Química no ensino médio: O que pensam os docentes e discentes?

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Marcolino, A.S.S. (IFPE) ; Silva, G.J. (IFPE) ; Pereira, P.D.M. (IFPE) ; Silva, A.C.G. (IFPE) ; Beserra, J.D.F.C.A. (IFPE)

Resumo

O presente trabalho tem como proposta verificar como está sendo disponibilizada a disciplina de química no ensino médio, já que esta matéria está entre as mais citadas pelos alunos no que se refere às dificuldades. Diante desse problema de aprendizagem, foi realizada uma pesquisa com os discentes e docentes do segundo ano das escolas públicas estaduais e federais, como também em escolas da rede privada do município de Caruaru-PE, com a finalidade de identificar as principais dificuldades dos alunos referente ao aprendizado dessa disciplina e também a metodologia empregada pelos docentes, verificando como ela interfere no ensino-aprendizagem.

Palavras chaves

química; ensino; aprendizagem

Introdução

A disciplina de química é uma das matérias mais difícil, e que gera muita preocupação por parte dos alunos em relação ao seu entendimento. Sendo assim, o presente trabalho ouviu tanto os alunos quanto os professores, com o intuito de identificar as dificuldades de ensino-aprendizagem. Pois, esse processo não acontece apenas com a atuação do discente ou do docente de forma isolada, para ele se concretizar é necessário haver uma cooperação entre ambas as partes. Segundo FREIRE([19--] apud RIBEIRO, 2015) não existe ensino sem aprendizagem. Com isso, os objetivos do referido estudo foi identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, identificar a metodologia empregada pelos professores e também verificar a interferência dessa metodologia na aprendizagem dos discentes.

Material e métodos

Inicialmente, fizemos um estudo bibliográfico para fundamentar a teoria utilizada no referido trabalho. Elaborou-se questionários com perguntas objetivas e subjetivas para realizarmos as entrevistas com os alunos e professores, buscando identificar as dificuldades de aprendizagem dos discentes e a metodologia empregada pelos docentes. Após isso, analisou- se os dados coletados, no qual os resultados foram representados a partir de gráficos e dados estatísticos, fazendo assim uso da metodologia quantitativa, que segundo MALHOTRA(2006 apud CHAER, et al, 2013, p. 257), é uma metodologia(...) que procura quantificar os dados e, geralmente, aplica alguma forma de análise estatística. Mas essa pesquisa também possui traços da metodologia qualitativa. De acordo com GUNTHER(2006 apud CHAER, et al, 2013, p.258), aquele que busca a construção do conhecimento, através da pesquisa, utilize formas complementares, e não isoladas, de utilização da pesquisa quantitativa e qualitativa, sem se prender a um ou outro método, adequando-os para solução do seu problema de pesquisa. A partir dos resultados alcançados, fizemos a análise da interferência da metodologia no ensino-aprendizagem.

Resultado e discussão

Foram entrevistados 153 alunos e 4 professores do 2° ano do ensino médio das escolas públicas e instituições da rede privada do município de Caruaru. Em relação aos discentes, foi constatado que 74,51% disseram que possuem dificuldade em química, quando questionados, 55,26% afirmaram que suas dificuldades estavam relacionadas aos cálculos matemáticos. Esse resultado nos mostra que a matemática é um dos fatores que contribuem para o entendimento de determinados assuntos em química. Esse problema de aprendizagem pode estar interligado à falta de base dos alunos, principalmente em conteúdos do ensino fundamental. Foi visto que, 29,41% dos discentes afirmaram que o conteúdo do 1°ano do ensino médio que tiveram mais dificuldade foi estequiometria, eles relataram que os cálculos matemáticos em paralelo com a interpretação das questões foram os principais empecilhos para o aprendizado. Sobre a metodologia de ensino dos docentes, perguntamos aos estudantes se eles gostavam ou não, e a grande maioria(84,31%) disseram que sim, cerca de 42,64% dos discentes afirmaram que os exercícios que o seu professor apresenta em sala de aula, como resolução de questões, os ajudam a entender o conteúdo. Isso nos mostra que, a prática através de exercícios é um fator facilitador para o aprendizado do aluno. Em relação aos docentes, foi constatado que dos quatro, apenas dois são graduados em química. Essa é uma realidade comum no nosso país, onde geralmente encontramos professores de outras áreas de conhecimento lecionando essa disciplina. Sobre a metodologia, percebemos um pouco de semelhança nas respostas dadas pelos docentes, que neste caso foi aplicação de exercícios e situações problemas.







Conclusões

Concluímos que, a maioria dos estudantes entrevistados têm dificuldade em química, e que está geralmente atrelado aos problemas com os cálculos matemáticos. Vimos também que, 84,31% dos discentes disseram que gostam da metodologia de ensino de seu professor, e desses 42,64% afirmaram que os exercícios que são apresentados em sala de aula, os ajudam a entender o conteúdo, correspondendo com o que a maioria dos docentes disseram a respeito. Sendo assim, a metodologia de ensino dos professores pode interferir de maneira positiva no aprendizado da maioria dos alunos.

Agradecimentos

Agradecemos primeiramente à Deus e segundo ao IFPE-Campus Caruaru e as escolas participantes da realização desse trabalho.

Referências

CHAER, G.; DINIZ, R. R. P.; RIBEIRO, E. A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. [S.I.], mai.2013. Disponível em:<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/pesqusia_social.pdf>. Acesso em: 29 jun.2017.

RIBEIRO, S.L. Ensino-aprendizagem. [S.I.], agosto.2015. Disponível em:<http://educacaointegral.org.br/glossario/ensino-aprendizagem/>. Acesso em: 14 jul.2017.

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