QUÍMICA, ÉTICA E ESCOLHAS DE VIDA: UMA PROPOSTA DE AULA INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADA NO IFSUL CÂMPUS BAGÉ A PARTIR DA LEITURA DO SERIADO BREAKING BAD
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Maraschin, A.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CÂMPUS BAGÉ) ; Vieira, G.D. (INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS BAGÉ) ; Gogia, D.B. (INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS BAGÉ)
Resumo
O objetivo dessa proposta está vinculado ao ensino do componente curricular de Química norteado por problemáticas do cotidiano, contextualizadas a partir do seriado Breaking Bad, inter-relacionando a Química às demais ciências. A proposta justifica-se pela necessidade de organização curricular nos cursos técnico-integrados, do IFSul câmpus Bagé. Realizou-se estudos bibliográficos, discussões e elaboração e aplicação do plano de aula integrado entre os componentes de Química e Filosofia. Os dados evidenciam espaços de trocas de experiências entre os docentes (quebrando paradigmas da fragmentação entre as áreas), além de oportunizar aos estudantes o exercício da interpretação e reflexão em situações que exigem avaliação e uso de sua autonomia enquanto sujeitos de sua própria história.
Palavras chaves
Ensino integrado; Química; Filosofia
Introdução
A educação profissional de nível médio é ofertada pelos Institutos Federais através dos cursos técnico-integrados, numa proposta curricular de formação integral (básica e profissional). De encontro a isso, buscando facilitar o processo formativo, princípios de interdisciplinaridade e contextualização passam a compor o currículo do ensino médio. Entende-se por interdisciplinaridade o processo de colaboração que permite o diálogo entre os professores e suas práticas, entre áreas do conhecimento, proporcionando ao aluno uma visão crítico-reflexiva de mundo. Entende-se contextualização por uma ferramenta que desvenda a realidade social, política e econômica através da elucidação das reais contribuições dos conteúdos programáticos de cada componente para as dimensões pessoais e culturais do sujeito. Paulo Freire (1996) questiona: Por que não discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo conteúdo se ensina, a realidade agressiva em que a violência é a constante e a convivência das pessoas é muito maior com a morte do que com a vida? Porque não estabelecer uma necessária “intimidade” entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos? (FREIRE, 1996, p. 17). O mundo contemporâneo apresenta demandas sociais, culturais, políticas e educacionais, que refletem no ambiente escolar. Por isso, discutir diferentes realidades possibilita a socialização/compreensão dos saberes. A proposta aborda o ensino de Química norteado por problemáticas do cotidiano, contextualizadas a partir da leitura do seriado Breaking Bad, além de relacionar a Química com outras ciências, despertando nos estudantes uma consciência crítica do mundo, da sociedade e do homem contemporâneo. (VIEIRA et. al, 2014, p.493).
Material e métodos
Num primeiro momento, realizou-se estudo bibliográfico de investigação a cerca da proposta de um currículo integrado e a fundamentação conceitual a cerca do tema da interdisciplinaridade, assim como possibilidades de sua aplicabilidade. As seguir, utilizou-se o método de estudo de caso voltado às práticas formativas do Câmpus Bagé, a partir da análise e discussão, junto à supervisão pedagógica, de alguns planos de ensino, a fim de identificar propostas interdisciplinares nas atividades de ensino e/ou possibilidades de diálogo e planejamento conjunto entre os docentes. A partir dos dados coletados, foram realizados alguns encontros entre os docentes de Química e Filosofia para discutir ideias e planejar um plano de aula que contemplasse a proposta trazida. Identificaram-se várias barreiras durante o diálogo e planejamento conjunto, visto que não há esse costume entre os professores. Neste sentido, em cada encontro, buscou-se identificar pontos em comum entre a Química e a Filosofia. Historicamente elas estão diretamente ligadas, o que permitiu uma abordagem que discutiu a leitura da série Breaking Bad e a forma como o conhecimento e as escolhas do personagem principal afetaram seu caráter e suas ações. A partir disso, cada docente previu os conteúdos específicos de sua área/componente curricular a serem discutidos e apresentados numa aula em conjunto. A aula realizada abordou dilemas morais que a Química pode promover na sociedade quando utilizada para fins ilícitos. A metodologia utilizada foi de debate e, a partir da apresentação do conhecimento teórico da ética estudada na Filosofia, aliado à apresentação de passagens do livro, os estudantes refletiram e tiveram a percepção do impacto das escolhas e do conhecimento sobre a vida pessoal e social.
Resultado e discussão
Evidenciam-se as dificuldades enfrentadas no diálogo e planejamento conjunto entre as diferentes disciplinas. Tais dificuldades se expandem quando pretende-se trabalhar com o ensino técnico-integrado, visto que abrangem não só a formação básica, mas também as áreas técnicas. Vieira et al., 2014, apontam que:
Analisar o desenvolvimento da formação técnica integrada na perspectiva da desfragmentação das disciplinas exige a disposição docente de abandonar a segurança do seu domínio próprio, para interromper o conforto da sua linguagem técnica e se aventurar em outras áreas do saber. (VIEIRA et al.,2014, p. 494).
Propostas que buscam incentivar conversas entre os docentes, na intenção de identificar pontos comuns entre as áreas do conhecimento mostram que os princípios da Interdisciplinaridade e Contextualização não encontram espaço em práticas segmentadas e descontextualizadas (COMIN, 2016, p. 73). Por isso, consideramos que a aula integrada a partir da temática Breaking Bad obteve êxito.
Pensando nos resultados do planejamento docente, verifica-se que houve superação das barreiras encontradas. A elaboração de práticas pedagógicas compartilhadas é um momento muito delicado e exige que haja um abandono da “zona de conforto” encontrada nas especificidades das áreas. Deve-se ter disposição para o pensar coletivo sobre os alunos e a sociedade.
Com relação aos resultados da aplicação, as necessidades dos alunos por aulas mais dinâmicas e atrativas foram contempladas. Os dilemas morais, relacionados ao impacto do uso da Química na sociedade, aproximaram as muitas realidades que estão presentes em uma sala de aula e permitiram a percepção dos impactos causados pelas escolhas de vida, pessoal e social, a partir do entendimento integrado entre essas duas áreas do conhecimento.
Conclusões
Conclui-se que a proposta permitiu espaços de trocas de experiências entre os docentes e oportunizou aos estudantes situações que exigem avaliação e uso de sua autonomia enquanto sujeitos de sua própria história. A aplicação de um plano integrado entre Química e Filosofia apresentou aos professores e alunos, dilemas que a Química suscita na sociedade, a partir da relação entre o conhecimento teórico e o conhecimento prático. Assim, foi possível promover o debate conjunto sobre os dilemas morais, a partir de situações “causadas” pelo uso da Química, orientado por modelos teóricos da ética.
Agradecimentos
Referências
COMIN, S. G. S. Formação Acadêmico-Profissional de Professores do Ensino Médio: reflexões sobre a interdisciplinaridade e a contextualização na prática educativa. 2016. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Educação, Universidade Federal do Pampa, Jaguarão.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Ed. Paz e Terra, São Paulo, 1996.
SANTOS, M. F.; MARASCHIN, A. A.; MARTINS, C. S. L. ; SALOMÃO DE FREITAS, Diana Paula . Interdisciplinaridade e Contextualização: Investigando práticas pedagógicas de uma escola estadual do município de Bagé-RS. In: 8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2016, Uruguaiana - RS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016. v. 8.
VIEIRA, G. D.; SANTOS JUNIOR, N. J. F.; MARASCHIN, A. A. Interdisciplinaridade no ensino técnico integrado. In: Congrega - URCAMP, 2014, Bagé - RS. Revista da 12ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa Congrega 2014, 2014. p. 487-497.