Cubos iônicos: um novo jogo didático para o ensino de química.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, A. J. F. S., A.J.F.S.S. (UFRPE)

Resumo

Nesta metodologia de ensino, foi criado um novo jogo didático para o ensino de ligações iônicas. Este trabalho foi desenvolvido na escola estadual Aristheu de Andrade do munícipio de Colônia Leopoldina no estado de Alagoas, o jogo didático se mostrou bastante eficiente porque os estudantes participaram de toda a construção da ideia do jogo, de suas regras e também da elaboração dos cubos iônicos, com isso, se sentiram motivados a aprender aumentando assim a aprendizagem do assunto ministrado.

Palavras chaves

Ligações Iônicas; Jogos Didáticos; Cubos Iônicos

Introdução

O ensino de química no ensino médio tem sido marcado pela dificuldade de aprendizagem dos alunos, pois muitas vezes esse conhecimento é transferido de modo tradicional e não consegue despertar o interesse dos alunos para os conceitos que são indispensáveis para o entendimento da disciplina (FERREIRA et al, p.3 ,2010). Durante muito tempo, acreditava-se que a aprendizagem ocorria pela repetição e que os estudantes que não aprendiam eram os únicos responsáveis pelo seu insucesso (CUNHA, p.1, 2012). O professor deve ser o gerador de situações que motivem os seus estudantes. Dentre as novas alternativas para o ensino de química, destacam-se os Jogos didáticos, pois são uma poderosa ferramenta para o ensino. Estes jogos nos possibilitam uma maior interação entre os estudantes e também uma aproximação maior com conhecimento que está sendo transmitido.

Material e métodos

Esta metodologia de intervenção didática foi criada, desenvolvida e aplicada na cidade de Colônia Leopoldina-AL, na escola estadual Aristheu de Andrade, localizada no centro da cidade, com 35 alunos do 1º ano “C” do ensino médio no turno vespertino e foi realizado em três momentos. No primeiro momento foi ministrada uma aula expositiva sobre ligações iônicas e a importância dos compostos iônicos para a manutenção de uma vida saudável, e a ferramenta utilizada para a aula foi o data show. No segundo momento, os estudantes foram levados ao laboratório de informática da escola onde baixaram uma imagem que após a impressão destas, e algumas dobraduras, realizadas na imagem impressa, formariam o nosso cubo iônico. Para adicionar o símbolo do elemento químico e a distribuição eletrônica dos respectivos elementos, foi utilizado, o programa chemdraw 12 que é também utilizado para construir estruturas químicas. Foram criados ao total 8 cubos. No primeiro, foram adicionados os símbolos químicos de seis metais, com os seus números atômicos e suas respectivas distribuições eletrônicas, e um metal em cada uma de suas faces do cubo iônico. No segundo cubo foram adicionados os símbolos químicos de seis ametais, também com os seus respectivos números atômicos e distruições eletrônicas. Nos outros seis cubos, foram adicionados em cada uma de suas faces, a fórmula molecular dos compostos iônicos, formados pela junção dos elementos químicos do cubo dos metais, com os elementos químicos dos cubos dos ametais. Os cubos iônicos formados podem ser vistos na figura 1. Os cubos iônicos foram impressos previamente em papel foto para a sua posterior utilização na sala de aula.

Resultado e discussão

A ideia inicial para o desenvolvimento do jogo cubos iônicos, surgiu em uma aula ministrada no 1º ano “C” na escola estadual Aristheu de Andrade localizada no município de Colônia Leopoldina no interior do estado de Alagoas, quando estávamos estudando ligações químicas que existem entre metais e ametais. Após a ministração do assunto, os estudantes, se reuniram no dia posterior no turno da manhã, na escola, para elaborar os cubos iônicos. Essa reunião foi bem produtiva, pois definimos as das regras do jogo, bem como quais os objetivos que pretendíamos alcançar com essa nova metodologia. Após a impressão dos cubos, passamos a aplicação do jogo didático. No terceiro momento dessa metodologia, ocorreu a aplicação do jogo didático e toda a turma trabalhou sob a orientação do professor. Os estudantes foram divididos em sete grupos de cinco estudantes, os cubos iônicos foram colocados sobre uma mesa como pode ser visto na figura 2. Os estudantes jogaram para cima primeiro, os dados, que continham os metais, com seus números atômicos e sua distribuição eletrônica. Depois, também jogaram o cubo dos ametais que apresentavam as mesmas características do cubo dos metais. Após esse momento, eles deveriam achar nos outros seis cubos, a fórmula molecular dos compostos iônicos formados pela combinação dos metais e dos ametais que ficaram com a face voltada para cima. Neste momento ficou evidente a motivação dos alunos para descobrir a fórmula molecular dos compostos iônicos formados. O clima na sala de aula foi de descontração e comprometimento pois os estudantes se mostraram interessados pelo assunto. Assim atingimos o objetivo de criar uma nova metodologia que levasse a uma melhor interação entre os estudantes e também entre os estudantes e o professor, fortalecendo assim a prática.

Figura 1 -Cubos iônicos

nesta imagem aparecem os oito cubos iônicos criados nesta nova metodologia de ensino.

Figura 2- cubos iônicos na sala de aula.

Aplicação do jogo cubos iônicos.

Conclusões

O desenvolvimento do jogo cubos iônicos na sala de aula, mudou a percepção que os alunos apresentavam sobre o conteúdo ministrado, pois, eles participaram efetivamente da elaboração do jogo e se sentiram motivados a prender o assunto. Com isso conseguimos aumentar aprendizagem desse assunto, e também conseguimos uma maior interação entre os alunos.

Agradecimentos

Referências

CUNHA, M. B.; Jogos no ensino de química: Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola; Vol.34, Nº 2, p.92-98, 2012.

FERREIRA, U. V. S.; OLIVEIRA, L. M. S.; SILVA; Desenvolvendo Jogos didático para o Ensino de Química. HOLOS, Ano 26, V.5, p. 166-174, 2010.

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