Aulas Práticas de Ciências é Possível até mesmo sem Laboratório
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Felisberta dos Santos Souza, A. (INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Andrade de Souza, I. (INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Pego Panizi, T.R. (INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO)
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo mostrar que é possível desenvolver experimentos sem laboratórios na disciplina de Ciências de maneira clara e simples voltada para aprendizagem relacionada com o cotidiano do educando. Foi utilizada a temática “Chuva Ácida”, na escola Dona Rosa Frigger Piovezan da rede Estadual, em uma turma de 9° ano do ensino fundamental, localizada na cidade Comodoro-MT. Para coleta de dados foi trabalhado um texto descritivo, tabela e questionário sobre o assunto chuva ácida e as consequências para a saúde humana e meio ambiente. Trabalharam-se os conceitos e características de compostos ácidos e básicos encontrados no dia-a-dia, assim como as causas que levam a formação da chuva ácida, suas consequências e formas de prevenção.
Palavras chaves
Chuva ácida; Experimentos; Prática
Introdução
Podemos utilizar muitas ferramentas do nosso cotidiano para trabalhar em sala de aula, pois, as escolas de nosso município vem passando por várias dificuldades e uma delas está na disciplina de ciências, onde os professores alegam não terem como desenvolver aulas práticas ou experimentos com os alunos por falta de laboratório, materiais e recursos e devido esse fato, se prendem apenas no livro didático. Com base nesses argumentos passados no nosso estágio onde desenvolvemos o projeto de intervenção, resolvemos demonstrar que é possível desenvolver muitos conteúdos sem o laboratório. Percebemos a importância de preparar o educando para o aprendizado dessas práticas diante dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Através dessa prática, mostramos aos educandos que o pH da chuva atinge níveis inferiores a 4,5, tornando-se uma questão ambiental. Toda precipitação contém naturalmente certo nível de acidez (pH abaixo de 7). Nos últimos anos, o fenômeno tem-se tornado mais intenso, já que o consumo de combustíveis fósseis, uma das razões de sua formação, vem se acentuando.
Material e métodos
Fizemos uma introdução perguntando o que seria a chuva ácida, em seguida passamos um vídeo sobre a chuva ácida e após realizamos uma experiência com bicarbonato de sódio, solicitamos a um aluno que buscasse um copo com água da torneira e deixei-o sobre a mesa e, em seguida misturamos uma colher de café cheia de bicarbonato no copo com água e, ela ficou embranquecida, depois acrescentamos algumas gotas de vinagre e medimos o pH dessa mistura. Sendo assim, foi comprovado a reação, tornando fácil a compreensão e, possibilitando que os alunos entendessem o que aconteceu. Essa reação foi determinante para que os alunos percebessem uma reação química e notassem que formou bolhas após acrescentar o vinagre. Explicamos também que a reação química ocorreu porque, o vinagre é ácido e o bicabornato é base. Foram desenvolvidas duas experiências com participação dos educandos, pois sabemos que o educando não gosta de ficar preso a conteúdos somente, mas gostam do diferentes, desafios e precisam estar envolvidos com a prática para comprovação. A partir, dos resultados obtidos com a opinião dos alunos, tabular dados em gráficos para saber o que acharam, se produtivo ou não. O questionário foi simples e de fácil compreensão. Solicitamos que classificassem alguns elementos pesquisando na internet e descobrindo quais eram ácido, neutro ou básico? Exemplos de elementos para ser pesquisados: amoníaco, leite, saliva café, chuva do mar, bicabornato, clara do ovo, água do mar, vinagre, sangue lagrimas, água destilada, suco de limão e sucos gástricos e realizassem um questionário baseado no vídeo assistido. Atividade extraclasse.
Resultado e discussão
Os alunos ficaram entusiasmados e participaram na integra. Contribuíram com
assuntos pertinentes a experiência. A prática foi totalmente voltada para o
texto e vídeo apresentados e, houve um grande envolvimento de todos. Eles se
expressaram com segurança demonstrando um ótimo interesse e interação de
forma clara e objetiva com conhecimento de causa. Eles foram capazes de
citar exemplos e relacionar com o cotidiano. Na região tem uma vasta
plantação de soja e milho onde puderam falar a respeito tivemos 100% de
contribuição e participação. Falaram dos impactos ambientais, da leitura de
textos e vídeos sobe o assunto, da exposição em Power Point, do tema a
algumas fórmulas da chuva ácida.
Uma possível reação de formação da chuva ácida é a que se segue (S –
Enxofre, que forma o ácido sulfúrico – H2SO4):H2S2O7 + H2O ----> 2 H2SO4
Outra possível reação de formação da chuva ácida exibida abaixo (N –
Nitrogênio, que forma o ácido nítrico – HNO3): (óxido nítrico) (dióxido de
nitrogênio).
O NO2 reage com o ozônio, oxidante encontrado na atmosfera, formando o N2O5
que gera o ácido nítrico de acordo com as equações:2 N2O5 = 4 NO2 + O2
As chuvas normais têm um pH de aproximadamente 5,6, que é levemente ácido.
Essa acidez natural é causada pela dissociação do dióxido de carbono em
água, formando o ácido carbônico (H2CO3), segundo a reação:CO2 + H2O -->
H2CO3
Os impactos da chuva ácida sobre os equipamentos urbanos e sobre a
vegetação;
A chuva ácida e as áreas onde sua ocorrência é maior, os desastres
relacionados com a chuva ácida, sobre os problemas de manutenção criados
pela chuva ácida no Brasil e os impactos ambientais relacionados e, todo
esse conteúdo deixaram os alunos curiosos e muito satisfeitos relatando que
o aprendizado foi muito bom.
O gráfico apresenta satisfação dos alunos quanto as aulas práticas.
Aguardando a reação química da experiência.
Conclusões
Diante dos resultados obtidos, percebemos que as práticas dos experimentos despertaram nos educandos o interesse pela busca de conhecimentos facilitando o aprendizado e memorização dos conteúdos teóricos. Os mesmos relataram que as experiências tornaram suas aulas mais atrativas, produtivas e facilitando o conhecimento para o Ensino de Química.
Agradecimentos
Dir. da EE D.Rosa F. Piovezan: Vera Lúcia R. Moreira Prof.:Paulo Sérgio P.Teodoro Aos queridos professores Luiz Both e Milena Athie Goulart pelo apoio e incentivo.
Referências
https://www.youtube.com/watch?v=PBG4Xr1WQ7k
http://educardreporto.blogspot.com.br/2010/06/plano-de-aula-disciplina-ciencias.html Acesso em 14/06/2017.
http://biblioteca.ajes.edu.br/arquivos/monografia_20130522115553.pdf
Acesso em 17/07/2017
BAINES, John. Chuva Ácida. 3. ed. São Paulo: Scipione, 1997. (Coleção Preserve o Mundo). 46 p.
http://amanatureza.com/conteudo/artigos/chuva-acida Acesso em 14/062017.
https://novaescola.org.br/conteudo/2263/o-que-e-e-como-se-forma-a-chuva-acida
http://ambiente.hsw.uol.com.br/chuva-acida2.htm Acesso em 15/06/2017.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25385 Acesso em 15/06/2017.
https://www.youtube.com/watch?v=IEMjO01xm_4&t=38s Acesso em 15/06/2017.