Abordagem em Educação Ambiental no Curso de Licenciatura em Química, Modalidade EAD
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Teles, A.M.B. (IFMT) ; Cavalcante, P.R. (IFMT) ; Almeida, E.D. (IFMT)
Resumo
O objetivo do trabalho foi realizar um estudo para compreender o significado da educação ambiental em um grupo de quatro professores do curso de Licenciatura em Química-EaD do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT. A coleta dos dados foi realizado através de roteiro de entrevistas fechadas e abertas. A análise do dados revelou que os profissionais apresentam dificuldade de abordar o tema nas disciplinas lecionadas, entretanto são conscientes da importância do saber ambiental para a formação dos profissionais da educação.
Palavras chaves
Educação Ambiental; EaD; Química
Introdução
A educação ambiental é um processo que consiste em proporcionar as pessoas uma compreensão crítica e global do ambiente para elucidar valores, desenvolver atitudes, que permitam adotar uma posição consciente e participativa a respeito das questões relacionadas com a conservação e a adequada utilização dos recursos naturais para melhoria da qualidade de vida e a eliminação da pobreza extrema e do consumo desenfreado (Vasconscellos, 2013). É um campo multidisciplinar pois envolve diversas áreas do conhecimento. Segundo Santos et al. (2013), a educação ambiental por sua complexidade abrange as ciências da natureza e sociais, apresenta a caracteristica da interdisciplinaridade, que implica na inter-relação de processos, conhecimentos e práticas que transborda e transcede o campo da pesquisa e do ensino. Atualmente a educação ambiental não é restrita somente aos profissionais tradicionalmente responsáveis por problemas ligados ao assunto, como os profissionais da biologia e ecologia (Vasconcellos, 2013). A inserção de disciplinas que abordam essa temática já é uma realidade em diversos cursos de nível superior, como no caso do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). O objetivo do presente trabalho é realizar um estudo para compreender qual o significado da educação ambiental para um grupo de quatro professores do curso de Licenciatura em Química-EAD do IFMT.
Material e métodos
Os dados foram coletados entre os meses de abril e maio de 2017 e a técnica utilizada foi a de entrevistas semi-estruturadas, com questões fechadas e abertas, sendo uma parte introdutória referente aos dados sócio-cultural do docente, e a outra parte com questões relacionadas a educação ambiental, práticas docente em sala de aula nas questões ambientais e a importância do saber ambiental para a formação dos profissionais da educação. Foram entrevistados um grupo de quatro professores do IFMT- Campus – Cuiabá, sendo o questionário enviado através de correio eletrônico.
Resultado e discussão
Baseado na análise de três questões do questionário aplicado aos
quatro docentes do curso de Licenciatura em Química, modalidade EAD segue-se
algumas respostas.
Na questão que se refere a concepção de Educação ambiental, os professores
responderam de forma diversificada:
“Educação ambiental são ações que visam orientar e instruir as
pessoas a terem ações que minimizem o impacto ambiental.”
“É uma área relativamente nova no ensino. Mas é fundamental para a
humanidade. Se forem discutidos os diversos problemas ambientais desde as
séries fundamentais, formar-se-ão mentes críticas para evitar danos ao meio
ambiente. Mais efetivo ainda se for com o envolvimento das famílias. Mas,
para isso funcionar, há necessidade de políticas do poder público neste
sentido.”
Quando foram questionados se eles abordam o tema em sua disciplina,
as respostam foram semelhantes:
“Praticamente não abordo, nas aulas presenciais falo alguma coisa”.
“Em química orgânica, ao estudar as substâncias e suas propriedades,
constantemente se faz referência aos problemas ambientais causados pelo seu
mau uso”.
“Não.”
“Sinceramente não os abordos, pois se assim o fizesse acredito que
dificultaria para os alunos, haja vista a dificuldade destes com o Cálculo
Integral.”
Através do questionário apresentado, percebe-se que os professores
apresentam dificuldade de abordar o tema da educação ambiental na disciplina
que lecionam. Um dos motivos que percebemos é pelo fato das disciplinas
trabalhadas estarem na área de exatas, o que dificulta sua abordagem. Outro
motivo está relacionado aos professores não terem uma formação em sua
graduação sobre o tema, por se tratar de um assunto recentemente inserido
nas grades curriculares dos cursos de graduação.
Conclusões
A educação ambiental é uma questão que envolve toda a sociedade. O saber educacional deve ser trabalhado desde as primeiras séries iniciais para que o indivíduo como um aluno possa crescer e desenvolver uma consciência ambiental. As universidades devem contribuir na formação de professores capacitados a aturem na área, para que estes sejam disseminadores de conhecimento. A educação ambiental deve, portanto, ter um caráter integrador, multi e interdisciplinar para que consiga alcançar seu objetivo que é desenvolver uma consciência ambiental.
Agradecimentos
Aos professores que contribuíram para o trabalho.
Referências
SANTOS, K.; MOITA NETO, J.M; SOUSA, P. A. de A. Química e Educação Ambiental: Uma experiência no Ensino Superior. Química Nova Escola. V.36. p 119-125, 2014.
VASCONCELLOS, P. A. S. Educação Ambiental e a Química Licenciatura: As Concepções de Professores. Monografias Ambientais, v. 11, n°11, p. 2455-2464, Jan-Abr 2013;