Dominó das Ligações Químicas: Jogo didático para o Ensino de Química

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Costa, G.M.M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Rotsen, W.F.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Silva, M.D.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

O jogo é um recurso pedagógico considerado útil para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O professor como estimulador deste processo, pode utilizá-lo nas aulas de química para aguçar a criatividade e a construção do conhecimento químico. O trabalho foi desenvolvido em três momentos: teoria, prática e aplicação de um questionário, com a utilização o jogo didático “Dominó das Ligações Químicas” a fim de facilitar o aprendizado do assunto. O trabalho teve como objetivo utilizar a ferramenta de jogos educacionais para facilitar a aprendizagem e promover fixação de ligações químicas. A atividade foi realizada em uma turma do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Ananindeua-PA. Assim, a atividade foi considerada relevante para a aprendizagem das ligações químicas.

Palavras chaves

Ensino de Química; Ligações Químicas; Jogos Didáticos

Introdução

Atualmente, o desenho curricular de química no Ensino Médio é bastante extenso e o tempo disponível para tal, é curto. Isto se agrava no ensino público, o qual é constantemente alvo de paralisações, assim como os fatores socioculturais tais como: jogos escolares, feiras culturais, festa junina e outros. A carga horária reduzida implica ainda mais para a utilização de metodologias alternativas pelos professores de química. O professor é o maior estimulador e transformador dessa prática. Contudo, ele deve buscar recursos que o auxilie no ensino, que atraia a participação do aluno para assim, tornar as aulas de química mais agradáveis e interessantes para ambos. Para Szundy (2005) é importante ressaltar que o recurso didático não apenas possibilita o ensino-aprendizagem, mas também estimula a criatividade no aluno, além de buscar e adquirir conhecimentos permitindo-o ter autonomia em suas ações sociais e na construção do saber. A proposta do jogo didático foi desenvolvida para proporcionar diferentes aprendizagens com fins pedagógicos para melhorar o desempenho dos alunos que ainda desfrutam de aulas tradicionais e repetitivas dificultando a aprendizagem. (SANTANA; WARTHA, 2006). Portanto o recurso do jogo em sala de aula possibilitou efetivamente a participação dos alunos com o mediador (professor) e o conhecimento facilitando a aprendizagem em sala de aula. O presente trabalho teve por finalidade utilizar a ferramenta de jogos educacionais para facilitar a aprendizagem e promover fixação do conteúdo de ligações químicas para os alunos do Ensino Médio.

Material e métodos

Para o desenvolvimento desta prática foram utilizados, quadro branco, pincéis, projetor, computador e dominó. Este último confeccionado pelos graduandos, o qual foi produzido com papel 40 Kg. O trabalho foi aplicado na turma de 3º ano do ensino médio de uma escola pública no município de Ananindeua-PA. A prática foi dividida em três momentos: 1º apresentação teórica, 2º jogo, 3º aplicação de um questionário. No primeiro momento foi mencionada a teoria de ligações iônica, covalente, metálica e interações de ligação de hidrogênio, dipolo permanente e dipolo induzido com auxílio da ferramenta Power Point. Os alunos puderam tirar suas dúvidas para aplicar todo o conhecimento adquirido no jogo “Dominó das Ligações Químicas”. Para o aluno encaixar a peça do dominó correta tinha que conhecer as características da peça presente na mesa. Por exemplo, o aluno que tivesse o “carrão” de estrutura de Lewis iniciava a partida. O aluno seguinte teria que jogar a peça do dominó corresponde à característica ou conceito da peça, como uma estrutura com o símbolo de Lewis e assim por diante. O aluno que não soubesse a resposta passava a vez. O jogo foi dividido em grupos com oito alunos, formando duplas para que um ajudasse o outro. O objetivo do jogo foi aplicar o conhecimento aprendido durante as aulas de ligações químicas. No último momento ocorreu com a aplicação de um questionário com questões abertas referentes ao método utilizado e a importância dele para o ensino-aprendizado sobre as ligações químicas.

Resultado e discussão

Para a obtenção dos resultados, analisou-se o questionário aplicado ao final da aula. Ao questionar se o jogo facilitou a compreensão do conteúdo o aluno A relatou: “Sim, porque é bem melhor que as aulas e com o jogo se torna mas [mais] fácil pra nós aprender” e o aluno F acrescenta “Sim, pois com o jogo o aprendizado tornou-se dinâmico e incentivou a querer saber mais sobre ligações químicas”. Quando questionados sobre as aulas didáticas tornar o conteúdo de química mais interessante, atrativo para aprender o aluno J respondeu “Sim, porque é sempre divertido e interessante aprendermos com atividade assim”. Este relato reflete a resposta unânime dos alunos. Na questão seguinte, os alunos deveriam apontar um grau de 0 a 10, onde 0 é muito difícil e 10 muito fácil, que tiveram ao jogar. 26,08% enfrentaram dificuldades apresentando o grau de 0 a 4, 69,56% apontaram o grau de 5 a 7 e apenas 4,34% considerou o jogo fácil de jogar. A última questão os alunos tiveram que marcar a alternativa que conseguiram relacionar o conteúdo abordado com a utilização do jogo. 52,17% marcaram regular, 34,78% marcaram pequena parte, 13,04% grande parte e 4,34% todo o conteúdo trabalhado. Nota-se, que a turma ainda sente dificuldade em aplicar o que foi aprendido, pois se observa o uso frequente da metodologia tradicional, de memorização. Este aspecto é justificado na fala do aluno L que explica a primeira questão: “De certa forma sim, pois ele me ligou um pouco o cérebro, pois ouvir uma matéria e disser [dizer] que entendeu é uma coisa, já podar [botar] em pratica são coisas diferentes”.

Conclusões

A utilização da ferramenta do jogo “Dominó das Ligações Químicas” como recurso didático foi considerado de grande relevância, pois desenvolveu no aluno a capacidade de aplicar o que foi aprendido durante a sua realização, assim como pode preencher algumas lacunas que não foram entendidas pelos alunos. Dessa forma, o jogo contribui para a interação aluno-aluno e aluno-professor, uma vez que o aprendizado se deu pelos conceitos estabelecidos na aula de química e pelo diálogo entre as duplas durante o jogo.

Agradecimentos

Referências

SANTANA, E. M., WARTHA, E. O ensino de química através de jogos e atividades lúdicas baseadas na teoria motivacional de maslow. Atas do XIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2006.
SZUNDY, P. T. C. A construção do conhecimento do jogo e sobre o jogo: ensino e aprendizagem de le e formação reflexiva. Tese de doutorado em linguística aplicada e estudos da linguagem, PUC – São Paulo, 2005

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