USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM UMA AULA DE QUÍMICA GERAL

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Farias, L.A. (IFRJ CAMPUS DUQUE DE CAXIAS) ; Junior, J.C.S.S. (IFRJ CAMPUS DUQUE DE CAXIAS)

Resumo

Em busca de uma metodologia diferenciada que buscasse despertar o interesse e a curiosidade dos alunos foram elaborados materiais didáticos voltados para alunos do Ensino Médio Técnico em Plásticos do IFRJ Campus Duque de Caxias, durante a disciplina de Estágio Curricular II e III. As atividades envolvidas apresentaram: um experimento utilizando extrato de repolho roxo, um jornal didático intitulado “Hoje em Dia” e um mapa conceitual intitulado “Interligados”. A temática abordada nas atividades foi funções inorgânicas, reações químicas e uma revisão de conteúdo, respectivamente. Todos os alunos participaram da construção do aprendizado e no decorrer das atividades os repetentes apresentaram uma melhora significativa na nota da avaliação, em comparação ao período anterior.

Palavras chaves

Experimento; Jornal; Mapa Conceitual

Introdução

“Os materiais didáticos procuram romper com as deficiências e inadequações dos materiais tradicionais, encontrados no mercado” (SANTOS, 2007). Segundo MORTIMER (1997,2000) e ROMANELLI E JUSTI (1998) apud SANTOS, 2007, os materiais didáticos produzidos sob essa perspectiva adotam um enfoque construtivista e apontam para a necessidade da participação ativa do aluno na construção do conhecimento científico e a consideração de suas concepções e de sua vivencia sócio-cultural. Esses materiais incluem a abordagem do conteúdo articulando teoria, experimentação e contextos social, tecnológico e ambiental. Segundo OLIVEIRA (2007), o conhecimento em torno da aprendizagem escolar se tece através de experiências vividas entre o educador e o educando assim a utilização de um material didático possibilita a aproximação da realidade do aluno com o conteúdo teórico que precisa ser abordado pelo professor. Segundo DIAS et al (2013) apud ALVES, MENDES, 2016, o uso de materiais alternativos no ensino de química serve para que o aluno descubra o mundo que o cerca, e entenda que não são apenas com materiais previamente preparados como reagentes, soluções, vidrarias, destiladores que se pode entender e estudar a parte experimental da Química Para Anhussi, 2009, o professor tem nos jornais um meio para vitalizar os conteúdos escolares relevantes, pois o ato de ler continuará sendo um meio de apropriação de conhecimentos e ampliação de horizontes. Segundo TRINDADE e HARTWIG (2012) os mapas conceituais são diagramas bidimensionais, cujo objetivo é representar as relações entre os conceitos, por meio de proposições, em um determinado tópico. Podendo ser utilizados como estratégias de ensino, avaliação, estudo, entre outros.

Material e métodos

O experimento foi realizado para relacionar os conceitos de ácido, base e sais presentes no cotidiano dos alunos trazendo reagentes de baixo custo contidos muitas vezes durante sua rotina diária como: o hidróxido de magnésio, o bicarbonato de sódio, a soda caustica, vinagre, detergente, sal de cozinha, água sanitária, açúcar, sabão em pó e, no entanto, apenas o ácido clorídrico presente no laboratório foi utilizado para demonstração um ácido forte. Com o experimento pode-se relacionar os conceitos de escala de pH, a diferença do meio ácido e básico de uma substância para a classificação da função ácido e base, a classificação dos demais reagentes pela escala de pH e a mudança de coloração obtida em uma reação de neutralização entre um ácido e uma base forte demonstrando a formação de um produto diferenciado detectado pela cor apresentada com o extrato de repolho roxo. O jornal intitulado Hoje em dia trouxe matérias que apresentavam os conceitos de reações e sua classificação com exemplificações da sua utilização nas indústrias e no cotidiano do aluno apresentando os conceitos de reações simples, de decomposição, simples troca e dupla troca e ainda apresentando uma matéria sobre Lavoisier demonstrando sua importância para a compreensão dos conceitos de reações. Os conceitos foram apresentados com uma abordagem simplificada aproximando mais uma vez o conhecimento científico do cotidiano do aluno possibilitaram a contextualização com o conceito teórico e assim formar o aprendizado utilizando uma metodologia diferenciada. O mapa conceitual foi apresentado para os alunos como um jogo intitulado Interligado, onde os alunos foram proibidos de utilizar o material e utilizaram apenas os conceitos vivenciados nas outras atividades e assim apresentar se o conhecimento científico.

Resultado e discussão

A turma foi acompanhada em dois períodos diferentes. Durante o período da disciplina de Estágio Curricular II as atividades descritas não foram desenvolvidas, sendo utilizado aulas mais tradicionais. Já no período seguinte, durante a disciplina de estágio Curricular III, os materiais didáticos foram inclusos na proposta pedagógica da aula de Química Geral, em três momentos distintos e intercalando as aulas tradicionais sem materiais didáticos. Através, principalmente, dos alunos repetentes pode-se observar uma evolução nas notas das avaliações que subiram significativamente e conseguiram a aprovação na disciplina. Durante o período em que houve a aplicação dos materiais didáticos os alunos foram bastante participativos e demonstraram muito mais interesse nas aulas de Química utilizando materiais didáticos diferenciados do que no período em que não foi utilizado.

Conclusões

A escolha de diferentes materiais didáticos facilitou a inclusão dos alunos e estimulou a participação em variados pontos, onde o professor se tornou um mediador e os alunos construíram o conhecimento inserindo exemplos do seu cotidiano para demonstração do conteúdo abordado englobando todos na tessitura da aprendizagem das funções inorgânicas na disciplina de Química Geral.

Agradecimentos

Referências

ALVES, Tamires Cesquine. MENDES, Ana Nery Furlan. A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS/ES. Florianópolis. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ), 2016... Disponível em <http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R1296-1.pdf>. Acessado em: 02 de jun. 2017.

ANHUSSI, Elaine Cristina. O USO DO JORNAL EM SALA DE AULA: SUA IMPORTÂNCIA E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES. Presidente Prudente: [s.n], 2009... Disponível em <http://www2.fct.unesp.br/pos/educacao/teses/2009/elaine_ anhussi.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2017.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Curitiba, Educar em revista, n. 29, p. 83-100, jan./jun. 2007.

SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos. UNIDADES TEMÁTICAS - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL. Porto Alegre, Experiências em Ensino de Ciências – V2(1), pp. 01-11, 2007... Disponível em <http://www.cienciamao.usp.br/dados/eenci/_unidadestematicas-produc.artigocompleto.pdf>. Acesso em: 05 jun. 2017.

TRINDADE, José Odair da. HARTWIG, Dácio Rodney. Uso Combinado de Mapas Conceituais e Estratégias Diversificadas de Ensino: Uma Análise Inicial das Ligações Químicas. Química Nova na Escola, Vol. 34, N° 2, p. 83-91, MAIO 2012

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