PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO BÁSICO SOBRE A POLUIÇÃO QUÍMICA DA ATMOSFERA
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ambiental
Autores
Souza, A. (UFAM) ; Marinho de Araujo, T. (UFPA) ; Schiavon Almeida, A.M. (UFAM) ; Brito Texeira, L. (UEA) ; Barbosa de Melo, B. (UFAM) ; Dumont Cavalcante, J. (UFAM)
Resumo
O avanço da tecnologia e da globalização, está transformando a face da Terra em complexos e mais complexos de fábricas, e na produção em massa de materiais que futuramente serão resíduos sólidos. Desta forma, realizou-se uma atividade interventiva em uma escola do ensino básico com o intuito de averiguar a percepção de alunos do 8° ano do ensino fundamental sobre os componentes químicos emitidos por poluentes atmosféricos, verificando se os mesmos conhecem os tipos de gases e os efeitos causados no planeta Terra. É visível que grande parte dos alunos participantes da intervenção entendem os processos que envolvem a poluição da atmosfera, e principalmente os agentes químicos responsáveis por esses danos.
Palavras chaves
ENSINO; ATMOSFERA; POLUENTES QUÍMICOS
Introdução
O avanço da tecnologia e da globalização, está transformando a face da Terra em complexos e mais complexos de fábricas, e na produção em massa de materiais que futuramente serão resíduos sólidos. Tais produções e avanços da globalização, requerem a produção em massa de produtos para uso diário, como (eletrodomésticos, eletrônicos, automóveis, e etc). Por outro lado, a emissão de gases altamente tóxicos na atmosfera provenientes destes complexos de fábricas são um dos maiores responsáveis pelo Efeito Estufa e consequentemente Aquecimento Global. Conforme Soares (2003), atualmente, a poluição atmosférica é um problema grave do cotidiano mundial, “agravado devido às irresponsáveis interferências antrópicas, havendo uma urgente necessidade de se proteger o meio ambiente visto que as ações humanas estão acarretando modificações das condições que possibilitam a vida nele”. De acordo com Silva (2004) o ar atmosférico “possui a utilidade básica de manter a vida dos seres vivos”. O mesmo autor cita a “necessário que seu aspecto biológico, químico e físico esteja em conformidade com certo padrão de qualidade”. Essa capa de ar que envolve a terra, além de ser a matéria prima da respiração dos seres vivos (animais e vegetais), filtra os raios solares, arrefece o calor, equilibra os ecossistemas (SILVA ,2004). Desta forma, realizou-se uma atividade interventiva em uma escola do ensino básico com o intuito de averiguar a percepção de alunos do 8° ano do ensino fundamental sobre os componentes químicos emitidos por poluentes atmosféricos, verificando se os mesmos conhecem os tipos de gases e os efeitos causados no planeta Terra.
Material e métodos
A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de Ensino básico com 30 alunos da turma do 8° ano do fundamental no município de Benjamin Constant- Am. Foi realizado uma intervenção, no qual foi dividida em duas etapas de abordagem. Na primeira etapa foi apresentada uma aula teórica explicativa, demonstrando de forma objetiva alguns conceitos que abordassem o tema, utilizando ferramentas de multimídia como auxilio. Na segunda fase, solicitou-se que os alunos demonstrassem o que os mesmos haviam compreendido em forma de desenhos, montando assim um mapa mental. Na conclusão da atividade interventiva, aplicou-se um questionário com 3 perguntas caracterizadas abertas relacionadas ao tema em questão. Segue as arguições realizadas: 1) O que é poluição por agentes químicos? 2) Quais são os tipos de poluentes atmosféricos que você conhece? 3) O que se pode fazer para amenizar a emissão de poluentes na atmosfera? As respostas obtidas através do questionário, foram organizadas por similaridade e embasadas por citações de teóricos na área.
Resultado e discussão
Através da aplicação do questionário, obteve-se as percepções acerca da
poluição atmosférica, no qual foi perceptível que maioria dos alunos já
possuíam conhecimentos prévios do tema abordado. Em relação ao primeiro
questionamento sobre o conceito de poluição por agentes químicos, cerca de
25 alunos descreveram adequadamente o conceito- “ É um tipo de poluição que
libera componentes químicos na atmosfera”; “ É a poluição que há a emissão
de química no ar, e contamina toda a atmosfera”; 5 destes alunos não
souberam responder. Na segunda pergunta referente aos tipos de poluentes
atmosféricos, grande parte destes (15 alunos), citaram alguns gases e suas
origens: “ A poluição da atmosfera na floresta amazônica vêm das queimadas e
das derrubadas de arvores, e há a liberação de CO2, um dos responsáveis pelo
aquecimento Global”; 08 alunos abordaram sobre “os gases (metano, óxido
nitroso e dióxido de carbono) são emitidos pelas fábricas, automóveis, lixos
dentre outros. Os demais não souberam responder. Quanto a pergunta referente
as formas de minimização da emissão de gases, poucos conheciam ou
responderam. De acordo com 07 alunos, umas das formas seria a adoção por
parte “das fábricas e fabricantes de automóveis colocarem filtros para
diminuir a emissão dos gases que causam danos a natureza”; outros 05
responderam que o governo poderia aplicar multas aos responsáveis das
derrubadas e queimas de arvores. Desta forma, é visível que grande parte dos
alunos participantes da intervenção entendem os processos que envolvem a
poluição da atmosfera, e principalmente os agentes químicos responsáveis por
esses danos.
Conclusões
Com a aplicação da atividade interventiva, constatou-se que as escolas abordam regulamente nas disciplinas de Ciências Naturais e Geografia os temas Poluição, Efeito Estufa e Aquecimento Global, pois grande maioria dos alunos responderam de forma adequada os questionamentos realizados. É importante ressaltar, que os mesmos entendem os processos que envolvem a emissão dos agentes químicos na atmosfera e seus danos ao ambiente natural. A utilização dos mapas conceituais, auxiliou no processo de absorção do tema.
Agradecimentos
Referências
SILVA, José Afonso da. Direito Ambiental Constitucional. 5ª. ed. São Paulo: Malheiros,
2004.
SOARES Júnior, Jarbas; GALVÃO, Fernando. Direito Ambiental na visão da
Magistratura e do Ministério Público. Belo horizonte: Del Rey, 2003