Avaliação de características físico-químicas de águas advindas de areal como ferramenta para o ensino de Química Ambiental.
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Cruz, R.P. (CTUR - UFRRJ) ; Mendonça, M.L.T.G. (IF-RJ) ; Sarmento, J.P. (UERJ) ; Reis, J.F.S. (UFRRJ) ; Silva, I.O. (UFRRJ) ; Lima, T.F. (UFRRJ) ; Lopes, J.F.S. (CTUR - UFRRJ) ; Lima, L.J.S. (CTUR - UFRRJ) ; Pires, C. (UFRRJ)
Resumo
As atividades ligadas à extração de areia são causadoras de grandes modificações tanto na estrutura do solo quanto no desempenho do ecossistema. Porém, como a mineração tem grande demanda, por ser muito importante no setor econômico, acaba implicando um impacto no ambiente significativamente. O objetivo do trabalho foi analisar parâmetros físico-químicos, avaliar esses resultados e também conscientizar os alunos sobre esta problemática. A coleta de amostra de águas foi em dois areais no Município de Itaguaí-RJ. Algumas análises dos parâmetros físico-químicos foram: sólidos totais dissolvidos, condutividade, demanda bioquímica de oxigênio e gás carbônico livre. Concluiu-se que a apreensão dos conteúdos e conceitos se tornam significativos para o aluno com trabalhos contextualizados.
Palavras chaves
areal; conscientização; Química Ambiental
Introdução
Os “areais” (jazidas nas quais é feita a extração de areia) é uma atividade econômica importante para a sociedade atual, devido a novos empreendimentos imobiliários que são realizados e também em construções nos mais variados aspectos, mas relacionam-se com uma complexa problemática socioambiental. Os lagos formados pelos “areais”, diferenciam-se dos lagos naturais, principalmente, em sua morfologia e em sua profundidade, mas possuem os mesmos tipos de comportamento hidrodinâmico, que ocorrem naturalmente. Cruz e Mendonça (2015) determinaram os parâmetros hidrodinâmicos físico-químicos de um lago nessa região. Cruz et al. (2016) também definiram os parâmetros mais relevantes a serem analisados para qualificar a água desta mesma região. Os lagos de mineração podem ser divididos em quatro tipos: lagos ácidos, salinos, neutros e os de água com ótima qualidade físico-química e bacteriológica. O parâmetro mais importante para o estudo da qualidade da água é o pH, pois grande parte dos metais e dos metaloides têm sua solubilidade relacionada por este parâmetro, os organismos presentes no lago, também sofrem interferência do pH.Este trabalho teve o objetivo de realizar o estudo de análises de parâmetros físico-químicos de águas advindas de areais do Município de Itaguaí-RJ na disciplina de Química Ambiental, com o intuito também de comprovação ou não de divergências nos resultados obtidos a fim de classificar a atividade antrópica como sendo de risco ambiental ou não.
Material e métodos
O trabalho foi realizado com os alunos da turma da segunda série do curso Técnico do Meio Ambiente do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Primeiro os conteúdos e os conceitos relativos ao procedimento de coleta de amostras e aos parâmetros físico-químicos de análises relativos a água foram ministrados em sala de aula. Depois foi realizado a coleta de amostras em dois areais no Município de Itaguaí-RJ, que foi feita com garrafas pré-lavadas, esterilizadas, e armazenados em refrigeração no laboratório. As análises realizadas no ato da coleta foram: temperatura, TDS (sólidos totais dissolvidos) - realizado por medidor eletrônico, condutividade – realizado por medidor eletrônico, pH – realizado por pHmetro de campo e de bancada; e as realizadas no laboratório foram: DBO (demanda bioquímica de oxigênio) – realizado por sensor eletrônico, CO2 livre, alcalinidade total, acidez, cloreto– realizados por métodos titulométricos, ferro–realizado em espectrofotômetro e sólidos totais– realizado em método de secagem em estufa. Ao fim, com os resultados obtidos, os alunos elaboraram um laudo técnico que expunha os resultados e os valores padrões determinados pela resolução 357 da CONAMA (BRASIL, 2005), que indicava uma contaminação ou não, fomentando a discussão sobre a problemática sociambiental.
Resultado e discussão
Os alunos mostraram bastante interesse nas aulas ministradas para a
apreensão dos conteúdos, que foi sempre contextualizada com os areais, mas o
dia da coleta de amostras (Figura 1), eles encontravam-se eufóricos com a
possibilidade de investigação da ação antrópica, que poderia estar ocorrendo
nos areais. As análises realizadas no laboratório da disciplina de Química
Ambiental (Figura 2) foram feitas pelos alunos, sempre com bastante afinco,
para que os resultados fossem o mais exato possível e também o mais preciso
possível, dentro das condições existentes no laboratório.
De todos os parâmetros analisados, o único que apresentou um valor fora dos
padrões foi o pH, tal discrepância pode caracterizar presença de
oxidação de metais sulfetados. É valido ressaltar que por impossibilidade
técnica, a água coletada no local do areal foi superficial, e, por isso,
resultados efetivos de contaminação (resultados divergentes) podem não ter
sido registrados para a possível comprovação de risco ambiental da atividade
desenvolvida em locais de extração de areia. Esta impossibilidade justifica-
se pelo fato do sedimento (material decantado no interior do areal) não ter
sido coletado, sendo de difícil acesso, quando não há equipamento técnico
específico de coleta e consequentemente de análise do mesmo, logo, os dados
basearam-se apenas em resultados representativos da água coletada, que não
caracterizaram uma má qualidade da água. Todos esses argumentos foram
discutidos com os alunos que se sentiram de certa maneira frustrados com os
resultados obtidos. Entretanto, para fins acadêmicos, as análise puderam ser
desenvolvidas efetivamente, e também toda essa problemática, promoveu uma
conscientização nos alunos sobre o mundo de uma maneira geral.
Local da coleta de amostra
Aluno realizando as análises
Conclusões
Concluímos que trabalhos contextualizados e, principalmente, próximos da realidade do aluno (os alunos em sua maioria residem no Município de Seropédica, que se localiza próximo do Município de Itaguaí) geram motivação para serem realizados e a apreensão dos conteúdos e conceitos tornam-se mais significativos. As limitações existentes tanto no laboratório como na coleta de amostras acarretaram frustrações nos alunos, mas ao mesmo tempo trouxeram discussões pertinentes que levaram a uma conscientização crítica sobre o meio ambiente e o mundo que os cercam.
Agradecimentos
Os autores agradecem ao CNPq e ao CTUR pela infraestrutura e apoio financeiro do sistema de estágio e bolsas.
Referências
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº 357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e da outra providênciais. Diário Oficial [da] União da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, Seção 1, p.58-63, mar. 2005.
CRUZ, R P; MENDONÇA, M. L. T. G. Atividades para auxiliar a aprendizagem, a autonomia e o senso crítico do aluno na disciplina de Química Ambiental no curso técnico. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 38.. 2015, Águas de Lindóia, São Paulo. Anais... Águas de Lindóia, 2015.
MENDONÇA, M. L. T. G.; CRUZ, R P; GODOY, J. M.; GUERRA, A. J. T.; JORGE, M. C. O. ; SILVA, I. O.: MENDONÇA, M.; GASPAR, V. T. D. M.: SILVA, S. C. M.: TEIXEIRA, T. R. S.; LUCAS, A. C. S. Determinação dos parâmetros físicos e químicos mais relevantes da água para uso doméstico provenientes de poços artesianos. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA: CRIAR E EMPREENDER, 39.. 2016. Goiânia. Anais... Goiânia, 2016.