PROJETO UIRAPURU – PIBID QUÍMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Moraes, I.F.S. (IFAM) ; Chaves, (IFAM) ; Santos, J.S. (UFAM) ; Costa, K.M.G. (IFAM) ; Corrêa, M.C.I. (IFAM) ; Pimmentel, S.J.O. (IFAM)
Resumo
Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada em uma Escola Estadual vincula ao projeto PIBID-QUÍMICA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, desenvolvido no segundo semestre de 2016, com a turma do terceiro ano do ensino médio, onde ocorreu a observação em sala de aula e após um diagnóstico da turma foi desenvolvida práticas experimentais com o objetivo de dinamizar as aulas e auxiliar os alunos em seu aprendizado nas aulas de química, mais especificamente no conteúdo de ácidos, bases e pH. A atividade foi desenvolvida em três etapas. A primeira foi usada para relembrar os conceitos do conteúdo, a segunda a aula teórica e a terceira foi utilizada para realizar experimentos, envolvendo indicadores de pH, ácidos e bases orgânicos.
Palavras chaves
Experimentação; Aprendizado; Pibid
Introdução
Foi pensado em uma sequência didática para a turma de terceiro ano do ensino médio. Com base nas observações em sala, percebeu-se que os alunos veem a química como uma ciência muito distante da realidade e não encontram uma relação dos conteúdos com a sua realidade. Pensando assim aplicou-se uma sequência para o assunto de ácidos e bases orgânicos e pH, divididos em três aulas. A primeira aula, foi mostrado um vídeo aula sobre o assunto, para relembrar conceitos da química inorgânica, na segunda foi ministrada uma aula sobre o assunto para fixar os conceitos e ajudar os alunos no terceiro momento, que foi a aplicação do experimento. Desde o inicio foi pensado em algo que os alunos pudessem ter um contato com a química prática, então o experimento na sequência era fundamental, as aula teóricas eram muito importantes e para que pudesse ter uma compreensão do conteúdo foram sempre relacionadas com o cotidiano dos alunos. A dificuldade dos alunos de aprender química orgânica no ensino médio, segundo Wartha et al (2013), se dá pelo fato de não haver uma relação entre a teoria ensinada na sala de aula e seu cotidiano. Neste sentido, o objetivo do trabalho é desenvolver o conceito de pH de substâncias orgânicas, ensinando os alunos a trabalhar com indicadores ácido-base e a fazer seu próprio indicador, repolho-roxo (que não foi utilizado na prática) e principalmente, que as funções orgânicas estão presentes no dia-a-dia e algumas podem ser ácidas ou básicas. Enfatizando situações do dia-a-dia e utilizando materiais de fácil aquisição. Os indicadores ácido-base ou indicadores de pH são substâncias orgânicas fracamente ácidas ou fracamente básicas que apresentam cores diferentes para suas formas protonadas. Isto significa que mudam de cor em função do pH (TERCI; ROSSI, 2002)
Material e métodos
Materiais Datashow Computador Papel de tornassol azul Fenolftaleina Detergente Frutas ácidas, como limão, uva, tangerina Chocolate Café ácido cloridrico hidróxido de sódio Metodologia O projeto foi dividido em três aulas. No primeiro momento, como uma parte do conteúdo é ácidos e bases, trabalhado no 1° ano do ensino médio, e no 3° ano são voltados para as funções orgânicas, esse foi um momento introdutório, no final usado também para tirar dúvidas correlacionadas com o cotidiano e aplicação de uma atividade para auxiliar no próximo momento. No segundo momento realizou uma dinâmica utilizando a atividade anterior e em seguida uma aula teórica, para que não restassem muitas dúvidas para o terceiro momento, já que em cada momento temos, somente, 45 minutos para realização das atividades. No terceiro dia, realizou-se os experimentos de indicadores de pH, com substâncias que tivesse alguma função orgânica. Primeiro momento Aplicação de um vídeo aula, por meio de computador e Datashow, usadas para relembrar o conteúdo e perceber a correlação com as funções orgânicas. No final foi pedido uma atividade para escolher algumas substâncias e identificar se elas desenvolvem fungos ou bactérias. Segundo momento Primeiro foi dado uma dinâmica para a turma toda responder se certas substâncias que estavam nos slides desenvolviam fungos ou bactérias. Aplicação da aula teórica, também utilizando Datashow e computador, para aprofundar os conceitos e teorias do ultimo momento. Terceiro momento Houve aplicação de experimentos, envolvendo indicadores de pH, ácidos e bases orgânicos. Utilizando papel de tornassol azul e fenolftaleína e alimentos que tivesse aminas, como chocolates coloridos e café e ácido carboxílico e fenóis, como uva e algumas frutas ácidas.
Resultado e discussão
A dificuldade que se observou no inicio, para identificação se as substâncias são ácidas ou básicas,foi devido a não clareza do procedimento metodológico, para não ocorrer isso e devido o tempo curto para aplicação, o professor poderá fazer um roteiro antes da prática e entregar para cada aluno ou grupo antes. Na interpretação das substâncias não tiveram erros com as substâncias ácido clorídrico e hidróxido de sódio, porque nos indicadores a coloração foi bem precisa, mas com o detergente a coloração apresentada não era a correta, provavelmente por não ser neutro, portanto, os grupos tiveram maior dificuldade para fazer a tabela com essa substância. No restante a variação das respostas das tabelas com a tabela dada foi mínima e considerável, visto que algumas substâncias tinham pH aproximadamente 7 por exemplo, aceitou-se as respostas: 5, 6 e 7.
Segundo Minas Gerais apud MACHADO “O aspecto fenomenológico refere-se aos fenômenos de interesse da química, sejam aquelas concretos e visíveis, como a mudança de estado físico de uma substância, sejam aqueles a que temos acesso apenas indiretamente, como as interações radiação-matéria que não provocam um efeito visível mas que podem ser detectadas na espectroscopia. Falar sobre o supermercado, sobre o posto de gasolina é também uma recorrência fenomenológica. Neste caso, o fenômeno está metalizado na atividade social. E é isso que vai dar significação para a Química do ponto de vista do aluno. São as relações sociais que ele estabelece através da Química que mostram que a Química está na sociedade, no ambiente. A abordagem da Química do ponto de vista fenomenológico também pode contribuir para promover habilidades especificas tais com controlar variáveis, medir, etc.”
Conclusões
Este trabalho é resultado de uma sequência didática, como parte das atividades desenvolvida pela equipe da PIBID de química do IFAM. Para o ensino não ficar somente na teoria realizou-se o experimentos com indicadores ácido-base, que mudam de cor dependendo do meio ser ácido ou básico, com substâncias do dia-a-dia e do laboratório. Os experimentos realizados visam reforçar conceitos fundamentais e a compreensão do conteúdo de Química Geral associando com a Química Orgânica e que possam auxiliar ou guiar o professor a estimular seus alunos a aprenderem conceitos através de experimentos.
Agradecimentos
A Deus. Aos meus pais. A CAPES por possibilitar as experiências e aprendizagens em sala de aula.
Referências
TERCI, Daniela Brotto Lopes; ROSSI; Adriana Vitorino. INDICADORES NATURAIS DE ph: USAR PAPEL OU SOLUÇÃO? . Quimica. Nova na escola. Vol. 25, No. 4, 684-688, 2002 disponivel em: < http://quimicanova.sbq.org.br/imagebank/pdf/Vol25No4_684_25.pdf > acesso em: 15de novembro de 2016.
FONSECA, Martha Reis Marques da. 1º ed. São Paulo: editora ática, 2013
MINAS GERAIS. Secretária de Estado da Educação de Mias Gerais. Pressupostos gerais e objetivos da proposta curricular de química: programa-piloto de inovação curricular e de capacitação docente para o ensino médio. Belo Horizonte: [s.n], 1998, 33 p. In: MACHADO, Andréa Horta. Aula de química: discurso e conhecimento. 3. Ed. Ijuí, 2014.
CAPES-PIBID. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em: novembro de 2016.
D24am. Tradicional Escola Ruy Araújo é reinaugurada nesta quinta em Manaus. Disponível em: <http://new.d24am.com/noticias/amazonas/tradicional-escola-araujo-reinaugurada-nesta-quinta-manaus/96614>. Acesso em: novembro de 2016