ANÁLISE DO CONTEÚDO DE RADIOATIVIDADE EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

da Silva, L.L.M. (UEPA) ; Sarah, A.T. (UEPA) ; Corrêa, C.N. (UEPA) ; Ribeiro, F.V.P. (UEPA) ; dos Santos, K.R. (UEPA) ; das Neves, P.A.P.F.G. (UEPA) ; Costa, F.M. (UFPA)

Resumo

Sabe-se que muitos alunos apresentam dificuldades com a assimilação dos conteúdos de Química, pelo fato da disciplina possuir conceitos abstratos e estes acabarem sendo repassados de modo expositivo, apenas com o auxilio dos livros didáticos. Partindo deste contexto, o objetivo deste trabalho foi realizar a análise do conteúdo de radioatividade em 03 (três) livros didáticos de Química, com o objetivo de identificar de que maneira os autores relacionam o conteúdo com cotidiano dos alunos, como a interdisciplinaridade é aplicada e como as questões ambientais são abordadas. A partir da análise dos livros didáticos, verificou-se que apenas o L1 não apresenta relação com a disciplina física e o L3 não faz relação com as questões ambientais.

Palavras chaves

Livro Didático; Radioatividade; Ensino de Química

Introdução

O livro didático tem um papel importante no processo de ensino aprendizagem de Química, é o recurso mais presente nas salas de aula no Brasil. Para Schmidt (2004), os livros didáticos são materiais de grande aceitação, pois fornecem, organizam e sistematizam os conteúdos explicados e inclui métodos de aprendizagem. Segundo Dante (1996) só a aula do professor não consegue fornecer todos os dados necessários para a aprendizagem do aluno, exercício, atividades e situações problemas devem fazer parte do ensino. Por isso é importante ressaltar a importância da utilização do livro didático pelo professor em sala de aula, pois sem ele, os alunos ficam sem referencial teórico, limitados a informações contidas no quadro e em materiais não formais avulsos. Porém, muitas vezes o livro é o único recurso pedagógico existente na maioria das escolas, tal característica é um fator preocupante. Segundo Santos (2006) os livros não devem ser posicionados como a única e principal fonte de conhecimento, como historicamente foram. Logo devem ser selecionados de forma crítica, adaptada a realidade da escola e dos alunos, segundo o Fundo Nacional de desenvolvimento da educação (FNDE), cada escola escolhe democraticamente dentre os livros constantes no guia do livro didático, aqueles que deseja utilizar, levando em consideração o seu planejamento pedagógico. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo analisar o conteúdo de radioatividade em 03 (três) livros didáticos de Química.

Material e métodos

O estudo caracteriza-se como bibliográfico. Este tipo de pesquisa procura sistematizar e analisar descritiva e qualitativamente o conjunto de produções de uma determinada área, selecionados de acordo com os interesses e objetivos do pesquisador (SIQUEIRA, 2001; TEIXEIRA; MEGID-NETO, 2006). Para realização deste trabalho foram selecionados 03 livros de Química: Feltre, 2004 (L1), Peruzzo; Canto, 2006 (L2) e Reis, 2014 (L3). Para análise dos livros didáticos foi elaborada uma tabela com o objetivo de facilitar a comparação dos materiais selecionados. Os tópicos analisados foram: (1) informações sobre o aspecto histórico da descoberta e construção da radioatividade. (2) a relação do conteúdo com o cotidiano dos alunos. (3) a interdisciplinaridade, principalmente com disciplina de Física e (4) os enfoques com a questão ambiental. Após obtenção dos dados, foi realizada uma análise critica e interpretação dos dados.

Resultado e discussão

No L1, o autor inicia o assunto através do experimento de Rutherford, em seguida apresenta o desvio de cada emissão: alfa (α), beta (β) e gama (γ) e então apresenta o conceito das emissões. O livro menciona os cientistas, Marie Curie e Pierre Curie, descobridores dos elementos radioativos rádio e polônio. O autor relaciona o conteúdo com o cotidiano, ao citar os acidentes radioativos ocorridos na cidade de Chernobyl em 1986 (Urânio-235) e na cidade de Goiânia em 1987 (Césio-137). No livro não são apresentadas relações com a disciplina de física. A ligação com o meio ambiente é evidenciada com o risco de ocorrência de acidentes nucleares e pelos resíduos gerados pela energia nuclear. O L2 apresenta uma abordagem histórica sobre o assunto, mostrando como a radioatividade foi descoberta e posteriormente apresentar a característica das radiações. O autor relaciona o conteúdo com o cotidiano mostrando como alguns alimentos são conservados em supermercados através das emissões gama, as quais matam microrganismos que acelerariam o apodrecimento. Há uma relação com a disciplina física, quando o autor separa um tópico para falar das ondas mecânicas e eletromagnéticas. Nota-se uma relação com as questões ambientais presentes na explicação da plantação de tabaco as quais são adubadas com fertilizantes fabricados de rochas as quais contêm nuclícideos provenientes da perda do urânio-238. No L3, a autora inicia o conteúdo de radioatividade com uma abordagem histórica, com o físico alemão Wilhelm Roentgen, físico francês Jules Poincaré e Becquerel. Relaciona com o cotidiano, através das fotos de raio x. A relação com a física, quando o autor apresenta os conceitos de onda, comprimento de onda, depressão, crista, entre outros, contudo, não relaciona com as questões ambientais.

Conclusões

A partir da análise dos resultados obtidos, verifica-se que os livros L1, L2 e L3, apresentam informações sobre o aspecto histórico da descoberta e construção da radioatividade e relacionam o conteúdo com o cotidiano dos alunos. Os livros L2 e L3 apresentam relação com a disciplina física e os livros L1 e L2 relacionam com as questões ambientais.

Agradecimentos

Referências

BRASIL. Programa Nacional Do Livro Didático (PNLD) - 2012. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-apresentacao>. Acesso em: 18 maio 2017.

DANTE, L. R. Tudo é Matemática, 9° ano. São Paulo. Editora Ática, 2009

FELTRE, R. Química: Química Geral. 6° Edição, Volume 2. Editora: Moderna. São Paulo, 2004.

PERUZZO. F. M.; CANTO. E. L. Química na abordagem do cotidiano. 4ª Edição, Volume 1. Editora: Moderna, São Paulo, 2006.

REIS, M. Química. 1°Edição, Volume 1. Editora: Ática. São Paulo, 2014.

SANTOS, Wildson Luiz; CARNEIRO, Maria Helena da Silva. Livro Didático de Ciências: Fonte de informação ou apostila de exercícios. In: Contexto e Educação: Ano 21. Julho/dezembro, Ijuí: Editora Unijuí. 2006.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Historia com Pedagogia: a contribuição da obra de Jonathas Serrano na construção do código disciplinar da Historia no Brasil. Revista Brasileira de Historia, São Paulo, v.24, n.48,2004. p.189-219.

SIQUEIRA, A. Práticas Interdisciplinares na Educação Básica: Uma revisão bibliográficas –1970 -2000. Educação Temática Digital, Campinas, v. 3, N.1, p. 90-97, 2001.

TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID-NETO, J. Investigando a pesquisa educacional: um estudo enfocando dissertações e teses sobre o ensino de biologia no Brasil. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 261-282, 2006.

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