Sala da Química: O Reforço Escolar
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Silva, S. (IFAM) ; Henrique Lima, S. (IFAM) ; Monteiro, A. (IFAM) ; Pio, M. (IFAM)
Resumo
Na tentativa de reduzir os índices de reprovação escolar diminuindo igualmente barreiras na compreensão do componente curricular química para o ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas- IFAM Campus Manaus Centro IFAM-CMC, o projeto Sala de Química: o reforço escolar foi proposto. O projeto foi destinado aos alunos de todos os cursos técnicos de 1º e 2º ano do ensino médio integrado do IFAM-CMC, sendo executado por alunos do curso superior de Licenciatura em Química do IFAM-CMC. Os resultados revelaram que houve melhora quantitativa nas notas dos alunos do 2º ano enquanto que para o 1º ano houve pouca melhora daqueles que passaram pelas salas do projeto.
Palavras chaves
Reforço escolar; química; IFAM-CMC
Introdução
A atenção escolar, muitas vezes denominado de reforço escolar é atualmente um componente importante dentro do processo de ensino aprendizagem. Gomes et al. (2010) afirmam que o reforço escolar tem sido, antes, uma enviesada opção de inclusão educacional e de suprimento de deficiências acadêmicas da escola regular, independentemente da esfera administrativa. Essa inclusão faz-se necessária principalmente quando o rendimento escolar em determinado componente curricular do ensino básico ou médio é muito aquém daquele que se espera ou que se considere muito baixo. Lozenini (2012) o reforço escolar deve ser compreendido como parte integrante do processo de ensino/aprendizagem, um ato educativo que tem como objetivo consolidar, ampliar conhecimentos e enriquecer as experiências culturais e sociais dos alunos. Pozo e Crespo (2009) afirmam existir um conjunto numeroso de estudos que confirmam a existência de fortes dificuldades conceituais na aprendizagem na disciplina química, que persistem mesmo depois de longos e intensos períodos de instrução. Contudo, além de buscar reverter os índices de insucesso escolar nas turmas de 1º e 2º ano do ensino integrado do IFAM-CMC, o reforço escolar torna-se uma opção para desenvolver capacidades nos discentes das licenciaturas, oportunizando o contato com a prática docente. O projeto Sala da Química: O Reforço Escolar propicia ao graduando de Licenciatura em Química experiência e contato direto com a futura profissão além de proporcionar vantagem a própria instituição de ensino que a oferta uma vez que disponibiliza esse recurso alternativo de apoio ao discente.
Material e métodos
O projeto foi desenvolvido no período de agosto a novembro de 2016 no Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Amazonas – IFAM – Campus Manaus Centro – CMC, que dispõe de 05 (cinco) cursos de ensino médio integrado onde o componente curricular de química apresenta um baixo rendimento escolar tanto no 1º ano e 2º ano. Os alunos foram atendidos por graduandos do Curso de Licenciatura em Química, do sexto período em horário previamente marcado pelo discente diferente daquele onde está mais concentrado as aulas do ensino médio integrado. Saliente-se que o projeto se iniciou com uma fase de ampla divulgação nas salas dos discentes dos cursos integrados com informações do funcionamento do projeto. Foram também utilizados como recursos de divulgação; o site do IFAM, cartazes com horários disponíveis e números de telefone celular para contato direto ou via aplicativo whatsApp. Os atendimentos tiveram agendamento no mínimo 04 (quatro) alunos por aula e no máximo 23 (vinte e três), com horários de duração de 1:00 a 3:00 horas no máximo. Após o efetivo desenvolvimento das atividades do semestre letivo os discentes iniciaram o agendamento das aulas de reforço por meio do aplicativo para celular WhatstApp, onde eram atendidos nas salas de aula disponíveis no IFAM - CMC naquele momento. Nos agendamentos procurava-se conhecer o conteúdo no qual o discente apresentou maior dificuldade para obter sua aprovação no bimestre em que se encontrava. Diante do exposto pelo discente as estratégias do reforço eram adotadas em formato de exposição oral ou da resolução dos exercícios dos conteúdos que estavam sendo abordados na escola. Nas abordagens buscava-se uma mudança na compreensão do entendimento do conteúdo trazido pelo discente de modo a reduzir sua dificuldade.
Resultado e discussão
No primeiro mês da implementação, ainda que divulgado, observou-se que não
houve a procura almejada por parte dos discentes, isso talvez atribuído a
falta de interesse e ao início das atividades letivas do IFAM-CMC.
Durante o período de funcionamento da Sala do Reforço foram atendidos 43
(quarenta e três) alunos de todos os cursos de ensino integrado do IFAM-CMC
e, como parâmetro, para aferir a melhora ou não do rendimento do discente
dentro do bimestre em que se encontrava buscou-se comparar as notas obtidas
antes e após o contato do mesmo com o projeto.
Os dados foram tabulados para duas turmas especificas do IFAM-CMC: IQUI-11 e
IQUI-21 do curso técnico em química. Essas turmas foram escolhidas por serem
aquelas que mais vezes participaram do projeto durante seu tempo de
vigência.
Observou-se que as notas obtidas 2º e no 3º bimestre da maioria dos alunos
que passaram pela sala do reforço aumentaram, o sucesso quantitativo nas
notas obtidas pelo grupo de alunos da turma IQUI-21 é evidente no
comparativo, porém não pode ser atribuído integralmente ao reforço escolar
recebido, uma vez que notou-se um grande interesse pelos mesmos ao estudo e
aliado ao fato de já possuírem uma maior vivência dentro do IFAM-CMC por
serem alunos em seu segundo ano de estudo dentro do instituto. Já para a
turma IQUI-11, onde a comparação não houve a melhora quantitativa na nota
dos alunos que frequentaram a sala do projeto. Esse resultado pode ser
atribuído a quantidade de componentes curriculares cursados pelos mesmos, 16
(dezesseis) no total em conjunto com o processo de adaptação ao ritmo de
estudo do IFAM-CMC, contudo não foram observadas variações grandes nas notas
obtidas por esses alunos o que de certa forma pode estar associado ao
empenho e frequência dos mesmos no projeto.
Conclusões
Dentro da proposta do projeto, de facilitar o processo de ensino e aprendizagem e proporcionar ao discente auxílio na disciplina química para o 1º e 2º ano, percebeu-se não somente através das notas, que foi alcançado o objetivo esperado de melhoria no aprendizado de química, pois muito além do resgate quantitativo encontra-se a motivação notada naqueles que frequentam o local e que estimulou-os a retornar ao reforço. Ainda assim, nota-se uma tímida busca dos discentes pelo projeto sendo preciso, muitas vezes, a busca de alternavas como a convocação pessoal para que o mesmo frequente a sala.
Agradecimentos
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas - (CMC). Programas Integrais - Política de Assistência Estudantil do IFAM.
Referências
GOMES, C. A; et al. Reforço escolar: gastos e desigualdades sociais. R. bras. Est. pedag. Brasília, v. 91, n. 227, p. 55-74. jan/abr. 2010.
LONZENINI, M. L. Reforço escolar: uma estratégia de política permanente para auxiliar o processo ensino aprendizagem no município de Foz do Iguaçu. 2012.
42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização), Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Paraná, 2012.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, p.140, 2009.