A PROPOSTA DO JOGO DIDÁTICO “QUAL ELEMENTO?” COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS QUÍMICOS.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

S. Silva, R. (UFAM) ; G. Marialva, J. (UFAM) ; da S. Rabelo, M. (UFAM) ; C. Noronha, N. (UFAM) ; D. R. Cordeiro, N. (UFAM) ; L. L. Maciel, S. (UFAM)

Resumo

O projeto foi aplicado em uma escola pública da cidade de Manaus com os alunos de duas turmas do 1º ano do ensino médio. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a temática “Jogos Didáticos” que são ferramentas pedagógicas bem conhecidas na área acadêmica, auxiliando os alunos no processo de ensino-aprendizagem através do jogo "Qual Elemento?" dessa forma despertando o interesse para o conhecimento de propriedades periódicas dos Elementos Químicos. Esta ferramenta pedagógica permite fazer a contextualização da química presente no cotidiano dos alunos. Os resultados obtidos mostraram que este recurso foi de suma importância para o desenvolvimento de aulas dinâmicas, construção de novos conhecimentos, interação aluno-aluno e para o interesse dos alunos ao aprenderem Química.

Palavras chaves

Jogos Didáticos; Ensino de Química; Elementos Químicos

Introdução

De acordo com Souza (2007) “recurso didático é todo material utilizado como auxílio no ensino-aprendizagem do conteúdo proposto para ser aplicado pelo professor a seus alunos”. Vale ressaltar que o material didático tem que cumprir as necessidades dos alunos no decorrer do processo de ensino, para que seja de fato uma aprendizagem significativa, para que os alunos possam criar hipóteses contribuindo para a construção de outros conhecimentos interligados ao estudado, mas para que isso ocorra o professor tem que mostrar a aplicação do conteúdo no cotidiano do aluno. Segundo Miranda (2001) vários objetivos podem ser atingidos a partir da utilização dos jogos didáticos, como os relacionados à cognição (desenvolvimento da inteligência e da personalidade, fundamentais para a construção de conhecimentos); à afeição (desenvolvimento da sensibilidade e da estima e atuação no sentido de estreitar laços de amizade e afetividade); à socialização (simulação de vida em grupo); à motivação (envolvimento da ação, do desfio e mobilização da curiosidade) e à criatividade. Acreditamos assim, como Kishimoto (1996), que o professor deve utilizar os jogos passando a adotá- los em sua prática, pois atuam como componentes fundamentais para a aprendizagem, favorecendo a construção do conhecimento.

Material e métodos

Para o desenvolvimento do trabalho, as atividades foram divididas nas seguintes partes. Na primeira foi feito uma entrevista semiestruturada com a professora para saber se a mesma utilizava o jogo didático em suas aulas e sua percepção sobre esta ferramenta pedagógica. Na segunda parte foi feito um questionário com os alunos para saber os conhecimentos prévios a respeito de materiais didáticos e jogos didáticos e, se em algum momento, tiveram alguma experiência contendo neste perguntas específicas sobre o assunto do jogo que são as propriedades dos elementos químicos. Na terceira parte do trabalho foi feito a aplicação do jogo nas turmas do 1º ano, neste contia informações sobre o elemento e sua aplicabilidade no cotidiano permitindo assim a contextualização no ensino por meio do jogo. E por última parte foi aplicado um segundo questionário no qual pedia para que os alunos avaliassem o jogo e com objetivo de analisar o quanto contribuiu para o aprendizado dos alunos.

Resultado e discussão

Inicialmente obteve-se como resultado a opinião da professora em relação a sua visão do que é o construtivismo através da fala "(...)depende do sistema em que o professor está inserido, mas acho interessante pois percebi que os alunos ficam mais interessados" por meio desta, pode-se ressaltar a importância de adotar as ferramentas pedagógicas no planejamento de suas aulas de acordo com o contexto social em que os alunos e os professores estão inseridos. Por meio dos questionários aplicados pode-se ter como resultado o grau de interesse dos alunos por jogo didático, sendo que 94,11% afirmaram sentir interesse neste recurso didático. Através das questões especificas do conteúdo de Elementos Químicos do questionário antes da aplicação do jogo apenas 23,96% dos alunos acertaram as questões e após a aplicação do jogo houve um crescimento para 76,04% nos acertos das questões específicas. Desde modo podemos afirmar que jogo didático “Qual Elemento?” contribuiu para um melhor aprendizado referente ao conteúdo de propriedades periódicas dos elementos químicos. Referente ao processo de motivação da aprendizagem foi notado por meio de observação direta que os alunos têm um maior interesse em aprender a partir de atividades lúdicas conforme os teóricos advogam.

Conclusões

O presente trabalho a respeito de materiais didáticos, em especial jogos didáticos, mostrou-se um método de ensino que precisa ser bem planejado e levar em consideração o contexto em que o público-alvo está inserido para que os resultados esperados possam ser avaliados de maneira coerente. Conforme os teóricos abordados no decorrer do trabalho, voltamos afirmar que esses tipos de recursos didáticos não devem ser usados de maneira improvisada, mas sim, como auxilio no processo de ensino-aprendizagem, tornando as aulas mais atrativas e participativas desta forma abrindo mão do tradicionalismo.

Agradecimentos

À escola pela estrutura para realização da pesquisa, a professora e aos alunos participante e ao orientador.

Referências

Miranda, S. (2001). No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência Hoje, v.28, p. 64- 66.

KISHIMOTO, T.M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

SOUZA, S.E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagógica da UEM: “Infância e Práticas Educativas.” Arq. Mudi 2007. Disponível em <http://www.pec.uem.br/pec_uem/revistas/arqmudi/volume_11/suplemento_02/artigos/019.df> Acessado em: 22/11/2015.

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