A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS INOVADORES PARA O ENSINO DE QUÍMICA: PROPORCIONANDO UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR SOBRE CHUVA ÁCIDA

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Sarah, A.T. (UEPA) ; Corrêa, C.N. (UEPA) ; Ribeiro, F.V.P. (UEPA) ; Santos, K.R. (UEPA) ; Silva, L.L.M. (UEPA) ; Terra, I.A. (UEPA) ; Neves, P.A.P.F.G. (UEPA)

Resumo

Com o objetivo de abordar temáticas ambientais de maneira interdisciplinar e relacionada como o cotidiano, utilizou-se a temática “Chuva Ácida, Sociedade e Meio Ambiente” em uma turma do 9° ano de uma escola da rede particular de ensino, localizada na cidade de Belém-PA. Para coleta de dados foi aplicado um questionário sobre o assunto chuva ácida e as consequências para a saúde humana e meio ambiente. Trabalharam-se os conceitos e características de compostos ácidos e básicos encontrados no dia-a-dia, mudanças de estado físico da água, assim como as causas que levam a formação da chuva ácida, suas consequências e formas de prevenção. A partir dos resultados obtidos, constatou-se a importância de utilizar uma abordagem interdisciplinar aliada a utilização de recursos inovadores.

Palavras chaves

Chuva ácida; Meio ambiente; Interdisciplinaridade

Introdução

A poluição atmosférica tem aumentado em níveis preocupantes, o que gera consequências danosas à saúde humana e ao meio ambiente. O grau de poluentes no ar provenientes de processos naturais e interferências antrópicas tem sido um assunto importante pelos seus efeitos, um deles é a chuva ácida que apresenta um elevado potencial de deterioração dos ecossistemas (ALMEIDA, 2014). Nessa perspectiva, nota-se a importância de preparar o aluno tanto para o aprendizado dos conceitos teóricos, quanto para a formação da cidadania. Tais objetivos podem ser alcançados através da contextualização dos assuntos abordados em sala de aula, para que os alunos se sintam motivados em aprender (COELHO, 2005). Neste contexto, a interdisciplinaridade pode ser utilizada com o objetivo de proporcionar uma visão holística e crítica em relação aos problemas ambientais, suas causas, consequências e alternativas para solucionar tal problema ambiental (COIMBRA, 2012). Partindo deste contexto, o presente trabalho teve como objetivo abordar o tema chuva ácida numa perspectiva interdisciplinar em uma turma do 9° ano de uma escola da rede particular de ensino, localizada na cidade de Belém-PA.

Material e métodos

O estudo foi realizado com 19 alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular de ensino, localizada na cidade de Belém-PA. Foram abordados assuntos referentes às disciplinas de química, física, biologia, história e geografia, e explicado de que maneira as mesmas podem ser identificadas e estudadas durante o processo de formação e precipitação da chuva ácida. A pesquisa foi dividida em 07 momentos: 1) Inicialmente foi realizada uma aula expositiva sobre chuva ácida, a qual tinha como objetivo analisar o processo de formação e precipitação da chuva; 2) Posteriormente foi abordado o conceito e as características das funções ácidas e básicas, e também as propriedades físico-químicas da água com auxílio de uma estrutura em 3D da molécula de H2O, confeccionada com isopor e palitos de madeira; 3) Em seguida, foram apresentados às mudanças de estado físico da água e o ciclo hidrológico, através de um jogo produzido no programa Power Point relacionado às mudanças de estado físico, denominado “H2O e suas fases”;4) Assim, foi feita uma abordagem histórica explicando a origem e em que momento a chuva ácida foi impulsionada; 5) Logo, apresentou-se as áreas geográficas mais atingidas pelo fenômeno e as mudanças climáticas que influenciam no processo; 6) Por fim foi apresentado o conceito de chuva ácida, os gases que causam a formação da chuva ácida e suas consequências para o meio ambiente, a fim de facilitar a compreensão dos alunos, foi reproduzido uma paródia musical que abordava as consequências biológicas do fenômeno; 7) Após a apresentação dos conteúdos, foi aplicado um questionário constituído de 7 questões a fim de analisar os conhecimentos absorvidos pelos alunos e a aceitabilidade dos recursos metodológicos utilizados.

Resultado e discussão

42% dos participantes eram do sexo feminino e 58% eram do sexo masculino. Em relação à faixa etária, 21% apresentavam entre 12-13 anos, 79% entre 14-15 anos. A primeira pergunta questionava se os alunos tinham conhecimentos acerca do assunto antes da exposição da aula, 42% afirmaram que sim, 58% responderam que não. Quando questionados sobre a compreensão das causas do fenômeno, 58% apontaram as indústrias como principal causador da chuva ácida, 32% mencionaram as ações antrópicas (queima de combustíveis fósseis e queimadas) e 10% demonstraram pouco entendimento sobre as causas da chuva ácida. Ao serem indagados a respeito do entendimento adquirido sobre as consequências da chuva ácida para o meio ambiente e para a sociedade, 42% destacam que era prejudicial apenas para o meio ambiente, 54% conseguiram relacionar consequências tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade e 4% não responderam. Tal resultado demonstra a visão limitada que os alunos possuem sobre a temática, mesmo utilizando várias estratégias metodológicas inovadoras. Segundo Santos; Schnetzler (1997), uma educação científica pura e neutra, desvinculada de aspectos sociais, contribuirá muito pouco para reverter o atual quadro da sociedade moderna. Por fim, foram realizados questionamentos sobre a aceitação dos 3 recursos metodológicos utilizados durante a exposição da aula. Referente ao jogo “H2O e suas fases”, 73% afirmaram que o mesmo facilitou a compreensão sobre o processo de precipitação da chuva, porém, 27% responderam que não. Em relação a paródia musical, 96% da turma afirmaram que a exposição do mesmo ajudou no entendimento sobre as consequências da chuva ácida. Já a respeito da utilização da molécula 3D da água, 79% dos alunos ressaltaram que sim, mas 21% disseram que não.

Conclusões

A partir dos resultados obtidos, verificou-se a importância da abordagem interdisciplinar dos assuntos da disciplina de ciências naturais. Após a explicação do contexto histórico, os alunos puderam entender as causas químicas da chuva ácida. Com a explicação dos aspectos físicos, foi notório o entendimento do processo de precipitação da chuva. Também verificou-se que a utilização de recursos inovadores utilizados contribuiu para a compreensão do processo de formação da chuva ácida e as consequências para a saúde humana e o meio ambiente.

Agradecimentos

Referências

ALMEIDA, C. R. P. Química e chuva ácida: entendendo os conceitos para compreender o fenômeno. 1ª edição. Rio de Janeiro, 2014.
COELHO, J. C. A chuva ácida na perspectiva de tema social: um estudo com professores de Química em Criciúma (SC). Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2005.
COIMBRA, A. S. Interdisciplinaridade e educação ambiental: integrando seus princípios necessários. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 14, 2012.
SANTOS, W. L. P. e SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ed. UNIJUÍ. Ijuí, 1997

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