. Devido a sua relevância, a reciclagem de materiais pode ser considerada como possível tema gerador, que pode ser trabalhado em todas escolas. O professor poderá trabalhar o conteúdo “polímeros” e relacionar com o tema proposto como forma de conscientizar os alunos para o descarte adequado do lixo (CARVALHO et al., 2003). Martin, Fraga e Raulino (2015) defendem que o professor deve planejar suas atividades com uma sequência didática para trabalhar os conceitos químicos (MARTIN; FRAGA; RAULINO, 2015). Anunciação e Moradillo (2014) tratam da PHC como uma teoria que vai além da transmissão de conhecimentos. Na formação de estudantes mais conscientes da sua realidade, essa teoria também favorece ao professor dominar melhor os conhecimentos e concepções mais amplas relacionadas às estruturas sociais (ANUNCIAÇÃO; MORADILLO, 2014).

Material e métodos

A escolha do tema reciclagem foi devido a se tratar de uma abordagem de grande interesse social. Os planos de aula foram baseados na perspectiva da PHC de Saviani (1995). Os lixos são constituídos por diversos materiais, entre os quais, os polímeros, o que tornou possível uma contextualização do conteúdo “polímeros” com a temática ambiental escolhida. A sequência didática foi aplicada na turma do 3º ano, com trinta e cinco alunos, no Colégio Estadual Maria Amélia Santos, em Salvador-Bahia. A aplicação da sequência didática foi realizada por etapas defendidas por Santos (2005). Na etapa da prática social, foi realizado um levantamento acerca dos diversos problemas socioeconômicos e ambientais reconhecidos pelos alunos, para se escolher o tema a ser trabalhado na unidade. Na etapa da problematização, foram levantados questionamentos acerca dos problemas da poluição causada pela grande quantidade de lixos, o tratamento por meio da reciclagem de materiais e a consciência para o descarte correto do lixo doméstico. Na etapa da instrumentalização, foram selecionados e apresentados os conteúdos químicos sobre os polímeros sintéticos e naturais, suas estruturas, principais reações, propriedades especificas e aplicações. Na etapa da catarse, foi o momento no qual os alunos refletiram sobre esta realidade e o professor foi capaz perceber se esses conseguiram até então estabelecer relações dentro do problema social proposto. Na etapa do retorno à prática social, foi o momento que o professor percebeu se os alunos foram capazes de mudar a maneira de pensar sobre a realidade, e se mudaram a visão em relação problema social proposto. Ao final do processo, foi realizada uma oficina na qual os alunos puderam expor seus conhecimentos adquiridos no processo ensino-aprendizagem.

Resultado e discussão

Na escolha do tema que seria trabalhado no início da unidade, foram discutidos aspectos sobre a poluição dos rios, solos e do ar, a falta de água e o lixo, onde apenas 40% dos alunos foram capazes de comentar acerca dos problemas em questão. Na aula seguinte, foi realizado um levantamento acerca dos problemas ambientais causados pelo excesso de lixos e como alternativa o processo de reciclagem de materiais, 90% dos alunos apresentaram interesse pelo tema e 70% comentaram que convivem com esta realidade. Nas aulas de aplicações dos conteúdos químicos, apenas 60% dos alunos apresentaram interesse em saber sobre as aplicações dos polímeros. Nas aulas seguintes, 80% dos alunos conseguiram relacionar os conteúdos químicos com a reciclagem de materiais. Na atividade final que foi a oficina, os alunos utilizaram a criatividade para expor seus conhecimentos por meio de artesanatos com materiais recicláveis (em especial, garrafas PET), palestras acerca do descarte do lixo de forma consciente e músicas (paródias), onde foi possível reconhecer por meio dos trabalhos desenvolvidos, que 90% dos alunos compreenderam o papel da reciclagem e conseguiram associar aos conceitos químicos propostos.

Conclusões

A sequência didática na perspectiva da PHC foi aplicada numa escola pública. A discussão em aula foi de grande interesse dos alunos, o contribuiu para o ensino de Química. Foi possível discutir o tema relacionado ao meio ambiente e verificar sua importância quando inseridas no trabalho docente. Com os resultados da oficina, cujo tema foi “Química dos materiais recicláveis”, obteve-se a confirmação da importância da sequência didática, utilizando a contextualização. O trabalho buscou ampliar a consciência dos alunos sobre a reciclagem de materiais, uma melhoria no processo ensino-aprendizagem.

Agradecimentos

Ao Colegiado dos Cursos de Graduação em Química, ao orientador, Prof. Hélio Pimentel (IQ/UFBA), e ao Colégio Estadual Maria Amélia Santos.

Referências

ANUNCIAÇÂO, B. C. P.; MORADILLO, E. F. A pedagogia histórico crítica e as funções orgânicas: uma proposta de mediação didática para o ensino de química. Salvador: Novas Edições Acadêmicas, p. 3-65, 2014.
CARVALHO, E. L. et al. Coleta Seletiva e Separação de Plásticos. Química Nova na Escola, n. 17, p. 32- 35, 2003.
FADINI, P. S.; FADINI, A. A. B. Lixo: desafios e compromissos. Química Nova na Escola, São Paulo, Edição especial, p. 9-18, 2001.
MARTIN, M. G. M. B.; FRAGA, S. K.; RAULINO, F. Sequência didática para conceitos de química para o primeiro ano do ensino médio. Disponível em: <http://www.udesc.br/arquivos/id_submenu/2252/103.pdf> Acesso em: 13 mar. 2016.
SANTOS, C. S. Ensino de ciências: abordagem histórico crítica. 2.ed. São Paulo: Armazém do Ipê, p. 9-84, 2005.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 5.ed. Campinas: Autores Associados, p. 87-120, 1995.

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