MODELOS MOLECULARES: ANÁLISE DE AULAS DINAMIZADAS PARA O ESTUDO DE ESTEREOQUÍMICA.
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Nascimento, T.F. (FAMETRO) ; Silva, E.C.C. (FAMETRO)
Resumo
Umas das alternativas encontradas para contribuir na aprendizagem significativa dos alunos do Ensino Médio foi a utilização de Modelos Moleculares no Ensino de Estereoquímica, porém a proposta tem seu papel fundamental na construção do ensino de química. Além disso, o uso de atividades práticas possibilita maiores interações entre professores e alunos sem falar na integração em grupo. Ainda nessa interação pode-se completar o crescimento individual e social do aluno na conscientização sobre a atuação de atividades biológicas conforme estrutura tridimensional de uma molécula, ainda é uma meta que se deseja alcançar. O presente trabalho foi aplicado em uma Escola Estadual da Cidade de Manaus, com o público alvo de alunos do 3º Ano do Ensino Médio.
Palavras chaves
Modelos moleculares; Ensino Química; Material alternativo
Introdução
O ensino de química ocorre muitas vezes de forma tradicional com métodos teóricos e uma infinidade de cálculos matemáticos (SILVA, 2011). Toda essa metodologia tradicional composta por conteúdos com formulas e cálculos na maioria das vezes assusta o alunato. Esse é um dos fatores para a crescente falta de interesse dos alunos (LIMA, 2012). Observou-se que as principais dificuldades no ensino de química voltado para o 3° ano do Ensino Médio, estão relacionadas a identificar as cadeias carbônicas. A grande falta de interesse dos alunos é de certa forma um reflexo para essas dificuldades. Assim, tornam-se abstratos muitos assuntos para os alunos pela falta de metodologia ativa no Ensino. Desta forma, uma alternativa para contribuir na aprendizagem significativa dos alunos é a utilização de modelos moleculares com materiais altenativos no ensino de química. O uso de atividades práticas possibilita maiores interações entre professores e alunos sem falar na interação em grupo (PAZINATO & BRAIBANTE, 2014). Este trabalho apresenta uma proposta de metodologia ativa, voltado para o ensino de química, com o público alvo alunos do 3º Ano do Ensino Médio. O objetivo é contribuir com os alunos sobre a importância de conhecer a estrutura em 3D de moléculas para entender seu papel biológico e reações que a envolvem. Assim, alcançando uma aprendizagem significativa dos conceitos abordados em sala aos alunos da disciplina de química, de forma mais atrativa e prazerosa mostrando a eles que é possível aprender química fazendo uma contextualização da teoria com a prática educacional.
Material e métodos
O projeto foi realizado na Escola Estadual Senador Manuel Severiano Nunes, localizada na Cidade de Manaus, com duas turmas do terceiro ano do ensino médio, com 56 alunos do turno vespertino, sendo 30 alunos do terceiro ano (1), e 26 alunos do terceiro ano (2). A metodologia abordada neste trabalho consistiu em analisar o ensino-aprendizagem por meio de Modelos Moleculares no Ensino de Química envolvendo a Estereoquimica para um maior aprofundamento dos alunos frente ao ensino da teoria com a prática. As atividades foram divididas em duas etapas, a primeira etapa consistiu em observar o acompanhamento dos alunos com o assunto ministrado pelo professor vigente. Com a identificação do problema na assimilação de conteúdos por parte dos alunos, foi verificado as possíveis formar de melhorar as aulas ministradas. Na segunda etapa, foi realizada aula teórica de forma tradicional de acordo com o conteúdo que estava sendo ministrado pelo professor, em seguida foi aplicada aula pratica envolvendo montagem de cadeias carbônicas com materiais alternativos, utilizando massinha de modelar e palito de dente para ajudar a compreensão dos alunos perante as moléculas mais complexas estudadas em sala de aula. Após a pratica, foi aplicado um questionário de sondagem com objetivo de coleta de dados. O questionário de sondagem foi constituído de quatro perguntas objetivas relacionada à estratégia de ensino utilizada.
Resultado e discussão
Os resultados coletados no questionário de sondagem mostraram que as duas
turmas sentem dificuldade em identificar as cadeias carbônicas. Pois, não
conseguem compreender os assuntos abordados na disciplina de química. Os
alunos apontam como maior dificuldade na disciplina as formula moleculares e
sua nomenclatura. Diante dos materiais apresentado aos alunos, para a
montagem das cadeias carbônicas os mesmo classificaram o seu grau de
dificuldade na montagem das moléculas, como sendo médio. Para os discentes a
estratégia de ensino utilizada contribuiu na aprendizagem referente ao
assunto de Hidrocarbonetos, pois os mesmo, não haviam participado de uma
estratégia de ensino semelhante a está. Assim, alcançou-se uma aprendizagem
significativa dos conceitos abordados em sala aos alunos da disciplina de
química, de forma mais atrativa e prazerosa mostrando a eles que é possível
aprender química conciliando a teoria com a prática (LIMA, 2012). Além
disso, o uso de atividades práticas possibilita maiores interações entre
professores e alunos sem falar na integração em grupo.
QUESTIONÁRIO SONDAGEM
QUESTIONÁRIO PÓS-CONSTRUÇÃO DE MOLÉCULAS.
Conclusões
Por meio de modelos moleculares com materiais alternativos, os alunos obtiveram aulas dinamizadas que contribuiu para a aprendizagem significativa dos mesmos. Portanto, a confecção dos modelos alternativos é uma prática que visa conciliar a teoria com a prática educacional, de forma a instigar o conhecimento e experiências dos discentes com uma abordagem mais clara dos conteúdos abordados da área da química, possibilitando os professores, material para tornar as aulas de Química mais atraente e aos alunos a visualização tridimensional das moléculas facilitando seu entendimento.
Agradecimentos
Faculdade Metropolitana de Manaus, Curso de Licenciatura em Química, Escola Estadual Senador Manuel Severiano Nunes.
Referências
SILVA, A. M. Proposta para Tornar o Ensino de Química mais Atraente. RQI. 2º trimestre 2011.
PAZINATO, M.S; BRAIBANTE, M.E.F. Oficina Temática Composição Química dos Alimentos: Uma Possibilidade para o Ensino de Química. Química nova Escola vol.01, nº0, 2014.
LIMA, J.O.G. Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química. Revista Espaço Acadêmico – Nº 136 – Setembro de 2012.