Reflexão dos objetivos institucionais em aulas de Química: um relato de experiência no estágio supervisionado
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Mateus, V. (IFBA) ; Araújo, M. (IFBA) ; Moreira, M. (IFBA)
Resumo
Este trabalho relata uma experiência vivida por um estagiário licenciando em Química, tendo como principal objetivo reconhecer elementos nas aulas de Química que favoreçam a formação do estudante como orientam os documentos institucionais. O Estágio Supervisionado em Química l foi realizado na 3ª série do ensino médio, na disciplina de Química, no turno vespertino, no curso técnico de Eletrônica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Adotamos como base para a elaboração desse trabalho as observações diretas, a análise do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso de Eletrônica. O estágio proporcionou uma visão crítica, relacionando as propostas do documento com as práticas exercidas pelo professor regente.
Palavras chaves
Estágio Supervisionado; Ensino de Química; Formação Docente
Introdução
O Estágio Supervisionado em Química I se trata da primeira etapa de acompanhamento de um professor regente, onde o estagiário observa todos os acontecimentos da sala de aula. O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório que visa à implementação do desempenho profissional do aluno-docente por meio da experiência e vivência das práticas educativas em campo. Isso proporciona ao aluno uma aproximação da realidade na qual atuará como justifica Pimenta (2010, p. 43) “(...) no estágio dos cursos de formação de professores, compete possibilitar que os futuros professores compreendam a complexidade das práticas institucionais”. O componente curricular de Química no curso técnico de Eletrônica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) tem por finalidade reconhecer aspectos relevantes na interação individual e coletiva do ser humano com o meio ambiente, tal como compreender a dinâmica da construção do conhecimento como fruto do trabalho de muitos pesquisadores, estando sempre sujeito a mudanças. Bem como desenvolver postura crítica em relação ao papel da ciência no mundo do trabalho e na realidade social brasileira, identificando onde e como o conhecimento químico é utilizado (IFBA, 2009). Esses objetivos tem uma importância fundamental para a formação do técnico em Eletrônica, pois o curso exige aspectos humanístico, ambiental e social. Dessa forma, o estudante será estimulado a ter posturas essenciais que serão indispensáveis na sua profissão. Assim, o objetivo deste trabalho é reconhecer elementos nas aulas de Química que favoreçam a formação do estudante como orientam os documentos institucionais.
Material e métodos
O presente relato de experiência tomou por base, principalmente, as observações diretas (20 horas de investigação in loco) realizadas durante o Estágio Supervisionado em Química l, além de um questionário aplicado com os discentes da turma acompanhada. O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Eletrônica que colaboraram para fundamentação do estudo. Ao buscar analisar uma realidade em sala de aula, é fundamental conhecer a proposta pedagógica utilizada pela instituição. O PPI orienta para uma formação crítica, pautada na Pedagogia Histórico-Crítica, e ao abordar a dimensão da Educação Profissional Técnica (EPT) de Nível Médio tem por finalidade proporcionar ao estudante conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, sócio-históricos e culturais (IFBA, 2013). Com o componente curricular de Química, os estudantes do curso de Eletrônica devem reconhecer o papel da Química nos sistemas produtivos, precisam identificar os diferentes grupos orgânicos em diversos materiais utilizados na indústria; representar por meio da linguagem simbólica da Química o fenômeno da combustão, identificando os reagentes e produtos obtidos, bem como analisar as perturbações ambientais decorrentes dessas transformações (IFBA, 2009). Sobretudo, o currículo não se constitui num elemento estável, mas opera no sentido de orientar a prática e, ao mesmo tempo, ser reformulado diante das transformações correntes no cotidiano da instituição (IFBA, 2013).
Resultado e discussão
Os projetos institucionais vêm garantir ao estudantes da instituição um
saberes ou conhecimento que os preparem de maneira integral em suas
dimensões cognitiva, intelectual, afetiva, emocional, profissional, entre
outras (BRANCO, 2010).
Os conteúdos elencados para o trabalho pedagógico no curso técnico de nível
médio em Eletrônica, segundo o PPC foram: reações nucleares, eletroquímica,
funções orgânicas, isomeria, polímeros e reações orgânicas. Essas são
importantes para formação do estudante do curso, pois são conteúdos
essenciais para entender como funciona o universo da Eletrônica. Assim como
eles tiveram a possibilidade de aprenderem conteúdos específicos na 1ª e 2ª
série do Ensino médio, agora na 3ª série, foi dada a continuidade aos
estudos específicos da área de atuação.
A partir da análise do questionário aplicado, em relação ao componente
curricular de Química, os alunos preferem aulas mais dinâmicas, como aulas
no laboratório, e realmente, no período de acompanhamento pelo que foi
observado, só era feita a abordagem expositiva do conteúdo, além de teste e
prova. Observa-se também que o professor regente seguiu o que está proposto
na ementa do curso.
Assim, pode-se observar que a prática do professor, ainda não reflete os
objetivos citados no documento (PPC). Para uma formação Histórico-Crítica,
por exemplo, corresponde a um grande desafio realizar práticas que estejam
em consonância com a formação do sujeito crítico, pois no dia a dia, há uma
infinidade de conteúdos e burocracias (como a realização da chamada) a serem
seguidas no contexto escolar, que "o próprio nível de formação do professor
e as condições de seu trabalho tornam muito difícil configurar a prática com
o currículo prescrito" (SACRISTÁN, 2000).
Conclusões
O estágio proporcionou uma visão crítica, relacionando as propostas do documento com as práticas exercidas pelo professor regente. Dessa forma, vários fatores impedem para que se cumpram todos os objetivos propostos, tendo em vista que o profissional desempenha para cumpri-los. Pela observação dos aspectos analisados, a prática docente de fato exercida não garante que parte dos objetivos institucionais sejam alcançados, talvez pela formação do professor não ter sido eficiente, unido ao fato de a gestão pedagógica não atuar mais próximo à prática do professor para facilitar o processo.
Agradecimentos
Referências
CASTELO BRANCO, Valdec Romero. Revista CONTEXTO Radial: Faculdades Radial – nº. 9, dezembro de 2007. ISSN 1806-0579. São Paulo: Radial, 2007, p. 29-44. Disponível em <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/articulacao-entre-ppi-pdi-e-ppc/46943/>. Acesso em 09 ago. 2017.
IFBA. Projeto Pedagógico de Curso Técnico em Eletrônica Integrado. Vitória da Conquista-Ba, 2009.
IFBA. Projeto Pedagógico Institucional. Salvador-BA, 2013.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SACRISTAN, J. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.