ABORDAGEM DE AULA TEMÁTICA SOBRE LIXO ELETRÔNICO VOLTADO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO REGULAR
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Vieira de Almeida, J.V. (IFRJ) ; Aires de Farias, L. (IFRJ) ; de Souza Nogueira Penco, V. (IFRJ)
Resumo
Diante da dificuldade apresentada pelos alunos de ensino médio regular com o tema eletroquímica é necessária a inserção de rotas de ensino diferentes da metodologia tradicional. Essa nova metodologia proposta seria a inserção de aulas temáticas com a abordagem do tema lixo eletrônico. O que permitiria uma contextualização científica, tecnológica e social entre a realidade do aluno e o assunto explorado, englobando o movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade- Ambiente (CTSA) e a melhor compreensão do aluno. A tessitura do ensino aprendizado aproximaria a realidade do aluno em conjunto com a problematização do assunto de lixo eletrônico e facilitaria a formação de um aluno mais crítico socialmente permitindo a ampliação do ensino para além da sala de aula.
Palavras chaves
Aulas Temáticas; Eletroquímica; Lixo eletrônico
Introdução
A população brasileira atualmente ainda sofre com as consequências de uma educação alienada mesmo com vários movimentos em prol de novas metodologias de ensino demonstrando a dificuldade em retirar as raízes da educação bancária tecnicista apresentada desde o período jesuíta. Em busca de mudanças há o avanço do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) que, segundo Reis et al 2013, objetiva-se a formar alunos que possuam senso crítico, que saibam relacionar o conhecimento científico com os problemas de seu cotidiano e tenham capacidade de agir com responsabilidade. Muenchen e Auler, 2007, citam que Freire afirma que os temas geradores, os quais envolvem situações problemáticas, contraditórias; carregam, para dentro da escola, a cultura, as situações problemáticas vividas, os desafios enfrentados pela comunidade local. Assim, os problemas e as contradições existentes passam a ser o ponto de partida, direcionando a seleção de conteúdos disciplinares. Segundo Niaz e Chacón, 2003, apud Freire et al, 2012, os conteúdos envolvendo eletroquímica têm sido frequentemente apontado por professores e estudantes do ensino médio como um dos assuntos que representa grandes dificuldades no processo de ensino-aprendizado. Já escolha da temática lixo eletrônico se baseia no aumento da produção de aparelhos eletrônicos, o seu consumo negligente e consequentemente no descarte inadequado desses equipamentos. Podemos observar na fala de MOI et al. (2012) uma consequência da geração excessiva do lixo eletrônico e o uso dessa proposta metodológica busca uma conscientização social da consequência desse aumento exagerado do consumo impensado em conjunto com o meio ambiente instruindo científica e tecnologicamente o cidadão.
Material e métodos
A aula temática foi desenvolvida durante a disciplina de Pesquisa em Ensino de Química, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, no campus Duque de Caxias. Com o objetivo de construir materiais que possibilitassem a formação de conhecimentos científicos durante a formação inicial dos professores. Com isso, o projeto foi desenvolvido em diferentes etapas. Onde, os licenciandos deveriam desenvolver um material didático que possibilitasse a compreensão do conteúdo científico utilizando metodologias diferenciadas que aproximasse o aluno da temática abordada. Além disso, como pré requisito da disciplina, a apresentação do projeto por escrito comprovando na literatura a teoria apresentada. E por fim, a aplicação do projeto em uma sala de aula do ensino médio regular. A temática eletroquímica foi selecionada através do Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro, vigente em 2015 (período de realização do projeto). Isso ocorreu devido a dificuldade de compreensão do conhecimento cientifico em sala de aula pelos alunos do ensino médio e por apresentar uma conexão com o tema gerador lixo eletrônico. Já que um dos processos de reciclagem seria um processo de eletroquímica para separar alguns dos resíduos do lixo eletrônico. A aula foi desenvolvida utilizando uma abordagem CTSA problematizando o assunto lixo eletrônico através do aumento do consumo de aparelhos eletrônicos. Com uma proposta de envolver o aluno no processo de ensino aprendizado os licenciandos se tornaram mediadores da temática apresentada e os alunos se tornaram o centro do processo de ensino. E assim através da temática lixo eletrônico e seu despejo inadequado em um lixo comum envolvendo os processos de reciclagem desse lixo explicar o conceito de eletroquímica.
Resultado e discussão
A aula temática foi desenvolvida no decorrer das aulas de Pesquisa em Ensino de Química sob a supervisão da professora da disciplina. A proposta foi aplicada no dia 12/08/2015 na turma do 3º ano do Ensino Médio Regular do Colégio Estadual Professor José de Souza Herdy, conforme demonstra a figura 1 e 2.
A escolha dessa turma ocorreu devido ao acompanhamento realizado por um dos integrantes do grupo durante a disciplina de Estágio Supervisionado I, realizado no mesmo período da disciplina de Pesquisa em Ensino de Química.
Pode-se observar uma grande participação dos alunos durante os questionamentos problematizadores a cerca da temática lixo eletrônico desenvolvidos no decorrer da atividade. Os alunos que demonstravam desinteresse contínuo nas aulas de Química incluíram os demais no processo de aprendizado e colaboraram com o desenvolvimento da proposta.
Fazendo uma comparação entre o 2º bimestre do ano de 2014 (período em que não foi aplicado nenhum projeto no Colégio) e 2015 (período em que a aula temática foi aplicada) houve uma melhora nas notas das avaliações dos alunos. Além do aumento do interesse em realizar um vestibular e mudança de comportamento em sala de aula de alguns alunos.
A mediação da atividade permitiu a formação profissional dos licenciandos envolvidos no trabalho, tornando a experiência um momento de aprendizado para ambos os participantes. Já que, segundo Freire et al, 2012, um passo inicial na formação docente é o conhecimento dos resultados de pesquisas, bem como a reflexão-crítica sobre as próprias dificuldades e, também sobre alternativas didáticas para ajudar a superá-las.
Conclusões
Pode-se observar na realização da proposta desenvolvida que as aulas em que se utiliza uma metodologia diferenciada apresenta uma maior contribuição dos alunos no processo de ensino aprendizado e maior motivação para tecer o conhecimento científico em conjunto com as experiências vivenciadas tanto pelos alunos como pelo professor da disciplina. O enfoque CTSA associado aos temas geradores propostos por Freire tornou a realidade do aluno mais próxima a do professor tornando o ensino mais construtivo.
Agradecimentos
Ao Colégio Estadual Professor José de Souza Herdy que possibilitou a aplicação desse trabalho, e a todos os alunos do 3º ano do Ensino Médio de 2015 pela experiência vive
Referências
REIS, Ingrid Andrade et al. O ensino de Biologia sob uma perspectiva CTSA: análise de uma proposta pedagógica de uso de modelos didáticos da divisão celular. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC Águas de Lindóia, SP – 10 a 14 de Novembro de 2013.
MOI, P. C. Pedroso, et alt. Lixo Eletrônico: Consequências e Possíveis Soluções. Mato Grosso, Connection Line, revista eletrônica do UNIVAG, n.7, 2012.
RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educação. Currículo mínimo 2012 Química. Disponível em: <http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=759820>
MUENCHEN, Cristiane. AULER, Décio. Abordagem temática: desafios na educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências Vol. 7 No 3, 2007
FREIRE, M. S.; SILVA JUNIOR, C. N. S.; SILVA, M.G.L.; Dificuldades de aprendizagem no ensino de eletroquímica segundo licenciandos de química. In: Temas de Ensino e formação de professores de ciências. Natal, RN:EDUFRN, 2012, p.181-192. Disponível em <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1150-1.pdf>