QUÍMICOS OU PROFESSORES? CONTRIBUIÇÕES DA FEIRA VOCACIONAL DA UEPA NA DIVULGAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Santiago, J.C.C. (UFPA) ; Azevedo, W.H.C. (UEPA) ; Fortuna, K.A.V. (UEPA) ; Muribeca, A.J.B. (UFPA) ; Gomes, P.W.P. (UFPA)
Resumo
Os altos índices de evasão acadêmica nos cursos de Licenciatura se devem, em grande parte, ao desconhecimento do curso pelos ingressos, além de um crescente desinteresse pela carreira docente. Constata-se, ainda por cima, que grande parte dos discentes apresenta um forte desejo de atuar na área de pesquisa, gerando desestímulo frente à parte pedagógica. Tendo isso vista, a presente atividade objetivou esclarecer aos possíveis ingressos no curso de Licenciatura em Química, da UEPA - participantes da Feira Vocacional -, sobre aspectos importantes relativos à sua grade curricular. Notou-se que, por meio da exposição realizada, a maioria dos participantes sentiu-se motivada a cursar licenciatura, mesmo sabendo, então, que se trata de um curso que visa formar professores, e não químico
Palavras chaves
Escolha Profissional; Formação de Professores; Carreira Docente
Introdução
É preocupante, mas os índices de evasão acadêmica em cursos de licenciatura prosseguem enormes, principalmente naqueles relacionados às Ciências Naturais. Apesar do relativo insucesso, muitas pesquisas têm sido executadas no sentido de tentar explicar o crescente desinteresse pela carreira docente, e nota-se que vários pontos vêm sendo esclarecidos graças a esses trabalhos. Um deles é que as Universidades pouco ou nada fazem para tentar reverter tal quadro. A carência de divulgação dos cursos nos meios de comunicação, por exemplo, é um dos fatores que em muito contribui para isso (BARROS, 2013). Acontece, porém, que o desestímulo em relação às licenciaturas começa já no ensino médio, etapa final da educação básica. Pode-se dizer que isso é consequência da mediação desenvolvida pelos professores, a qual, no geral, não desperta o interesse dos alunos pela carreira docente (CUNHA, TUNES e SILVA, 2000). Em consequência, Barros (2013) afirma que os professores das disciplinas ditas científicas não sabem como agir frente a esse crescente desinteresse, visto que, ao longo de sua formação, deram mais atenção ao fazer técnico. Ainda nesse sentido, dos estudos de Azevedo et al. (2016), tem-se que 79% dos discentes do curso de Química, da UEPA, não o possuíam como primeira opção, mas sim cursos relacionados à pesquisa. E que, desses 79%, 89% pretendem atuar como professores, fato preocupante, visto que levarão seu desânimo para a sala de aula. A frustração a respeito do curso, ressaltaram, deve-se a um desconhecimento dos ingressos acerca de sua grade curricular. Dessa forma, o presente trabalho veio com o objetivo de elucidar a vestibulandos o fato de que o curso de licenciatura, apesar das oportunidades de pesquisa em Química, visa formar docentes.
Material e métodos
A presente pesquisa foi realizada por ocasião da Feira Vocacional promovida na Universidade do Estado do Pará (UEPA), a qual teve por objetivo divulgar os cursos ofertados pela instituição, que se dividem em três grandes áreas (Saúde, Tecnologia e Educação). Dentre os cursos na área de Educação, têm-se o Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, que por sua vez oferece três possibilidades de Habilitação: Química, Física ouBiologia. A exposição da Habilitação em Química foi feita por formandos da área que utilizaram diversas abordagens, tais como experimentações, modelos de esferas e bastões, vídeos curtos e, também, uma exposição oral acerca da parte pedagógica que integra o curso e apresentação de sua grade curricular. Após a exposição do Curso, foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa por meio da aplicação de um questionário contendo 5 perguntas, cujo objetivo foi investigar o possível interesse pelo Curso, bem como suas expectativas em relação ao mesmo. A abordagem dos alunos/visitantes ocorreu de forma aleatória ao término das apresentações, computando com 20 alunos consultados, sendo 8 do sexo masculino e 12 do sexo feminino.
Resultado e discussão
Considerando a importância da divulgação da Feira Vocacional para o sucesso
da
mesma, buscou-se conhecer de que forma os alunos tomaram conhecimento do
evento;
60% afirmaram terem sido informados por seus professores, 20% foram
convidados
por seus colegas, já os outros 20% tomaram conhecimento por meio de Banners
ou
panfletos. Vale ressaltar o importante papel dos professores na orientação
desses alunos. Consultados se a exposição do Curso de Licenciatura em
Ciências
Naturais - Química havia despertado o interesse em cursá-lo, 90% afirmaram
que
“sim”. Este dado confirma a importância da divulgação do Curso de
Licenciatura
em Química que, de acordo com Barros (2013), é responsável por gerar
interesse
ou curiosidade pela área, e consequentemente consideração pelo ingresso.
Sobre a
importância do estudo da Química para compreensão dos fenômenos naturais, o
aluno A relata: “[...] ela (Química) está presente em diversas atividades
do
dia a dia e contribui para entendermos vários processos, como o cozer dos
alimentos, por exemplo”.A maioria dos alunos consultados compreendem o
papel
da Química na melhora da qualidade de vida, o que torna a área mais atraente
à
visão desses alunos. Quando questionados se a exposição do Curso foi feita
com
clareza e objetividade pelos expositores, 100% responderam que “sim”, sendo
que
80% avaliaram a atuação dos expositores como “excelente”, e 20% como
“boa”.Sobre
este dado, Cunha, Tunes e Silva (2000) alerta para que a divulgação dos
cursos
de Ciências seja feita de forma holística, dispondo de informações precisas
e
claras sobre sua grade curricular e possibilidades de atuação, enfatizando
sua
função primordial que é lecionar.
Conclusões
O desconhecimento do Curso de Licenciatura em Química, bem como o desinteresse pela carreira docente, e a possibilidade de atuar na área da pesquisa, tem feito vários alunos ingressarem no Curso com perspectivas equivocadas, tornando-se potenciais candidatos à evasão. Desse modo, a Feira Vocacional da Universidade do Estado do Pará configura-se como um evento de fundamental importância na divulgação do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Química, contribuindo para que vestibulandos confirmem ou não sua escolha pelo Curso, evitando, assim, os altos índices de evasão.
Agradecimentos
Referências
AZEVEDO, W. H. C. et al. Expectativas dos Alunos Ingressos no Curso de Licenciatura Plena em Química, da Universidade do Estado do Pará: Esperanças e Frustações. In: Congresso Brasileiro de Química, 56., 2016, Belém. Anais eletrônicos... Belém-PA, 2016. Disponível em: <http://www.abq.org.br/cbq/2016/trabalhos/6/9869-22760.html>. Acesso em: 10 jun. 2017.
BARROS, L. V. Intenção de Ingresso dos Alunos do Ensino Médio das Escolas de Planaltina no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB de Planaltina. 2013. 16 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, Universidade de Brasília, Planaltina, 2013.
CUNHA, Aparecida Miranda; TUNES, Elizabeth; SILVA, Roberto Ribeiro da. Evasão do curso de Química da Universidade de Brasília: A interpretação do aluno evadido. Química Nova, Brasília, v. 24, n. 1, p.262-280, 04 set. 2000.