Apropriação do conteúdo de Ligação Iônica através de um experimento para alunos do EJA

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Mendonça, M.L.T.G. (IFRJ) ; Cruz, R.P. (UFRRJ)

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de concretizar os conceitos de Ligação Iônica, através da realização de um experimento simples, feito na própria sala de aula,sem a necessidade da utilização de um laboratório, com alunos do EJA da primeira série do Colégio Pedro II, Campus Tijuca II. O experimento foi baseado na construção e dissociação em água das substâncias iônicas: com taxinhas coloridas, saquinhos e copos com água. Os alunos puderam formar os compostos e visualizar sua correspondente dissociação em meio aquoso. Concluímos que a utilização de atividades não convencionais acarretam nos alunos, primeiro, o interesse pela disciplina, Química, desmistificando-a, depois, a possibilidade de compreender de maneira mais efetiva, concretizando, os conceitos ministrados.

Palavras chaves

Ligação iônica; Experimento; EJA

Introdução

A educação de jovens e adultos (EJA) é estabelecida como uma variedade de ensino que apresenta uma identidade intrínseca, em que as intervenções devem ser elaboradas, tendo em mente as necessidades específicas dos alunos (BRASIL, 1998). Alunos do Eja apresentam, geralmente, diversas dificuldades no seu aprendizado, com lacunas no conhecimento, que muitas vezes foram oriundos de uma formação precarizada ao longo da sua escolarização. A necessidade de concretizar conteúdos passar ser de extrema importância para a compreensão (FERREIRA, 1990). Na literatura existem alguns trabalhos sobre atividades experimentais com alunos do EJA, como o de Mendonça e Cruz (2013) que relataram a execução de alguns experimentos e concluíram que os alunos do EJA apresentaram muito interesse em fazer a atividade e assim, puderam compreender os conteúdos. O objetivo deste trabalho foi a realização de um experimento simples, com poucos recursos, que pudesse ser feito em sala de aula, de qualquer instituição, para concretizar os conceitos relativos a Ligação iônica e assim, dessa maneira ocorrer a apropriação dos conteúdos.

Material e métodos

Este trabalho foi realizado com os alunos da primeira série do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Pedro II, Campus Tijuca II. A metodologia utilizada foi, primeiramente, ministrar os conteúdos de Ligação Iônica, depois realizar um experimento em sala de aula, com a utilização de tachinhas coloridas, na qual cada cor simbolizava um cátion ou um ânion diferente: azul = cloreto, amarelo = sódio, vermelho = bário, verde = brometo, marrom = sulfeto e outras. O aluno construía o composto iônico com as tachinhas, por exemplo: BaCl2 =(2 taxinhas azuis + 1 taxinha vermelha) e colocava dentro de um saquinho, depois pegava um copo com água, abria o saquinho e jogava as tachinhas lá dentro e observava que de um composto iônico, havia a dissociação em água dos íons que formavam a substância. E essa operação era realizada com vários sais diferentes.

Resultado e discussão

O aluno apresenta, geralmente, bastante dificuldade para compreender a formação dos compostos iônicos e principalmente a sua dissociação em água, onde sua fala é: “Professora, como pode uma substância formar várias coisas? Eu não entendo isso! Como um pode formar dois ou três? ” Com esse experimento, podendo ser feito em sala de aula e com pouquíssimos recursos, o aluno teve a possibilidade de concretizar a dissociação dos compostos iônicos (Figura 1). E a partir daí houve a possibilidade de fazer exercícios no quadro, com o aluno passando a ter uma compreensão muito maior dos conceitos envolvidos.

Figura 1

Construção e dissociação em água dos compostos iônicos

Conclusões

Concluímos que trabalhos que possibilitam a concretização de conteúdos e conceitos, acarretam num aprendizado mais eficaz, principalmente, com alunos do EJA, que apresentam bastante dificuldades, já que sua formação, geralmente, contém lacunas. A utilização de experimentos, com poucos recursos e que podem ser realizados em sala de aula de qualquer instituição, podem ser bastante eficientes para a aquisição de conhecimento. Muitas vezes, queremos realizar ideias grandes e desprezamos atividades pequenas, mas que são de grande valia para o aluno, que desmistifica a disciplina de Química.

Agradecimentos

As autoras agradecem aos alunos do Colégio Pedro II, campus Tijuca II, que participaram deste trabalho.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Lei Darcy Ribeiro nº 9.394/96. Brasília-1998.
FERREIRA, Maria José Vale. Princípios político-pedagógicos do MOVASP. São Paulo, MOVA-SP, Caderno n°. 2, Secretaria Municipal de Educação, abril de 1990.
MENDONÇA, M. L. T. G; CRUZ, R. P.. Experimentos de Química como elemento para auxiliar no aprendizado dos alunos do EJA: relato de uma experiência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 53.. 201. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2013.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul