QUÍMICA E MEDICAMENTOS: ATIVIDADE DIDÁTICA ELABORADA EM DISCIPLINA DE CURSO SUPERIOR ATRAVÉS DE TEMA GERADOR PARA UTILIZAÇÃO EM AULAS NO ENSINO MÉDIO

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Barbalho Ribeiro de Freitas, A. (IFRJ) ; Cavalcante, M. (IFRJ)

Resumo

Este trabalho relata uma atividade didático-metodológica desenvolvida por aluno de graduação em uma disciplina do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Nilópolis. A atividade que faz parte do cronograma da disciplina Química em sala de aula IV (QSA IV) foi desenvolvida por um dos estudantes da turma através da estratégia metodológica Tema Gerador, que possibilita discorrer de forma intima a presença inconteste da química no dia a dia dos alunos. A elaboração e apresentação desta atividade na disciplina deixou claro que sua aplicação como estratégia metodológica para aulas no ensino médio possibilitaria melhorias no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras chaves

ESTRATEGIA DE ENSINO; TEMA GERADOR; RECURSO AUDIOVISUAL

Introdução

Freire (2001) propôs que uma metodologia fundamentada na problematizacão e na dialogicidade pode contribuir significativamente para o processo educacional, assim como a abordagem didática mediada em torno da realidade e das questões sociais que são vivenciadas pelo alunado. Para tal, se emprega uma metodologia com investigação temática especifica e adequada para cada perfil de aluno, direcionada á um publico a fim de determinar um tema gerador (TG). Tema Gerador (TG) pode ser entendido com estratégia metodológica que relaciona o eixo de estudo que se deseja esmiuçar com o cotidiano em que se vive de forma contextualizada, mediante abordagem social ou política. O processo de ensino através de proposição de problemas é um caminho a percorrer que pode ser frutífero, porem árduo, pois exige do professor um conhecimento não raso sobre seus alunos, para que técnicas mais diretas possam ser utilizadas de forma adequada fazendo com que o aluno se sinta inserido intimamente no contexto e assimile o conhecimento de forma facilitada. Tal caminho é árduo, pois para se resolver problemas existentes no caminho, conhecimentos prévios são necessários para que tais problemas possam ser abordados e solucionados. Sem conhecer previamente os problemas não se pode resolvê-los. O processo de ensino aprendizagem em aulas pode atingido com máxima eficiência, ao se aplicar em conjunto o Tema Gerador e o recurso audiovisual. O domínio de recursos audiovisuais por parte do professor pode contribuir significativamente no processo de ensino aprendizagem se bem manipulado, haja vista que tal instrumento permite explorar um conjunto de múltiplas linguagens (texto, som, imagem) alem de contribuir para despertar a curiosidade do aluno, como Almeida et al (1998) prega.

Material e métodos

O presente trabalho relata uma atividade desenvolvida por um dos estudantes na disciplina QSA IV do Curso Superior de Química. Este estudante elaborou e apresentou aula mediante atividade metodológica de elaboração baseada em Tema Gerador para aula de ensino médio. Para isso, ele foi preparado na disciplina para elaborar tal atividade de aula mediante exploração do tema a ser desenvolvido pelo emprego de Tema Gerador em conjunto com o recurso áudio visual. No caso especifico da disciplina de química, o recurso audiovisual pode representar ainda uma alternativa para substituir experimentos realizados em laboratório, (quando a escola não possui esse espaço) ou simplesmente para introduzir o assunto teórico antes dos ensaios experimentais. Para isso, ele elaborou a atividade e a apresentou de forma simulada como que ministrando uma aula do tema explorado sobre “classificações carbônicas” tendo sido conduzido pela estratégia metodológica Tema Gerador, com auxilio do recurso didático audiovisual, data show. O estudante simulou o ministrar da aula, explicando os conceitos químicos em uma crescente de sequencia logica utilizando-se da temática automedicação como consoante ao Tema Gerador, com o data show auxiliando a condução da aula, de forma a chamar a atenção para o papel ativo da química no cotidiano de todos, fundamentando assim que seu ensino também é responsável pela formação cidadã. A atividade desenvolvida na disciplina QSA IV mediante a estratégia Tema Gerador e do recurso, possibilita resultados convenientes quando de seu uso aplicado na elaboração de aulas para o ensino médio.

Resultado e discussão

De acordo com Inforsato, 2011 o uso de recurso audiovisual como facilitador de aprendizagem é algo real. Após a realização da atividade por meio de debate e discussão entre a professora e os estudantes da disciplina acerca de como, fez- se uma reflexão acerca da forma de condução da “aula” pela oratória onde foi contextualiza por problematização e de como o Tema Gerador propiciou auxilio unificador no processo educacional, considerando que um grande desafio do docente em sala de aula é o de facilitar ao entendimento pelos discentes sobre os assuntos estudados. Tal fato é sustentado por Corazza 1990, pois a forma como a condução é abordada dentro de sala de aula, realizada mediante inserção de problematizações próximas a vida do aluno pode ser um facilitador para o entendimento. Foi observado que o estudante desenvolvedor assim como os outros estudantes da turma, perceberam de forma clara que a mediação do assunto científico especifico (no caso cadeias carbônicas), ocorreu de forma problematiza e próxima da realidade factual do aluno. Eles também expressaram deleite com a atividade.

Conclusões

A aplicação de Tema Gerador como estratégia de ensino para mediação de conhecimentos em conjunto a recurso áudio visual, se mostrou aplicável para obtenção de bons resultados no processo ensino-aprendizagem, com esta sendo desenvolvida de forma mais leve e elucidativa. Desse forma, elucidar as duvidas dos alunos sobre a percepção de que a química está presente em seu dia a dia e que esta é necessária em sua trajetória de formação cidadã.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, pelo fomento.

Referências

DE ALMEIDA, R.; SOUZA, M.; ROITE, A.; SEFFRIN, R. GARCIA, C.; THADDEU, R. Interferências intercompotamentais em estudantes: prejuízos da memória por informações da mesma natureza. In: 50ª reunião Anual da SBPC. 1998. Natal-RN. Anais da SBPC, 1998.

CORAZZA, Sandra Mara. Tema gerador: concepção e prática. Ijuí: Unijuí, 1992.

FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos avançados, São Paulo, v. 15, n. 42 , p. 259-268, 2001.

INFORSATO, E. C.; ROBSON, A. S. A preparação das aulas. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, p. 86-99, v. 9.

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