PIBID/UEAP: ELEMENTOS QUÍMICOS COMO PROPOSTA DE MATERIAL PARADIDÁTICO ESCOLHIDOS PELOS ALUNOS DO 1ª ANO DA ESCOLA ESTADUAL JESUS DE NAZARÉ- MACAPÁ-AP

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Borges, E.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Trindade, L.L. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Santos, J.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Cavalcante, D.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Matos, J.N. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Souza, T.M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Brito, D.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Santana, R.O. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender quais fatores despertaram nos alunos, do 1° ano da Escola Estadual Jesus de Nazaré, o interesse de estudar a história dos elementos químicos: Mercúrio, sódio, carbono e cálcio. A escolha desses elementos, pelos educandos, tem por intuito produzir um material paradidático - revistas, que contribuam no aprofundamento do estudo da história destes elementos, poucos citados nos livros didáticos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma análise qualitativa, onde a coleta de dados baseou-se em questionários aplicados à 42 alunos de 3 turmas do 1° ano buscando extrair dos alunos seu interesse por saber a história dos elementos. Espera-se que a inserção destas revistas auxiliem a aprendizagem e despertem um olhar discernido pela ciência química.

Palavras chaves

Ensino de Química; Recursos paradidáticos; História dos elementos

Introdução

É essencial que os docentes de química busquem alternativas para facilitar a aprendizagem dos alunos, pois o livro didático não deve ser a única opção de consulta para o professor e o educando em sala de aula. Por isso, os materiais paradidáticos surgem como um grande e inovador recurso de novas fontes de conhecimentos para o educando e o docente. O uso de materiais paradidáticos é uma excelente ferramenta para despertar no aluno o gosto por ler, ainda mais nos atuais dias, onde o acesso à tecnologia acaba por roubar o interesse pelos livros. Silva (2015, p.5) pondera que “trata-se de um material riquíssimo que, se bem abordado em sala de aula, pode contribuir para incentivar a leitura dos jovens uma vez que o coloca em contato com outras culturas, várias histórias, além de ser um excelente exercício de cidadania”. No sentido de impulsionar o aprendizado de química busca-se uma abordagem histórica dos elementos químicos, permitindo inserir a história da Química. Assim, promover ao estudante uma reflexão sobre a origem daquilo que lhe é ensinado. Também proporcionar uma reflexão dos conceitos construídos e modificados no surgimento de novas descobertas (CEBULSKI e MATSUMOTO, 2008). Pensando neste entrave entre leitura, história da ciência e aluno, que pensou-se em desenvolver uma revista paradidática que abordasse a história por trás desses elementos e buscando compreender os motivos que levaram os alunos escolherem tais elementos que resultará na produção desse material. O presente trabalho tem como objetivo compreender quais fatores despertaram nos alunos, do 1º ano da Escola Estadual Jesus Nazaré, o interesse de estudar a história dos elementos químicos escolhidos por eles: Mercúrio, sódio, carbono e cálcio. A análise feita foi apenas dos elementos escolhidos.

Material e métodos

A coleta de dados foi realizada por 10 bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade do Estado do Amapá. Inicialmente partiu-se da ideia de saber quais elementos despertavam interesse nos alunos, com isso, criou-se um questionário no qual foi selecionado um total de 18 elementos sendo alumínio, bário, berílio, cálcio, carbono, césio, chumbo, cobre, estrôncio, flúor, hidrogênio, lítio, manganês, mercúrio, ouro, platina, sódio e titânio, onde os alunos poderiam escolher os 05 que mais achavam necessário estudar, cada elemento possuía uma imagem que o retratava utilizando aplicações curiosas e conhecidas pelos mesmos. Os elementos escolhidos para a coleta de dados foram aqueles que, em alguma composição, estavam envolvidos no cotidiano do aluno. O questionário também possuía perguntas que consistiam em saber se o aluno conhecia a origem dos elementos, a razão de possuir determinado nome, se sabiam a história destes elementos e como e quem o descobriu. O questionário foi aplicado na Escola Jesus de Nazaré, em Macapá-AP, em três turmas de 1° Ano do ensino médio, a Turma 01 com 14 alunos; a Turma 02 com 15 alunos; e a Turma 03 com 13 alunos.

Resultado e discussão

Dos elementos escolhidos pelos alunos, observou-se na Tabela 1, os que mais prevaleceram na pesquisa foram: o cálcio e o carbono escolhidos 18 vezes, o mercúrio 16 vezes e o sódio 15 vezes. Defendendo a importância de se trabalhar com os elementos químicos no ensino de Química Oki (2002), afirma que o conceito de elemento químico é um dos mais importantes da Química, considerado um conceito estruturante que, ao lado de tantos outros, átomo, molécula, substância etc., foram essenciais para o desenvolvimento dessa ciência. A escolha dos elementos, por parte dos alunos, pode ter sido influenciada pelas imagens expostas no questionário. O Carbono foi um dos elementos mais escolhidos pelos alunos. Acredita-se que o motivador foi um desenho de um lápis, que contém grafite, fornecida na imagem. Além disso, esse elemento químico é abordado com frequência em livros didáticos. O Cálcio também foi um dos elementos mais escolhidos. Acredita-se que o desenho de um garoto com a perna engessada contribuiu bastante na escolha desse metal. O mercúrio pode ter sido escolhido em razão do uso de um termômetro como seu representante, seu estado líquido e pela região por este elemento está ligado diretamente à prática de mineração e extração de ouro nos garimpos da região. O destaque para a escolha do sódio pode ter sido o sal de cozinha que foi associado a este elemento através de um desenho que o representava, este metal também está presente na indústria na fabricação de sabão e papel. O uso dessas imagens, Figura 1, foram um grande recurso didático, pois facilitou a escolha dos discentes.

Tabela 1

Quatro dos elementos mais escolhidos pelos alunos. Fonte: Arquivo PIBID, 2017

Figura 1

Elementos escolhidos pelos alunos. Fonte: Cad. Pedagógicos do Prodocência UFPR. v. 5 p. 20

Conclusões

A partir dos resultados obtidos, notou-se que a escolha dos elementos, pelos alunos, foi bastante influenciada pelos desenhos e curiosidades que retratavam aspectos de seu cotidiano, facilitando o desenvolvimento de sua história em um material paradidático - revista, que pouco são mencionados nos livros didáticos. Com os dados coletados, sabendo quais os elementos os alunos querem estudar, iniciou-se um levantamento bibliográfico sobre uma busca histórica dos aspectos culturais e sociais da época que levaram a descoberta desses elementos químicos, visando um material paradidático humanizado.

Agradecimentos

CAPES, Universidade do Estado do Amapá e ao PIBID.

Referências

CEBULSKI, E. S.; MATSUMOTO, F. M. A história da Química como Facilitadora da Aprendizagem do Ensino de Química. Portal Educacional do Estado do Paraná, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2035-8.pdf. Acesso em: 27 maio 2016.
OKI, M. C. M. O conceito de elemento: da antiguidade à modernidade. Química Nova na Escola, n. 16, nov. 2002. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc16/v16_A06.pdf. Acesso em: 12 Jul. 2017.
SILVA, L. B. O Trabalho Docente Com Livros Paradidáticos No Ensino Medio. II CONEDU- Congresso Nacional de Educação. p.11, 2015.

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