A RELAÇÃO ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA.
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Monteiro da Silva, E.E. (UFPA) ; Barbosa Figueiroa, L. (UFPA) ; Gonçalves Rodrigues, M. (UFPA) ; Baena Souza de Jesus, M.A. (UFPA) ; Favacho Pinheiro, R.R. (UFPA) ; Nascimento da Silva, L.F. (UFPA) ; Gomes Dias, B.K. (UFPA) ; Soares Costa, K.L. (UFPA) ; Barbosa Marinho, P.S. (UFPA) ; Fernandes Dantas, K.G. (UFPA)
Resumo
No século XXI a forma de ensinar mudou, e tem mudado cada vez mais ao passar dos anos. O trabalho traz a satisfação dos alunos com o papel do professor em formação em sala de aula. Tentando comprovar a importância do contato logo cedo com o ambiente escolar fora da Universidade. Mostrar que mesmo sem a participação do mesmo no Programa institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID) podem aplicar trabalhos de melhoramento na educação.
Palavras chaves
Professor; PIBID; Aluno
Introdução
Antigamente acreditava-se que o mau desempenho dos alunos em sala de aula era por conta do próprio aluno, que não cumpria com pontualidade, não resolvia exercícios em classe ou não fazia as tarefas designadas para casa. Mas hoje a mentalidade da educação mudou percebível que o sucesso do aluno nas avaliações e em sala de aula tem dependido bastante de como o professor comporta-se em aula, o método de ensino, a didática e a relação entre aluno-professor tem influenciado bastante no aprendizado dos mesmos. Atualmente a graduação em licenciatura plena química da Universidade Federal do Pará conta com um número razoável de disciplinas pedagógicas e didáticas. Português instrumental, inglês instrumental, psicologia da educação são disciplinas que auxiliam o discente em formação em professor a terem um baseamento teórico de como publicar artigos e resumos em congressos e revistas de pesquisas científicas e de educação. Os estágios supervisionados são importantes para a vivência dos professores em formação com o ambiente escolar. O diálogo é um elemento fundamental da aprendizagem (LIBÂNEO, 1994). Em quatro anos o universitário terá uma formação coesa com a visão de cidadania e com importância para a evolução da sociedade paraense e brasileira.
Material e métodos
Usamos como método de sondagens de opiniões um formulário com discentes da universidade federal do Pará, da faculdade de química do curso de licenciatura plena em química do ano de ingresso de 2014, no total de 80 discentes participaram, e 50 alunos da escola estadual de ensino médio e fundamental Professora Palmira Gabriel. O questionário possuía três perguntas diretas, que foram o suficiente para conseguirmos analisar o quanto o professor em formação é necessário para o ensino médio. Em seguida fizemos algumas entrevistas com os alunos de escolas públicas que já possuíam um certo contato com bolsistas do PIBID.
Resultado e discussão
Ao analisarmos a cada questionário podemos perceber a quantidade enorme de alunos da
graduação de licenciatura plena em química não participam do PIBID, mas mesmo assim
já obtiveram experiência em sala de aula ou nos laboratórios de ensino em química
dentro da universidade como monitor de aulas experimentais.
Muitos discentes se acham capazes de atuarem dentro da sala de aula, pois acham a
base do curso em licenciatura bem focada no ensino. Mesmo assim o curso possui
bastantes discentes que participam do PIBID, com isso a possibilidade de
participarem de projetos pedagógicos é constante. Professores doutores têm ajudado
bastante os discentes nesse desenvolvimento em sala de aula.
95 % dos discentes do curso de química licenciatura da UFPA responderam que possuíam
a capacidade de desenvolver certo trabalho pedagógico dentro de uma sala de aula,
mesmo não participando do PIBID, os 5% restantes responderam que precisavam de uma
segurança melhor para poder atuar como professor em sala de aula. 99% dos alunos da
escola Palmira Gabriel responderam que o professor bolsista do PIBID era muito
importante a participação dentro de sala, pois com a chegada do professor estagiário
na escola, houve uma melhora no desempenho dos alunos na disciplina de química,
apenas 1 % achou que com a chegada do professor em formação não alterou nada no
aprendizado dos alunos.
Em meio à conversa com os alunos do ensino médio, percebemos o quanto os professores
em formação são importantes na vida escolar de cada um,vivemos tempos modernos onde
que atenção do professor tem melhorado bastante em questão de sala de aula. Pois o
professor não transmitem apenas informações ou faz pergunta, ele também deve ouvir
os alunos (HAYDT,1995).
mostra em porcentagem das respostas dos alunos e discentes.
Conclusões
Com base as nossas análises, o nosso trabalho conseguiu detectar a grande importância que um discente do curso de licenciatura em química possui nas escolas públicas, relatos de alunos do ensino médio confirmam que os discentes possuem uma boa relação e uma soma para o aprendizado do alunado. A convivência dos discentes logo cedo nas escolas, ajuda no crescimento e adaptação dos mesmos no ambiente de trabalho. Conseguimos perceber que alunos que não possuem acesso ao PIBID, são capacitados sim para desenvolver um trabalho cientifico na área da educação.
Agradecimentos
Agradecemos a Universidade Federal do Pará (UFPA) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID).
Referências
HAYDT, Regina Célia. Curso de didática geral. 2.ed. São Paulo: Ática, 1995.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1994.