ESTUDO DE ADSORÇÃO E ESTABILIDADE DOS SOLOS: UMA EXPERIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Schzmann, M.R. (IFC - CAMPUS LUZERNA-SC) ; Ficagna, N. (IFC - CAMPUS LUZERNA-SC) ; de Simas, M.A. (IFC - CAMPUS LUZERNA-SC) ; Alves, R.C. (IFC - CAMPUS LUZERNA-SC) ; da Silva, I.F. (IFC - CAMPUS LUZERNA-SC) ; Burin, J.C. (IFC - CAMPUS LUZERNA-SC) ; Padilha, J. (IFC - CAMPUS LUZERNA-SC)
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar um experimento didático envolvendo adsorção química e estabilidade de solos como proposta multidisciplinar. Os experimentos foram realizados utilizando 100g de amostras de solos em copos de polipropileno fixados em suporte universal. O volume de água adsorvido para cada solo foi determinada utilizando uma bureta com um sistema de vazão controlada de 1mL/s. No final deste experimento, foi aplicado um questionário com os alunos sobre a integração das disciplinas e sobre o experimento didático. Os resultados apontam que o experimento foi importante para a construção do conhecimento baseado na investigação, proporcionando uma visão crítica dentro do conhecimento científico e favorecendo a memorização dos conteúdos trabalhados.
Palavras chaves
multidisciplinaridade; química dos solos; adsorção
Introdução
A multidisciplinaridade tem sido hoje uma tendência dentro do contexto educacional como uma forma de integração de conteúdos em diferentes disciplinas (MELO e RIPARDO, 2015). Por meio de uma temática, a multidisciplinaridade, aproxima situações reais com a união de propostas didáticas explorando e agregando os mais diversos conhecimentos (GONÇALVES; MARQUES, 2012; FOGLIO et al., 2006). A Química como disciplina pode ser facilmente utilizada como ferramenta de integração, contribuindo na formação e construção de um aluno pesquisador e crítico. Assim, de acordo com Colombo et al (2012), o olhar atento para as interações que ocorrem no ambiente estudado, é um dos principais pontos que tange o aprendizado e está fortemente ligados aos dados observacionais entre alunos-alunos e alunos- professores. Desta forma, o respectivo trabalho tem como objetivo apresentar um experimento didático envolvendo adsorção química e estabilidade de solos como proposta multidisciplinar.
Material e métodos
Este trabalho foi desenvolvido no laboratório de química do Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna/SC com alunos do 1º ano do ensino médio integrado em Segurança do Trabalho. Neste experimento foram utilizados os seguintes materiais: Bureta de 100 mL, copos transparente de polipropileno, água destilada, 100g de amostra de solos do tipo arenoso, argiloso, pedregoso, argila inorgânica, proveta de 100 mL e funil de vidro. Antes da execução do experimento, foram discutidos assuntos que envolviam aspectos relevantes sobre os diferentes tipos de solos e sua integração para as disciplinas de geografia e segurança do trabalho. No segundo momento, os alunos foram convidados a realizar uma atividade fora da sala de aula, simulando condições de erosões provocadas por chuvas em três tipos de cobertura de solo existente no campus. No terceiro momento, foi realizado um experimento, conforme ilustrado na figura 1. Para avaliar os conhecimentos de química, geografia e segurança do trabalho pós-experimento, foi aplicado um questionário no final da aula.
Resultado e discussão
Neste experimento, os alunos utilizaram a construção do conhecimento baseado
na investigação, utilizando um experimento multidisciplinar para integrar o
conhecimento científico nas áreas de química, geografia e segurança do
trabalho. Dos 26 alunos entrevistados, 98,2 % afirmaram conseguir visualizar
a integração dos conteúdos das disciplinas trabalhadas e que seria
interessante envolver a integração das disciplinas de física e matemática.
Quando investigamos se o experimento facilitou a memorização e
aprofundamento dos conteúdos trabalhados em sala de aula, 80,8% afirmaram
que foi positivo para o aprendizado, facilitando na construção de
associações dos conteúdos trabalhados. Quanto às questões voltadas para o
experimento: 96,2% afirmaram que as substâncias químicas presentes nos solos
podem influenciar na estabilidade física e na adsorção de água. Em relação
ao tipo de solo estudado, 69,2% afirmaram ter observado no experimento que o
solo argiloso foi melhor na estabilidade física contra a erosão hídrica,
23,1% o solo arenoso enriquecido com argila e 7,7 % o solo rochoso. Na
tabela 1, são mostrados os resultados experimentais realizados pelos os
alunos.
Conclusões
Por meio desta prática, os alunos conseguiram observar as diferenças de estabilidade e de retenção de água para os diferentes solos. Foi possível observar que a demonstração experimental foi importante para a construção do conhecimento baseado na investigação favorecendo uma interação entre os alunos e os conteúdos trabalhados, além de proporcionar uma visão crítica dentro do conhecimento científico.
Agradecimentos
Ao Instituto Federal Catarinense – Campus Luzerna-SC.
Referências
COLOMBO. P. D. J; LOURENÇO, A. B; SASSERON, L. H; CARVALHO. A. M. P. de. Ensino de Física nos anos iniciais: análise da argumentação na resolução de uma “atividade de conhecimento físico”. Revista Investigação em Ensino de Ciência, v.17(2), p.489-507, 2012. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID302/v17_n2_a2012.pdf.
FOGLIO, M. A.; QUEIROGA, C. L.; SOUZA, I. M.; RODRIGUES, R. A. F. Plantas Medicinais como Fonte de Recursos Terapêuticos : Um Modelo Multidisciplinar. MultiCiência: Construindo a História dos Produtos Naturais, v. 1, n. 1, p. 1–8, 2006.
GONÇALVES, F. P.; MARQUES, C. A. A problematização das atividades experimentais na educação superior em química: uma pesquisa com produções textuais docentes – Parte II. Química Nova, v. 35, n. 4, p. 837–843, 2012.
MELO, S. M. P.; RIPARDO, R. Multidisciplinaridade: como trabalhar química e matemática através da modelagem matemática. Jornada de Estudos em Matemática, Marabá-PR, 2015.