AVALIAÇÃO DO JOGO EDUCATIVO A QUÍMICA DENTRO DE UM BOLO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO VIRTUAL DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS-MA

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Farias Ferreira, B.M. (IFMA) ; Bezerra Ferreira de Souza, C. (IFMA) ; Rodrigues do Nascimento, C. (IFMA) ; Silvério da Silva, G.S. (IFMA)

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar o software “ a química dentro de um bolo” em escolas públicas de São luís, sob a perspectiva educacional. Levando em conta aspectos pedagógicos e informacional. Foi realizado a análise do software “A química dentro de um bolo”, como objeto de aprendizagem com o intuito de identificar a concepção de aprendizagem que fundamentou a sua construção e para que o professor possa adaptá-lo ou não a sua prática pedagógica.

Palavras chaves

Software; Química ; Educação

Introdução

Texeira e Brandão (2003) afirmam que a utilização do computador na educação só faz sentido na medida em que os professores o concebem como uma ferramenta de auxílio as suas atividades didático-pedagógicos, como instrumento de planejamento e realização de projetos interdisciplinares, como elemento que motiva e ao mesmo tempo desafia o surgimento de novas práticas pedagógicas, tornando o processo ensino-aprendizagem uma atividade inovadora, dinâmica, participativa e interativa. Para tanto, analisaremos o software “A química dentro de um bolo”, que consiste da necessidade de preparar um bolo utilizando uma receita o aluno descobre que está inserido em uma situação que abrange o conhecimento químico, como manter as proporções dos ingredientes, e não apenas multiplicar os reagentes para se ter o bolo desejado. O usuário de forma espontânea e natural aprende a balancear uma equação química pelo método de tentativa e o conceito básico de balanceamento de reações. O software foi desenvolvido pelo O Laboratório Didático Virtual da Universidade de São Paulo - USP, pelas alunas Marcela, Ana, Eliana e Silvia da escola do futuro e instituto de Química da USP, coordenado pela Faculdade de Educação. O projeto LabVirt consiste em jogos educacionais voltados a alunos do ensino médio da rede de pública e conta em seu site com vários projetos educacionais voltados para o ensino da física e química.

Material e métodos

O trabalho objetiva a aprendizagem envolvendo o balanceamento de equações químicas de uma forma diferenciada. Fazendo a ressalva de que em decorrência de algumas escolas estarem no final de seus períodos letivos, não foi possível aplicar os métodos com alunos de faixas etárias adequadas, porém o software avaliado por 11 professores sendo 7 do Centro Integrado do Rio Anil e 4 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão do Departamento acadêmico de Química mediante questionário via google drive , O link do software foi enviado por e-mail juntamente com o questionário a ser respondido. Portanto, nesse trabalho os resultados obtidos com tais aplicações não serão na sua totalidade expostos, e sim a parte na qual está presente o objetivo da usabilidade do programa. O nível de escolaridade mais indicado para a aplicação do software é o ensino médio na área de química, pois retrata sobre assuntos como substâncias, transformações químicas, propriedades das substâncias e dos materiais, além do balanceamento químico.

Resultado e discussão

Quanto os resultados do questionário podemos destacar que 27,27% dos professores possuem especialização concluída, 45,45 % possuem graduação concluída e 27,27 % possuem especialização em andamento. Em relação a instituição de ensino 54,55% são formados na Universidade Federal do Maranhão,36,36% na Universidade Estadual do Maranhão e apenas 9,09 % dos professores foram alunos do Instituto Federal do Maranhão. 63,63% afirmaram que a escola onde trabalham possui laboratório de informática e 36,36% disserem que a escola não possui, mas apenas 54,55% afirma que utiliza ou já utilizou o laboratório de informática para a ministração de suas aulas e cerca de 45,45% não utiliza ou nunca utilizou o laboratório. Sobre as condições estruturais do laboratório 18,18% considera com ruim, 36,36% como regular, 9,09 % com em boas condições, 18,18% como excelente e 18,18% com outros (justificando como não existente). Apenas 9% dos professores participaram de algum treinamento ou curso de informática. Quanto a utilização de softwares educativos os resultados foram bem equilibrados 45,45% utiliza ou já utilizou algum software educativo na prática escolar e 54,55% nunca utilizou ou não utiliza softwares educativos em suas aulas. A respeito das principais reclamações 36,36% diz que que a falta de apoio da gestão ocasiona a não utilização de softwares e do laboratório, 18,18% diz que a escola possui poucos equipamentos e 54,54% afirma que a escola precisa de laboratórios de informática. Quanto a avaliação do software “ as químicas dentro de um bolo” 100 % dos professores afirmaram que o software ajudaria bastante no desenvolvimento do aluno e justificam que este software aborda bem os conceitos de estequiometria e balanceamento de equações visto no primeiro ano do ensino médio.

Tabela

Avaliação do software " a química dentro de um bolo"

Gráfico 1

condições dos laboratórios

gráfico 2

Utilização de softwares educativos pelos alunos

Conclusões

O software “ a química dentro de um bolo “ foi bem avaliado pelos professores de química como sendo um software de fácil manipulação e bem didático e também um mecanismo que auxilia no processo de ensino. Afirma Tajra (2001) que professores buscam no mercado os softwares que se adaptam à sua proposta de ensino. Sem a preocupação dos repasses de conteúdos tecnológicos, o professor deverá ficar atento para uma real adequação dos softwares às suas ações na sala de aula.

Agradecimentos

Agradeço a Deus, ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão e a minha família por todo o amparo.

Referências

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GIRAFFA , Lúcia M.M. Uma arquitetura de tutor utilizando estados mentais. Tese de Doutorado. Porto Alegre: CPGCC/UFRGS, 1999.
RAMOS, A. G. Administração e estratégia do desenvolvimento: elementos de uma sociologia especial da administração. Rio de Janeiro: FGV, 1966.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade./ Sanmya Feitosa Tajra. 3.ed. rev. atual e ampl. – São Paulo: Érica, 2001.

TEIXEIRA, Adriano Canabarro e BRADÃO, Edemilson Jorge Ramos. Software educacional: o difícil começo; CINTED-UFRGS; v.1 nº1; fevereiro de 2003. disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/fev2003/artigos/adriano_software.pdf.acesso em 19/03/2007 (para documento on-line)
VALENTE, José Armando. Diferentes usos do computador na educação. Em Aberto. Brasília, ano 12, n.57, jan./mar. 1993. p.3-16.

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