A utilização de ações pedagógicas para complementação dos estudos de conceitos químicos nas escolas públicas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Santos, C.P. (CENTRO UNIVERSITÁRIO SAO CAMILO - ES) ; Berçaculo, F.A. (CENTRO UNIVERSITÁRIO SAO CAMILO - ES) ; Azevedo, O.A. (CENTRO UNIVERSITÁRIO SAO CAMILO - ES) ; Silva-filho, G. (CENTRO UNIVERSITÁRIO SAO CAMILO - ES)
Resumo
A Química pode ser definida como a ciência que estuda a natureza da matéria, suas propriedades e transformações. Ela está presente em no nosso dia a dia: em materiais que nos cerca e nos seres vivos. No ensino atual, existe um abismo na relação entre química e realidade, percebe-se um profundo detalhamento conceitual sem grande preocupação com a contextualização ou cotidianização desses conhecimentos (CARDOSO e COLINVAUX, 2000). Isto desenvolve desinteresse e dificuldade nos discentes no estudo da Química. Dessa maneira, desenvolvemos ações, proporcionadas pelo PIBID, para apresentar e desenvolver conceitos químicos, a partir do uso dos materiais, segundo o desempenho apresentado por estes nas diversas atividades cotidianas, contextualizando com o Ensino da Química.
Palavras chaves
PIBID; ENSINO DE QUÍMICA; QUÍMICA NO COTIDIANO
Introdução
O ensino de Química é aplicado de forma que o discente memorize fórmulas, reações e conceitos teóricos, inibindo o seu desenvolvimento de compreensão a partir de suas observações e hipóteses. Por isso, o uso de aulas experimentais que relacionam teoria-prática e cotidiano é essencial para o significativo processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a compreensão e assimilação do conteúdo a ser estudado. Santos et. al. (2013) afirmam que, as oficinas buscam desenvolver o senso crítico e a cidadania ao discente do ensino médio, o que contribui para o desenvolvimento de suas habilidades e competências. Para familiaridade dos conceitos químicos pelos discentes relacionando-os com seu cotidiano são necessárias atividades mais dinamizadas e atrativas, além de transmitir os conteúdos e procedimentos de forma simples e elaborada. Os licenciandos em Química do Centro de Universitário São Camilo – ES, contemplados pelo PIBID, desenvolveram projetos nas escolas públicas EEEFM Professora Hosana Salles, Cei Átilla de Almeida Miranda e EEEFM Fraternidade e Luz do município de Cachoeiro de Itapemirim – ES com 162 discentes. Os projetos eram derivados da temática “Química no Cotidiano” e as ações evidenciaram a Química como instrumento do dia a dia dos discentes.
Material e métodos
O projeto “Química: nossa morada”, proporcionou relacionar as estruturas e propriedades da matéria com as finalidades e aplicações dos materiais como tijolos e alumínio utilizados na construção civil, através de experimentos de resistência mecânica e ao fogo. “A Química dos Alimentos” foi realizado para discriminar a importância dos rótulos e identificar os aditivos nos alimentos industrializados, além de apresentar as substâncias presentes nos alimentos naturais e suas importâncias complementando os estudos de funções inorgânicas, reações de neutralização e oxidação com a prática de tintura de iodo em sucos de frutas naturais. No projeto “Química está na moda”, os discentes puderam diferenciar os fios naturais dos sintéticos, por meio de observações e práticas de elasticidade e flamabilidade. “A contribuição de conceitos químicos na utilidade pública” abordou a Química Forense aplicando o teste residuográfico de chumbo para disparo de arma de fogo, relacionando-o com os conceitos de reações químicas entre iodeto de potássio e acetato de chumbo. “Química é saúde e beleza” possibilitou demonstrar reações químicas, propriedades e funções da matéria mediante a produção de sabão. A sustentabilidade também foi incorporada ao projeto “A Química promovendo atitudes sustentáveis” com a reciclagem do papel e chapas de raio-X. E com o jogo didático Cartada Orgânica proposto por Santos et. al. (2016) foi utilizado como “uma metodologia inovadora para ensinar de forma dinâmica e prazerosa o conteúdo sobre funções orgânicas e como incentivo ao aprendizado do discente”.
Resultado e discussão
A abordagem do Ensino de Química proporcionou aos discentes a oportunidade
de desenvolverem e fundamentarem os conceitos através das observações de
aplicações e desempenho dos materiais relacionados ás suas atividades
cotidianas. Além disso, atentou-se apresentar a Química para o Ensino
Fundamental utilizando-se da fabricação de papel reciclável trabalhando a
sustentabilidade. Os discentes do 7º ano da EEEFM Prof. Hosana Salles,
produziram papel oriundo do descarte na escola, dispondo-se de um kit com
peneiras, prensas, bacias e panos. Além disso, os alunos da 3º série do
Ensino Médio da mesma escola evidenciaram a Química na área Forense.
Dispondo-se dos materiais e condições do laboratório, realizaram o teste que
comprova que o indivíduo é o autor do disparo com arma na presença de
chumbo. Para isso recorremos à uma luva com acetato de chumbo em seu torno,
na qual coletou-se com haste flexível a amostra que em seguida foi inserida
em tubo de ensaio contendo iodeto de potássio. Esta reação produziu o
precitado amarelo, o iodeto de chumbo, tornando a prática mais próxima da
realidade. Com as ações sendo desenvolvidas notou-se que os alunos sempre
estavam realizando perguntas quanto às suas dúvidas ao trabalho proposto,
participando mais ativamente nas aulas em sala e em laboratório, as suas
notas avaliativas aumentaram relativamente e melhoraram o comportamento,
visto que parte dos pendentes em Química conseguiram aprovação. Com isso,
percebe-se o grande interesse dos discentes para a realização de aulas
práticas complementando a teoria e o comprometimento dos mesmos para o que
estava sendo proposto e transmitido.
Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da EEEFM Professora Hosana Salles - ES, produzindo papel reciclável.
Alunos da 3º séria da EEEFM Professora Hosana Salles - ES, aprendendo a importância da Química Forense para a sociedade durante o projeto.
Conclusões
Diante dos resultados, percebe-se que Química presente no cotidiano é de suma importância para fazer a ponte entre o conhecimento prévio do aluno e o conhecimento científico, lembrando-se que este último deve ser construído coletivamente (SILVA, 2016). Essas ações contribuíram para o ensino- aprendizagem dos discentes sobre os fenômenos que muitas vezes explicados em aula tradicional não adquirisse o conhecimento quanto através das observações e experimentações, proporcionando interações aluno-aluno e aluno-docente por meio de indagações e conclusões voltadas para o assunto em questão.
Agradecimentos
Ás escolas participantes do PIBID de Cachoeiro de Itapemirim - ES, aos nossos orientadores, a CAPES e a todos que nos contribuíram na formação profissional.
Referências
CARDOSO, P.S.; COLINVAUX, D. Explorando a motivação para estudar química. Química Nova, vol.23, n.3, p. 401-404, 2000.
SANTOS, A. O.; SILVA, R. P.; ANDRADE, D.; LIMA J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Revista Scientia Plena, vol.9 nº7. Sergipe - SE, 2013.
SANTOS, Cynthia Pereira dos; NASCIMENTO, Bruna D´nadai do; SILVA-FILHO, Gilson; TEIXEIRA, Cíntia Cristina Lima; et al. Utilização de Jogo Lúdico "Cartada Orgânica" como Ferramenta de Desenvolvimento, Aprimoramento e Compreensão de Funções Orgânicas na Disciplina de Química Orgânica no Ensino Médio. VI Encontro Nacional de Licenciaturas (ENALIC). Curitiba - PR, 2016.
SILVA, Vinícius Gomes da. A Importância da Experimentação no Ensino de Química e Ciências. Universidade Estadual Paulista - UNESP. Bauru - SP, 2016.