O jogo Bingo Orgânico e as influências da Ludicidade no processo de aprendizagem da Química Orgânica na Terceira série Ensino Médio.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Ribeiro, M. (IFBA) ; Andrade dos Santos, T. (IFBA) ; Santos, M. (IFBA)

Resumo

É notória a dificuldade de muitos discentes brasileiros no que diz respeito ao ensino de ciências exatas, por considerarem esses componentes curriculares complexos. Desta forma o presente trabalho tem como objetivo despertar no discente o desejo de aprender de forma lúdica. Escolhemos o conteúdo de funções oxigenadas e aplicamos o jogo Bingo Orgânico a uma turma de 3º ano do ensino médio de uma escola estadual em Barra do Choça-BA. A pesquisa apresentada avaliou, usando um questionário, se a sequência aplicada contribuiu para um melhoramento das notas no componente curricular. Após análise das avaliações foi notório a melhora das notas dos estudantes, pois superaram as notas obtidas anteriormente, principalmente, após a intervenção do professor com a prática desenvolvida.

Palavras chaves

Ludicidade; Bingo orgânico; Química Orgânica

Introdução

A ludicidade vem sendo um elemento facilitador e motivador no processo de aprendizagem, proporcionando não só a descontração, mas uma maior integração entre educando e educador. A Química Orgânica vista em todo o 3° ano do ensino médio geralmente é trabalhada com atividades de repetições, decorações de conceitos e nomenclaturas. Segundo Soares(2003), é necessário desenvolver estratégias modernas e simples, utilizando jogos e outros recursos didáticos tornando o ensino de química mais atrativo. O jogo é designado como um recurso didático, que pode ser utilizado em diferentes momentos durante o processo de ensino, bem como, no momento de exploração de conteúdos, revisões e até mesmo em sínteses de conceitos importantes (CUNHA, 2014). Assim, o jogo introduzira no discente um pensamento, uma reflexão, desenvolvendo habilidades necessárias às práticas educacionais. Outra vantagem importante no uso de jogos no ambiente escolar é o favorecimento da socialização dos alunos, bem como a conscientização do trabalho em equipe, favorecimento esse que leva o discente a aprender com novas realidades e pontos de vista, a aprimorar seu senso critico, além de proporcionar a interdisciplinaridade, pois com o trabalho em equipe, os alunos por meio do uso de suas várias formas de linguagem e conhecimentos geram a retomada de diversos conceitos e aprendizagens vistas em outras disciplinas(GRANDO, 2000). Deste modo, este trabalho objetiva por meio do jogo lúdico “Bingo Orgânico” aprimorar nos discentes o desejo de aprender, a partir do uso de uma atividade lúdica e o trabalho em equipe, analisando assim as contribuições da ludicidade no desenvolvimento do processo de ensino da química Orgânica com alunos do 3° ano do ensino médio no Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz em Barra do Choça-BA

Material e métodos

No ano de 2015 foi desenvolvido no Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz, zona urbana de Barra do Choça-Bahia, um Jogo nomeado por Bingo Orgânico, que foi criado pelos autores deste documento e aplicado em uma turma da 3ª série do ensino médio. Para a atividade baseada na adaptação do tradicional jogo do “Bingo”, foram elaboradas cartelas, contendo fórmulas estruturais de compostos orgânicos. Para dar início ao jogo foi distribuída uma cartela para cada grupo. Durante sua execução fez-se necessária a interrupção do jogo durante alguns minutos, em algumas equipes, para fazer um levantamento das dificuldades e dúvidas sobre o assunto explicado. À medida que foram sendo chamadas as peças os alunos marcavam nas suas cartelas os compostos sorteados e após alguns segundos os mesmos eram escritos no quadro para que os alunos pudessem verificar se estavam corretos. O jogo só acabava quando toda a cartela fosse preenchida. Após a aplicação do jogo foi realizado um segundo teste de sondagem para a verificação da aprendizagem. A última etapa foi caracterizada pela entrega de fichas de avaliação aos alunos contendo afirmações com respeito à atividade desenvolvida.

Resultado e discussão

A aplicação do Jogo Bingo orgânico envolveu os alunos da turma da 3ª série do Ensino Médio, pelos quais validamos se o jogo efetivamente contribuiu para um aprendizado mais concreto, além de se determinar se atividades em grupo favorecem o processo de ensino-aprendizagem de conceitos orgânicos. Ao iniciarmos o jogo percebemos inicialmente certa relutância dos alunos ao marcarem no bingo, que diagnosticamos como sendo dúvidas que os discentes tinham em alguns conceitos, assim nesses momentos interrompíamos o jogo tanto para diagnosticar quais eram as dúvidas, quanto para tira-las, de modo que os alunos pudessem jogar o Bingo da forma mais didática e divertida possível. Durante a aplicação ficou perceptível como ele proporciona a socialização entre os alunos contribuindo para seu desenvolvimento quanto aluno e cidadão crítico. Por vários momentos os alunos debatiam as questões de funções oxigenadas, expondo diferentes pontos de vista em relação a resposta favorecendo a obtenção de novos conhecimentos e também da conscientização do trabalho em equipe. Ao final da aplicação realizamos um teste de sondagem por meio da aplicação de um questionário de modo a verificar a real aprendizagem dos conteúdos dispostos no jogo. A partir dessa sondagem foi possível verificar que a aplicação desta metodologia de ensino obteve êxito no ponto de vista da recapitulação de conceitos já adquiridos e na obtenção de novos. O uso de jogos em sala aula vem se tornando um importante recurso metodológico nas aulas de Química, pois facilitam a aprendizagem do aluno, além de gerar motivação. Foi verificado que as notas dos discentes após a realização desta atividade se elevou em relação a unidade anterior, tendo 82% da turma tirado notas superiores, comprovando a eficácia desta metodologia no ensino

Conclusões

Conclui-se a partir de sua aplicação que o jogo oferece estímulos necessários para propiciar o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos além de permitir que o professor amplie seus conhecimentos sobre técnicas efetivas no processo de educar. A função educativa do jogo Bingo Orgânico foi facilmente observada durante sua aplicação ao verificar o favorecimento da aquisição de conhecimento em clima de alegria e prazer, além de gerar a socialização dos favorecendo a obtenção de novos conhecimentos e também das conscientização do trabalho em equipe.

Agradecimentos

Ao colégio, alunos e professores do colégio quem se realizou a prática.

Referências

SOARES, M. H. F. B.; OKUMURA, F.; CAVALHEIRO, T. G. Proposta de um jogo didático para ensino do conceito de equilíbrio químico. Química Nova na Escola, n. 18, p. 13-17, 2003.
CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo.Eneq 028- 2004.
Grando, R.C. (2000). O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, SP.

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