EXPERIMENTAÇÃO DEMONSTRATIVA-INVESTIGATIVA A PARTIR DE MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE REAÇÕES QUÍMICAS
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Silva, L.F.N. (UFPA) ; Costa, A.P.A. (UFPA) ; Marinho, P.S.B. (UFPA) ; Dantas, K.G.F. (UFPA)
Resumo
O presente trabalho foi realizado em uma turma do 1ª ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deodoro de Mendonça no município de Belém no estado do Pará. Teve por objetivo verificar a importância do método experimental demonstrativa-investigativa com o uso de materiais de baixo custo e fácil acesso para o processo de ensino- aprendizagem de reações químicas. Foi realizada uma aula expositiva- dialogada sobre reações químicas, no qual os alunos tiveram a oportunidade de exemplificar reações ocorridas no cotidiano. Após, os alunos realizaram os experimentos sozinhos, apenas com nossa supervisão. Foram avaliados aplicando-se um questionário com perguntas sobre as reações que ocorreram nos experimentos e com relação a aceitação da proposta de ensino abordada.
Palavras chaves
Experimentação; Materiais alternativos; Reações Químicas
Introdução
O ensino de química, por muitas vezes, é desenvolvido de forma tradicional em que o aluno é responsável apenas por memorizar inúmeras reações, fórmulas, regras, e entre outros. Sendo assim, as escolas deveriam utilizar de uma metodologia ativa, como as atividades experimentais, para pôr fim nos métodos ditos tradicionais, como somente a teoria em busca da memorização (SILVA, MACHADO e TUNES, 2011). As atividades demonstrativas-investigativas podem propiciar maior desenvolvimento por se tratar de um processo de ensino e aprendizagem em que os alunos são desafiados a desenvolver habilidades cognitivas. Dessa forma, o aluno é incentivado a ir em busca e construir conhecimento. Segundo Azevedo (2004, p. 26) “chamamos de demonstrações experimentais investigativas as demonstrações que partem da apresentação de um problema ou de um fenômeno a ser estudado e levam à investigação a respeito desse fenômeno”. Para a realização das atividades, foram desenvolvidos experimentos relacionados a reações químicas, no intuito de fazer com que o aluno compreenda que a química está presente no seu cotidiano. Portanto, este trabalho teve por objetivo enfatizar a importância da experimentação como um método de ensino eficiente para a abordagem dos conceitos de reações químicas, além de, aproximar o aluno a realidade onde vivem.
Material e métodos
Trabalho realizado em uma turma de 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deodoro de Mendonça, localizada na cidade de Belém, Estado do Pará, com aproximadamente 28 alunos, com faixa etária entre 14 e 20 anos. Com duração de 3 horas/aula, aula esta divididas em etapas. Na Etapa 1 foi aberto um debate para que os alunos discutissem o que entendem de reações químicas, ressaltamos com eles a importância da utilização de materiais alternativos. Na etapa 2, os alunos foram levados ao laboratório e apresentado a eles os materiais para a realização dos experimentos. O experimento 1 denominado “Lâmpada de lava” tendo como material uma garrafa PET, óleo de cozinha usado, água, corante e dois efervescentes. O experimento 2 denominado “Enchendo o balão” com a utilização de uma garrafa PET, tampa, bicarbonato de sódio, balão e vinagre. Por fim, o experimento 3 a ser realizado foi o “Descascando o ovo” com um ovo, copo e vinagre. Na etapa 3, os alunos teriam que discutir tendo como base as observações feitas na tentativa de descrever o que ocorreu nas experimentações 1, 2 e 3. Na etapa 4, foi entregue aos alunos um questionário para coleta de dados.
Resultado e discussão
De acordo com as análises dos questionários e do diálogo feito em sala de
aula, observa-se que na questão 1: “Você considera a atividade experimental
com material alternativo um método de ensino? ” 72% dos alunos consideram a
atividade experimental um método excelente, 21% bom e 7% regular. Na questão
2: “Você conseguiu identificar o que ocorreu nos experimentos? ” 64% dos
alunos responderam corretamente e 36% responderam de forma incoerente. Na
questão 3: “Qual seu nível de entendimento sobre o assunto, após nossa
metodologia? ” 75% dos alunos afirmam conseguir relacionar os conceitos
apresentados com os experimentos desenvolvidos e 29% responderam de forma
incoerente, mas alegaram ter entendido melhor o assunto. Os alunos
destacaram que nunca haviam utilizado material alternativo para fazer
experimentos e que essa é uma proposta excelente para fazer o aluno
compreender a Química de uma forma diferente.
Conclusões
A partir das análises dos questionários e da discussão em sala, conclui-se que a utilização da experimentação demonstrativa-investigativa com materiais alternativos em busca da produção de conhecimentos sobre reações químicas, proporcionou aos alunos novos métodos de aprendizagem. Aulas estas que tornam o aluno um ser mais crítico perante a sociedade, além do mesmo sentir mais interesse pelo conteúdo através da experimentação.
Agradecimentos
A CAPES (PIBID/UFPA) A Escola Deodoro de Mendonça e aos alunos que participaram da pesquisa.
Referências
AZEVEDO, M. C. P. S.; Ensino por Investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). O Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
SILVA, R. R.; MACHADO, P. F. L.; TUNES, E. Experimentar Sem Medo de Errar. In: SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Org.). Ensino de química em foco. Ijuí: Unijuí, p. 231 -261, 2010.