Revisão da história da ciência abordada nos livros didáticos de química no conteúdo de leis ponderais.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Nascimento, B. (UEPA) ; Machado, D. (UEPA)

Resumo

O presente trabalho mostra os resultados de uma pesquisa sobre a abordagem da história da ciência em especial, no conteúdo de leis ponderais em três livros didáticos de química que são utilizados no ensino médio. Utilizando- se a metodologia de analise dos tipos de texto e conteúdos abordados, a partir da concepção de Mota e Cleophas (2014), nos determinados critérios: quantidades de recortes históricos apresentados e enfoques analisados em relação à vida dos cientistas; caracterização dos cientistas, a forma como são abordadas as descobertas científicas, quem são os descobridores da Ciência?; quem realiza os experimentos científicos? Os resultados apontam, de maneira abrangente, uma história da ciência com deficiências e até mesmo a não utilização correta desta área do conhecimento.

Palavras chaves

história da química ; livros didáticos ; leis ponderais

Introdução

O ensino de química tem enfrentado muitos desafios e um deles é como abordar essa ciência de maneira a qual o aluno perceba a mesma de forma mais palpável, conseguindo fazer relações com seu cotidiano e o processo histórico que a consolidou. Ao buscar informações sobre como esse ensino de química está sendo trabalhado e quais as dificuldades, encontra-se, na maioria das vezes, a de intermediar o processo de ensino-aprendizagem. O principal problema em intermediar este processo está na falta de contextualização e na não informação do processo até a chegada de determinados conhecimentos, tornando o ensino de química cada vez mais exaustivo e desmotivando os alunos. É prioridade que seja explicitado o caráter dinâmico da química para que seja possível interpretar as transformações do mundo. Ademais, os professores de química apresentam dificuldades ao relacionar os conteúdos com os acontecimentos da atividade cotidiana priorizando a reprodução do conteúdo, através de apostilas fotocopiadas e que não possuem nenhum tipo de atualização. Este trabalho então tem por objetivo mostrar como a história da ciência é abordada nos livros didáticos de química no conteúdo de leis ponderais.

Material e métodos

Para esta investigação, foram escolhidos três livros didáticos de autores diferentes utilizados por professores e alunos. O estudo foi realizado no município de Belém do Pará.os dados da pesquisa foram selecionados de acordo com a metodologia de Mota e Cleophas (2014), “quantidades de recortes históricos apresentados e enfoques analisados em relação à vida dos cientistas ; caracterização dos cientistas, a forma como são abordadas as descobertas científicas, quem são os descobridores da Ciência? Quem realiza os experimentos científicos? Materiais utilizados para apresentar a História da Ciência". PRIMEIRO LIVRO ANALISADO: Autores: Luís Fernando Pereira e Carlos Alberto Ciscato, Livro: Planeta Química, volume Único, Ed. Ática. Capitulo 8. SEGUNDO LIVRO ANALISADO: Feltre, Livro: química 1 química geral. Ed. Moderna. TERCEIRO LIVRO ANALISADO: Autor Dalton Franco, Livro exemplar do mestre. Editora: FTD Ano: 2009.

Resultado e discussão

No intuito de expor e conscientizar os professores para a importância que se tem de inserir a história da ciência na vida dos alunos para um melhor conhecimento do assunto e dar a possibilidade de expansão do cognitivo foi realizado este trabalho e de acordo com os critérios analisados começaremos a descrever os resultados dos livros didáticos trataremos os livros didáticos como Livro 1, Livro 2 e Livro 3. Livro 1: Luís Fernando Pereira e Carlos Alberto Ciscato, Livro: Planeta Química, volume Único, Ed. Ática. Capitulo 8. Atribui a lei de Lavoisier sem levar em consideração as pessoas que estavam envolvidas no processo, nem onde e nem porque ele comoçou tal estudo, deixando o livro com uma deficiência de informação. O livro fala a respeito dos experimentos feitos. Porém, não mostra imagem dos cientistas, de imagens dos instrumentos que foram utilizados na época, etc. Livro 2: Autor: Ricardo Feltre. Livro: química geral 1. O livro em questão introduz quem começou essa ciência, e também mostra quem realizou os experimentos demonstrando o experimento de cada um dos três cientistas que contribuíram para o estudo de leis ponderais. Porém, tratam os cientistas como heróis dando ideia que somente mentes brilhantes podem fazer ciência. O livro traz uma quantidade considerável de recortes históricos trazendo a ideia de como era esse cientista mostrando sua imagem e também ilustrações dos experimentos realizados pelos cientistas. Livro 3: O livro traz uma riqueza em suas descobertas pois, abordam quais instituições contribuíram para o estudo, o nome dos filósofos que iniciaram as primeiras ideias, e o nome dos pesquisadores responsáveis. A quantidade de imagens do livro traz uma riqueza para a obra analisada, pois demonstra imagens dos cientistas e equipamentos utilizados.

Conclusões

Os livros analisados trazem consigo a história da ciência, sendo os livros de Dalton e Feltre, serem os que mais abordam a história da ciência com relação a uma introdução histórica, imagens, contexto histórico, e as considerações de cultura, religião, etc. A elaboração desse trabalho de pesquisa é de extrema importância, tanto Acadêmica quanto social pois, aborda uma temática que engloba a vida dos cientistas, quem introduziu as histórias até a conclusão de determinada contribuição científica, podendo contribuir para que professores e alunos possam utilizar materiais de qualidade em sala.

Agradecimentos

Muito obrigada ao professor Dr. Diego Ramon por sempre que precisei me auxiliou nesta pesquisa. A minha família que sempre me incentivou e meu Namorado Tiago Haick pe

Referências

FOGAÇA, J. Ensino de Química para formar cidadãos, disponível em: http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/ensino-quimica-para-formar-cidadaos.htm. Acesso em: 20 dez 2016.
FELTRE, R. Química Geral, cap, 3. Ed. Moderna.
CISCATO, C.A.M; PEREIRA, L.F. Planeta química, cap, 8. Ed. Ática.
FRANCO, S.D. Química geral Vol 1. Ed. FTD, São Paulo 2009.

MOTA, G. C.; DAS GRAÇAS CLEOPHAS, Maria. História da Ciência: elaborando critérios para analisar a temática nos livros didáticos de química do ensino médio. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 11, p. 33-55, 2015.


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