A CONTRIBUIÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM AGROECOLOGIA/NEA DO IFMA PARA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE.
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ambiental
Autores
Araújo, R.S. (IFMA) ; Marques, G.N. (IFMA) ; Sampaio, B.R.S. (IFMA) ; Marque, G.E.C. (IFMA)
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência em um projeto de extensão do Núcleo de Estudos em Agroecologia/NEA do IFMA e versa sobre as suas contribuições para o meio ambiente/Biodiversidade local por meio de Capacitações ambientais. Logo, a contribuição do NEA nas regiões do baixo Munim-Maranhão foi de suma importância e contribuiu sobremaneira para o avanço científico aliado à sustentabilidade. No projeto de capacitações ambientais para extrativismo sustentável no território Lençóis¬ Munin no Estado do Maranhão participaram agricultores, alunos e docentes do IFMA Campus Monte Castelo, técnicos da Associação Agroecológica Tijupá, docentes e alunos da UEMA. Assim, os legados ficarão: Consciência ambiental e Conservação da Biodiversidade local.
Palavras chaves
Conservação da Biodiversi; Conscientização Ambiental; Sustentabilidade
Introdução
Não há uma definição consensual para o termo Biodiversidade. Usualmente se conceitua Biodiversidade como “variedade de vida”, compreendendo toda a variedade de formas de vidas existentes na Terra (animais, microrganismos, plantas e etc.). Segundo Barbieri (2010), “Biodiversidade é a totalidade dos genes, espécies e ecossistemas de uma região”, agrupando, por meio desta definição, os três níveis de diversidade entre os seres vivos, que são: diversidade de espécies (diversidade entre as espécies), diversidade genética (diversidade dos genes em uma espécie) e diversidade de ecossistemas (diversidade em nível mais alto, compreendendo todos os níveis de variação). A biodiversidade pode, ainda, ser interpretada do ponto de vista da variação intraespecífica – conservação de subpopulações geneticamente distintas, por exemplo (BATISTA, 2006) e incluir, em maior escala, a variedade de tipos de comunidades ou ecossistemas de dada região, tais como desertos, florestas, mares, lagos, entre outros. (BEGON et al., 1996). Dessa forma o parâmetro seguido pelo presente trabalho versou sobre a agricultura convencional (extrativismo sustentável) pois têm sido a grande responsável pela degradação do meio ambiente. Sendo assim, evitar degradação tem se tornado urgente, e é sob essa perspectiva que instigar a adoção de sistemas agroecológicos de produção em assentamentos rurais e em pequenas propriedades que abriguem agricultores familiares é uma opção para otimização da eficiência no uso recursos Naturais. Logo, a contribuição do grupo de estudos em agroecologia nas regiões do baixo Munim-Maranhão tem sido de suma importância na conservação da biodiversidade local e contribuído sobremaneira para conscientizar os indivíduos envolvidos.
Material e métodos
O presente trabalho teve como método o relato de experiência em um projeto de extensão sobre a temática extrativismo sustentável e conservação da biodiversidade do Núcleo de Estudos em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.
Resultado e discussão
As capacitações ambientais foram realizadas no Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus de Monte Castelo, nas
comunidades (assentamentos) e deu-se informalmente através de trocas de
saberes entre todos os participantes do núcleo de estudo:Agricultores
familiares (20); Alunos (15) e docentes (4) do IFMA Campus de Monte Castelo,
técnicos da Associação Agroecológica Tijupá (2), docentes (2) e alunos da
UEMA (2). Todos os envolvidos participaram ativamente, houveram por exemplo
palestras (2) a respeito da contribuição avanços científicos aliados à
Sustentabilidade para garantir a conservação da biodiversidade e ainda
discussões a respeito da continuidade dos trabalhos com os agricultores.
Nesse cenário, as atividades de educação ambiental decerto foram de suma
importância pois alcançou resultados significativos que transformaram a
realidade de todos os participantes uma vez que puderam resgatar
conhecimentos sobre espécies e/ou aprimoraram seus saberes acerca da
temática.
Conclusões
Por conseguinte o objetivo proposto foi alcançado haja vista que contribuirá para Conservação do Meio Ambiente, pois questões pertinentes à temática foram levadas em considerações, a saber: Avanço científico aliado à sustentabilidade;a importância da educação ambiental e outros. Tudo isso ficará como legado para todos os envolvidos, pois pressupõem-se que as pessoas sensibilizadas serão agentes multiplicadores da temática, e sim, conseguiremos manter uma biodiversidade mais sustentável.
Agradecimentos
Ao instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Maranhão e à Universidade Estadual do Maranhão.
Referências
BARBIERI, E. Biodiversidade: a variedade de vida no planeta Terra. In: Instituto de Pesca, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. 16 p. 2010.
BATISTA, J. da S. Estimativa da variabilidade genética intra-específica da dourada – Brachyplatystoma rousseauxii Castelnau 1855 (Pimelodidade – Siluriformes) no sistema Estuário-Amazonas-Solimões. Biota Neotrop., Campinas, v. 6, n. 1, 2006. Disponível em: Acesso em: 27 / 07 / 2017.
BEGON, M.; HARPER, J.; TOWNSEND, C. Ecology. New York: Blackwell, 1996