UTILIZAÇÃO DA PRÁTICA DE EXTRAÇÃO DO DNA PARA ABORDAR ASSUNTOS QUE QUÍMICA E BIOLOGIA NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Morais, A.K.S. (UFPA) ; Silva, E.L.C. (SEDUC) ; Dantas, K.G.F. (UFPA) ; Marinho, P.S.B. (UFPA)

Resumo

Observando a falta de interesse e a dificuldade dos alunos nas aulas de Química, faz-se necessário o uso de outros métodos de ensino, ou de reforço para uma melhor aprendizagem do aluno, como a experimentação. Esse trabalho foi realizado com 26 alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deodoro de Mendonça, de Belém do Pará, e teve como objetivo mostrar, de forma interdisciplinar, a importância da química e da biologia como uma forma de pensar e falar sobre o mundo. Na prática que teve como objetivo de extrair o DNA do morango, banana, cebola e do DNA humano, foi realizada uma extração com objetos e reagentes de uso cotidiano. Essa Prática foi apresentada, pelos alunos, na Feira de Ciências e os resultados foram satisfatórios para o objetivo

Palavras chaves

Experimentação; Extração; DNA

Introdução

O avanço em pesquisas educacionais revela,sobretudo, a necessidade de desenvolvimento das atividades escolares, como a utilização de novas formas, métodos e instrumentos capazes de despertar curiosidade e fascínio nos estudantes. Zuanon e Diniz (2004 apud, LIMA E MARCONDES, 2011, p. 100) relatam que as pesquisas nas áreas de práticas educacionais e didática das ciências indicam a necessidade de repensar as formas como o conteúdo é abordado, para que o aluno possa estabelecer uma rede de significados. E carece consenso entre pesquisadores e professores das ciências naturais que as atividades experimentais devem permear as relações ensino-aprendizagem, uma vez que estimulam o interesse dos alunos em sala de aula e o engajamento em atividades subsequentes (GIORDAN, 1999; LABURÚ, 2006). O DNA (ácido desoxirribonucléico) é uma macromolécula orgânica que contém as informações genéticas e está presente em todos os seres vivos, com exceção apenas de alguns RNA - vírus. É formado por uma base nitrogenada, uma pentose e um grupo fosfato. Essa importante molécula contém as informações básicas para a formação de um ser vivo e para que ele possa se reproduzir. A importância da química e da biologia como uma forma de pensar e falar sobre o mundo tem sido alvo de pesquisadores para usar como uma ferramenta que pode ajudar o cidadão a participar da sociedade industrializada e globalizada, na qual a ciência e a tecnologia desempenham um papel cada vez mais importante, com isso este trabalho visa utilizar o processo de extração de DNA abordando assuntos de química e biologia utilizando objetos e reagentes de uso cotidiano e que podem ser encontrados em qualquer cozinha.

Material e métodos

Para a realização dessa prática, foi-se necessário fazer uma interdisciplinaridade entre os conceitos químicos e biológicos. A turma foi dividida em quatro grupos para que cada aluno pudesse realizar a prática, observando as orientações do professor. Foram realizados os seguintes passos para se obter o DNA dos Morangos, bananas e cebola: O material do qual seria feito a extração foi colocado dentro de uma sacola plástica para ser macerado até formar uma pasta homogenia, depois a mistura foi transferida para um Becker. Em outro Becker, foi feito uma mistura com 150mL de água destilada, uma colher (sopa) de detergente e uma colher (chá) de sal de cozinha, essa mistura foi mexida com um bastão de vidro, porém devagar para que não formasse espuma na mesma. Foi adicionado ao Becker, contendo a pasta homogenia, cerca de 1/3 da mistura de água, sal e detergente e foi misturado levemente com o bastão de vidro para não fazer espuma. A mistura foi aquecida por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando com o mesmo bastão de vidro. Depois a mistura foi submetida a um banho de gelo até a mesma atingir a temperatura ambiente. Após o tempo corrido a mistura foi peneirada. Foram despejados delicadamente no tubo (pela parede do mesmo), sobre a solução, dois volumes de álcool etílico, gelado, e esperado 3 minutos para que o DNA começasse a precipitar na interfase. Para a extração do DNA humano, foi necessário fazer uma solução salina e o indivíduo teve que fazer um bochecho por cerca de 30 segundos e depois a solução foi despejada em um copo de Becker. Após isso, foi acrescentada a solução uma pequena quantidade de detergente e depois foi adicionado o álcool etílico gelado para a precipitação do DNA humano a partir da saliva.

Resultado e discussão

Após a realização das práticas, os alunos estavam com vários questionamentos a respeito do funcionamento de alguns reagentes durante a prática, e como modo de fazê-los ter uma visão mais crítica e procurarem respostas, os mesmos foram orientados a responderem um questionário, que foi entregue por eles na semana seguinte da prática de extração. O questionário envolvia as seguintes questões: O que é DNA e qual a sua função?Porque colocamos o detergente? E o sal? E o etanol? Porque usamos álcool gelado e não em temperatura ambiente? O que você acha sobre a utilização de experimentos como facilitador no ensino-aprendizagem de química? Qual a sua opinião sobre o uso da interdisciplinaridade no ensino? entre outras. Com a avaliação dos questionários, foi possível observar que 92% do alunos, 24 dos 26 alunos avaliados, acreditam que a utilização de experimentos ajuda na construção do conhecimento e facilita a aprendizagem do alunos, mantendo-os mais interessados. 18 alunos, 70%, acreditam que a abordagem de uma aula interdisciplinar ajuda na compreensão do assunto, pois utiliza conhecimentos prévios de outras disciplinas para abordar assuntos de química. Com a aula ministrada e a explicação do professor sobre o experimento a ser realizado, e também pela pesquisa feita pelos alunos, foi possível descrever a utilização de cada reagente para ser possível a extração do DNA, 76% dos alunos conseguiram descrever o objetivo de cada reagente utilizado na prática experimental. No final da prática foi possível abrir uma discussão entre professor e alunos acerca da prática, fazendo uma ponte com assuntos estudados em sala de aula.

Conclusões

Com a ajuda dos alunos, foi possível extrair o DNA do morango, banana, cebola e DNA humano porque através de um método simples, várias etapas acabaram com a extração dessa molécula. A prática foi considerada satisfatória, pois os alunos se mantiveram interessados e motivados por terem tido uma maneira diferente de aprender assuntos de química e biologia com materiais simples e de fácil acesso e que eles já haviam encontrados no seu cotidiano.

Agradecimentos

À Universidade Federal do Pará À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Referências

GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, n. 10, p. 43-49, 1999.

LABURÚ, C. E. Fundamentos para um experimento cativante. Caderno Brasileiro de Ensino de Física ,v. 23, n. 3, dezembro de 2006.

LIMA, V. A. de; MARCONDES, M. E. R. Saindo Também se Aprende- O Protagonismo como Processo de Ensino e Aprendizagem de Química. Química nova na escola, v. 33, n. 2, p. 100-104, 2011.

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