UTILIZAÇÃO DE JOGOS VIRTUAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA VISÃO DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Ribeiro, F.V.P. (UEPA) ; Sarah, A.T. (UEPA) ; Corrêa, C.N. (UEPA) ; Santos, K.R. (UEPA) ; Silva, L.L.M. (UEPA) ; Tavares-martins, A.C.C. (UEPA) ; Takashima-oliveira, T.T.G. (UEPA) ; Neves, P.A.P.F.G. (UEPA)

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo verificar a visão dos alunos do 3º semestre do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais – Química da Universidade do Estado do Pará (UEPA) sobre a utilização de um Jogo Virtual no ensino de química. A ferramenta foi desenvolvida durante a disciplina de Tecnologias Educacionais Para o Ensino de Ciências. O jogo abordava conteúdo sobre as mudanças de estado físico da água, através de perguntas, imagens, informações adicionais e curiosidades. Deste modo, o Jogo Virtual foi proposto como uma metodologia de ensino, a fim de trazer maior interatividade e dinâmica para as aulas de química, além de exercitar o pensamento lógico dos alunos. Observou-se que 100% dos alunos de licenciatura aprovaram a ferramenta no ensino de química.

Palavras chaves

ENSINO DE QUÍMICA; JOGOS VIRTUAIS; METODOLOGIA DE ENSINO

Introdução

Segundo Pinheiro; Silveira; Bazzo (2007) no decorrer de todo o processo histórico da humanidade, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia tem acarretado diversas transformações na sociedade. Uma destas transformações é o potencial de informações que estão disponíveis de diversas formas no ambiente escolar. Porém, Inserir-se na sociedade da informação não quer dizer ter apenas acesso a tecnologias de informação (TIC), mas principalmente saber utilizar essa tecnologia para a busca e seleção de informações que permitam compreender o mundo (ALMEIDA, 2005). Segundo MORAN (2007) do ponto de vista metodológico, o educador precisa aprender a equilibrar processos de organização e de “provocação na sala de aula, e as tecnologias ajudam a organizar o que está confuso e disperso na cabeça dos alunos. Com o uso de novas tecnologias o aluno participa dinamicamente da ação educativa através da interação com os métodos e meios para organizar a própria experiência (AGUIAR, 2008). Deste modo, o presente trabalho busca compreender a utilização dos Jogos Virtuais no ensino de química, tendo visto que esse tipo de ferramenta está presente no cotidiano dos alunos. Partindo deste contexto, este trabalho teve como objetivo construir um jogo virtual como metodologia facilitadora do processo ensino aprendizagem de química e conhecer a visão de futuros professores de química sobre este recurso metodológico.

Material e métodos

A constrição do jogo H2O e suas fases, foi dividido em três etapas: a primeira consistiu em uma pesquisa para definir o conteúdo que seria abordado no jogo; em seguida na ferramenta Power Point foi desenvolvido um jogo de perguntas e respostas, com imagens e conceitos sobre o conteúdo mudanças de estado físico da água e posteriormente o jogo foi apresentado para os alunos do 3º semestre do Curso de Licenciatura Plena me Ciências Naturais – Química da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A construção deste jogo foi realizada durante a disciplina de Tecnologias Educacionais Para o Ensino de Ciências, a qual tem como objetivo capacitar os alunos de graduação em relação ao conhecimento e construção de tecnologias que visem transmitir o conhecimento de forma mais atrativa, dinâmica, lúdica e interativa com os alunos do ensino básico. Após elaboração e apresentação do jogo, foi aplicado um questionário contendo quatro questões sobre o uso desta metodologia de ensino nas aulas de química para 22 alunos do curso citado sobre a utilização deste recurso para o ensino de química.

Resultado e discussão

A partir dos resultados obtidos, verificou-se que 59% dos alunos eram do sexo feminino e 41% do sexo masculino. Quando questionados se os jogos virtuais são uma ferramenta que pode ser usada no ensino de química, 100% dos alunos responderam que sim, pois quando utilizada traz maior dinâmica e interatividade para as aulas. Com isso, todos os alunos chegaram à conclusão de que o Jogo Virtual contribui para a melhoria no processo de ensino e aprendizagem para o ensino de química. Em relação a utilização da ferramenta na futura profissão, 100% dos alunos disseram que utilizariam, os principais motivos citados foram: Promove maior interação entre professor-aluno e aluno-classe (41%); Os jogos virtuais fazem parte do cotidiano dos alunos, logo os mesmos não teriam dificuldades com esse tipo de recurso metodológico (18%); Facilita a compreensão dos conceitos químicos (18%); Com esse recurso seria possível mudar a característica tradicional das aulas de química (14%) e 9% disseram que utilizariam como metodologia complementar. A aprovação de 100% deste recurso metodológico mostra que os jogos virtuais podem ser uma ferramenta proveitosa e com um alto índice de aceitação pelos alunos de ensino fundamental e médio. Segundo Bernardi; Cassal (2002) o processo de ensino-aprendizagem tem mudado sua tradicional forma de ser empregado, onde a inserção do computador nas escolas tornou-se um dos fatores responsáveis por tal mudança. Aliada a este fator, vem a crescente exigência dos alunos por técnicas inovadoras que tornem o ensino mais dinâmico e motivador.

Conclusões

Através deste trabalho foi possível construir um jogo virtual utilizando o power point, contribuindo para a formação acadêmica dos futuros professores de química. A partir da análise dos resultados, foi nítida a aprovação do jogo virtual como uma ferramenta metodológica que contribui para o processo de ensino e aprendizagem de química. Todos os alunos entrevistados apresentaram um grande interesse em utilizar este recurso quando estiverem atuando como professores de química, visando aumentar os índices de aprendizagem e buscar metodologias inovadoras.

Agradecimentos

Referências

AGUIAR, E. V. B. As novas tecnologias e o ensino-aprendizagem. Vértices, v. 10, p. 63-71, 2008.

ALMEIDA, M. E. B. Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimentos. 2005.

BERNARDI, G.; CASSAL, M. L. Proposta de um Ambiente de Ensino Aprendizagem utilizando Jogos e Realidade Virtual. In: XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, São Leopoldo, RS, 2002.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. 174p.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação (Bauru), v. 13, n. 1, 2007.

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