ENSINO INTERDISCIPLINAR: UMA PERSPECTIVA QUÍMICO-BIOLÓGICA DA ESTRUTURA DO DNA.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Fortuna, K.A.V. (UEPA) ; Azevedo, W.H.C. (UEPA) ; Santiago, J.C.C. (UFPA) ; Gomes, P.W.P. (UEPA) ; Feijó, G.S. (UEPA)

Resumo

O presente artigo tem por objetivo enfatizar a importância da interdisciplinaridade no ambiente de ensino, especificamente, entre a biologia e a química por meio da temática do DNA (Ácido Desoxirribonucleico) e as Ligações Químicas. O estudo foi desenvolvido por meio de atividade realizada com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual. Com base nos resultados, demonstra a ideia complementadora das ciências na construção do conhecimento e a abordagem da Interdisciplinaridade como uma proposta de metodologia para o ensino.

Palavras chaves

Interdisciplinaridade; Ligações Químicas; DNA

Introdução

O ensino de Ciências, e em especial o de Química, no ambiente escolar, passa por uma significativa e positiva transformação. O aluno se torna a prioridade no ambiente de ensino, tendo como consequência a construção efetiva do conhecimento, pois o que é construído em sala de aula pode então ser aplicado no dia a dia do aluno. Isso quer dizer que o conhecimento passa a ter um significado mais amplo, ultrapassando o âmbito da sala de aula, assim como o da escola (SCHEID; FERRARI & DELIZOICOV, 2005). Esta significativa transformação pode ser aplicada por meio da Interdisciplinaridade, que objetiva realizar uma relação clara e objetiva entre as áreas de conhecimento. É clara no sentido da importância de complementação das áreas, e objetiva no processo de realização, na escolha da temática a ser abordada (CORTELLA, 2014). Ademais, esta realidade destaca a autonomia do aluno, visto que o mesmo se torna participante do processo de construção do conhecimento; há a apropriação e assim, a aprendizagem consistente, como destaca Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia: “O ideal é que, cedo ou tarde, se invente uma forma pela qual os educandos possam participar da avaliação. É que o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo.” (FREIRE, 2016, p. 63). Sendo assim, a presente atividade teve por escopo demonstrar as intricadas relações existentes entre as disciplinas Química e Biologia, evidenciando a importância da Interdisciplinaridade nas situações de ensino, por meio de uma proposta metodológica que desafiou a completar alguns compostos presentes na molécula do DNA, especificamente das bases nitrogenadas (Adenina, Guanina, Timina, Citosina e Uracila), com base nos conhecimentos químico-biológicos.

Material e métodos

A atividade se deu em apenas um dia, 20/06/2017, efetuada em uma turma de primeiro ano do ensino médio, composta por 30 adolescentes, de uma escola pública estadual, localizada em Belém-Pará, para estabelecer a relação entre as disciplinas Biologia e Química por meio da temática DNA e as Ligações Químicas, com ênfase na composição química das bases nitrogenadas e funções do DNA, para realizar a Interdisciplinaridade entre as disciplinas mencionadas. Inicialmente, houve uma aula expositiva de Química e Biologia acerca de Ligações Químicas e da Estrutura e Funções do DNA, concomitantemente. Após a etapa inicial, foi aplicada a atividade aos alunos, completando a estrutura das bases nitrogenadas do DNA por meio da omissão de alguns elementos químicos da mesma para que os alunos de cada grupo completassem, visto que a turma foi dividida em cinco grupos, cada grupo ficou com um modelo de uma base nitrogenada feitas em cartolinas contendo a estrutura química, baseando-se nos conceitos utilizados na aula expositiva, pautadas em questionamentos como, o por quê a base é composta pelo nitrogênio e não por outros elementos da Tabela Periódica capaz de realizar também três ligações covalentes normais? Assim como entender o tipo de ligação e as forças intermoleculares existentes nas bases nitrogenadas da molécula, realizadas na aula, a atividade pôde ser desenvolvida. Encerrou-se esta experiência de ensino com a aplicação de um questionário, que teve por escopo saber até que ponto a atividade desenvolvida atingiu os objetivos inicialmente propostos: 1- Você acredita que a relação realizada entre as disciplinas foi significativa? Justifique. 2- A atividade trouxe boas expectativas acerca das disciplinas? Qual(ais) você destaca?. Ademais, o questionário foi o instrumental avaliativo.

Resultado e discussão

Por meio da análise dos questionários, foi observado o êxito na aplicação da atividade com os alunos, pois as respostas ao questionário foram positivas em relação aos objetivos do trabalho. O ápice da atividade permitiu perceber que grande parte dos conceitos abordados fez sentido para os alunos, visto que a maioria conseguiu construir corretamente os modelos utilizados das bases nitrogenadas. Trouxe argumentos científicos para a construção da estrutura química das bases nitrogenadas do DNA e de suas funções, demonstrando a importância da Interdisciplinaridade enquanto proposta metodológica, fundamental para ajudar o aluno a compreender o mundo em que está inserido (CORTELLA, 2014). No que se refere às respostas do primeiro questionamento, um aluno identificado como A cita em seu questionário (1- Você acredita que a relação realizada entre as disciplinas foi significativa? Justifique.): A. “Sim, pois pude perceber que podemos analisar de forma química a molécula de DNA.” A resposta citada pelo aluno A, demonstra a efetividade da metodologia apresentada na aula expositiva dispondo a análise química do tema escolhido. Para a segunda pergunta do questionário, um aluno identificado como B, destaca (A atividade trouxe boas expectativas acerca das disciplinas? Qual(ais) você destaca?): B. “Sim, a possibilidade de usar a química para entender melhor a biologia.” Na segunda pergunta do questionário, a resposta também atingiu as expectativas, pois revelou o interesse e as boas expectativas acerca das disciplinas para o ensino médio, consideradas um pouco difíceis em razão da dificuldade encontrada na aprendizagem, ou por não ser aplicada a realidade do aluno ou por não haver a interdisciplinaridade entre as áreas (SCHEID; FERRARI & DELIZOICOV, 2005).

Gráfico 1

Quantidade de respostas para a primeira pergunta do questionário. 28 alunos responderam "sim", e 2 alunos responderam "não".

Gráfico 2

Quantidade de respostas para a segunda pergunta do questionário. 29 alunos responderam "sim", e 1 aluno respondeu "não".

Conclusões

A interdisciplinaridade, fundamento da atividade realizada, destaca a importância que cada área de conhecimento possui para a aprendizagem consistente, assim como a estimulação gerada nas aulas para os alunos, os quais são participantes desse processo com o professor, por meio da autonomia exercida no ambiente de ensino. Assim, o aluno se torna protagonista do próprio conhecimento, a partir do momento que compreende as relações estabelecidas na aula interdisciplinar assim como a importância da mesma. Podendo o aluno conhecer mais sobre outras áreas de conhecimento com a metodologia abordada.

Agradecimentos

Agradecemos a Secretaria Estadual de Educação, do Pará (SEDUC-PA), por sempre manter suas escolas de portas abertas para as atividades de Pesquisa e Extensão.

Referências

SCHEID, Neusa Maria John. FERRARI, Nadir. DELIZOICOV, Demetrio. A construção coletiva do conhecimento cientifico sobre a estrutura do DNA. Revista Ciência e Educação. Vol.11, n°2, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 56ª Ed. Paz e Terra: São Paulo, 2016.
CORTELLA, Mário Sérgio. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. Cortez: São Paulo, 2014.

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