A CONTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Cavalcanti, L. (IFESP)

Resumo

Um tema amplamente pesquisado por várias décadas, porém sempre atual é a educação. Este traz muitos desafios aos que nele trabalham e aos que se dedicam à sua causa. Lousa , explicações, dúvidas, exercícios, correções e avaliações e alunos desinteressados ou com dificuldade de assimilação do conteúdo fazem parte do cotidiano e das preocupações de professores e pedagogos. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o lúdico como facilitador da aprendizagem na sala de aula, a partir da utilização do jogo de bingo adaptado ao ensino do conteúdo de tabela periódica dos elementos químicos – reconhecimento dos elementos, propriedades periódicas e aplicabilidade dos elementos no cotidiano .

Palavras chaves

TABELA-PERIODICA; ELEMENTOS QUIMICOS ; COTIDIANO

Introdução

A forma de ensinar Química nas escolas,é um assunto muito discutido, pois a disciplina é vista muitas vezes como “difícil para os alunos”,tornando-se, um problema para a educação, pois o discente não tem interesse em assistir aula, e nem a interagir com o professor, esse desinteresse interfere numa aprendizagem eficaz.Para isso surgem as atividades lúdicas como práticas privilegiadas para a aplicação de uma educação que vise o desenvolvimento pessoal do aluno e a atuação em cooperação na sociedade.As dinâmicas realizadas para o ensino/aprendizagem,motivam,atraem e estimulam a participação dos discentes no processo de construção do conhecimento (LIMA et al.,2011).O uso lúdico da tabela periódica é uma ferramenta a qual o professor pode usufruir para desenvolver aulas de forma dinâmica e interessante, contribuindo para a formação do aluno,uma vez que os recursos didáticos possibilitam a socialização entre a turma, a contextualização do conhecimento e a criatividade para a aprendizagem(COSTA et al, 2010).As ferramentas didáticas,tornam-se um instrumento de apoio,pois através deles pode- se desenvolver aulas que jamais serão esquecidas pelos alunos,porém essas ferramentas devem ser usadas adequadamente e sempre com um instrutor, para auxiliar passo a passo a atividade que será sim o conhecimento que será repassado através do lúdico (FIALHO, 2008). O trabalho tem por objetivo ensinar a “Tabela Periódica”, para alunos do ensino médio de forma lúdica e interessante, através de uma ferramenta química,para mostrar aos discentes um ensino diferenciado do qual estavam acostumados,estimulando-os a participarem cada vez mais das aulas de Química.

Material e métodos

O jogo bingo químico teve como publico alvo 25 alunos do 1º Série de ensino médio do CEEP Professora Lourdinha Guerra, localizada no município de Parnamirim, o jogo foi aplicado durante a disciplina Eletiva de Quimica. A Prática do Ensino de Química, realizado pela SEEC–RN. O jogo foi elaborado com base na literatura sobre atividades lúdicas e conteúdos de química em questão. Para sua confecção utilizou-se materiais de baixo custo e fácil acesso. Foram elaboradas cartelas e fichas de sorteio construídas no Microsoft Word e impressas em papel A4. O Bingo Químico funciona como um jogo de bingo tradicional, porém as cartelas consistiam em uma tabela periódica incompleta que faltavam dez elementos químicos escolhidos de forma aleatória, as fichas de sorteio continha informações sobre os elementos químicos como: nome, número atômico, período e família. Para avaliação da influência da atividade lúdica na aprendizagem foi aplicado um questionário que avaliou a aceitação do jogo por parte dos alunos.

Resultado e discussão

A utilização de competições lúdicas no ensino oferece condições do educando vivenciar situações-problemas a partir do desenvolvimento de jogos que ajudam no desempenho e raciocínio lógico, permitindo desenvolver atividades físicas e mentais que favorecem a sociabilidade entre outros artefatos. Por envolver de forma ativa os alunos, as aulas teriam um menor nível de dispersão favorecendo o aprendizado. Logo, a implantação de dinâmicas nas aulas se mostrou como método eficaz para a ampliação do conhecimento. Todavia isso não ocorreu no CEEP do município de Parnamirim/RN, algo verificado através do questionário relacionado à disciplina de Química e às ferramentas pedagógicas aplicadas. As classificações das respostas dos alunos podem ser analisadas através da figura 01, classificadas pelas siglas A1 até A5, sendo A1 relacionada a afinidade com a disciplina, A2 se já estudou a Tabela Periódica, A3 se acredita ser importante o estudo dela, A4 se algum docente já utilizou algum jogo ou dinâmica em sala e A5 se gostaria de ter mais aulas de vez em quando com a utilização de jogos lúdicos e/ou com outras ferramentas. Na construção da Tabela, os discentes memorizaram uma maior quantidade de elementos, mais do que fariam em uma aula tradicional. Com a realização do jogo, as diferentes formas de “chamar” os elementos químicos fez com que os estudantes utilizassem diferentes formas de descobrir o tal elemento químico em questão. Resposta do aluno após a aplicação do jogo: “Eu gostei muito desta proposta do bingo, pois nos ajuda a ter uma melhor relação com os elementos químicos, mostrando suas propriedades e características.”

Pesquisa

Grafico da pesquisa

alunos

alunos na aula

alunos na aula

Aplicação da aula

grafico

grafico

Conclusões

O emprego do lúdico no ensino da tabela periódica apresentou ser uma boa estratégia didática, pois possibilitou tornar mais significativa a aprendizagem do conteúdo proposto, incentivando o interesse dos alunos, promovendo a motivação do mesmo, além de tornar o ensino mais atrativo e interessante, refletindo diretamente na qualidade do ensino-aprendizagem.Este trabalho fez com que os alunos enxergassem a tabela periódica como uma ferramenta e também servirá como um exercício prazeroso de memorização dos elementos, sua aplicação no cotidiano e suas propriedades periódicas

Agradecimentos

Ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte,ao CEEP Professora Lourdinha Guerra e ao IFESP.

Referências


COSTA, Aline; FARIAS, Patrícia; GONÇALVES, Cíntia; SOARES, Daniel; PEREIRA, Danielle; OLIVEIRA, Marcelo. Circuito químico-uma alternativa de avaliação nas disciplinas experimentais de química. In: V CONNEPI-2010.2010.

FIALHO, Neusa Nogueira. Os Jogos pedagógicos como ferramentas de ensino. In: Congresso Nacional de Educação. Vol. 6. 2008.


LIMA, E. C.; MARIANO, D.G.; PAVAN, F.M.; LIMA, A.A.; ARÇARI, D.P. . Uso de Jogos lúdicos como auxílio para o ensino de química. Revista Eletrônica Educação em Foco, 2011.









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