EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AGROTÓXICO, SAÚDE E SEGURANÇA

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ambiental

Autores

Vieira, N.M. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS, ITUMBIARA) ; Nunes, R.C.N. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS, ITUMBIARA) ; Goulart, S.M. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS, ITUMBIARA)

Resumo

Os Agrotóxicos são produtos químicos utilizados para combate de pragas. O uso dessas substâncias de forma inadequada pode trazer riscos ao ambiente e à saúde. Essa temática foi escolhida para trabalhar de forma associada aos conteúdos da disciplina Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho do Curso Técnico Integrado em Química do Instituto Federal de Goiás. Foram aplicados dois questionários, um inicial, para verificar o conhecimento prévio dos discentes e um final, após a palestra sobre Educação Ambiental: Agrotóxico, Saúde e Segurança. A atividade contribuiu para ampliar discussões e orientações sobre o meio ambiente e aos aspectos de segurança e saúde relacionados ao uso de agrotóxicos.

Palavras chaves

agrotóxicos; saúde; ambiente

Introdução

A Lei, nº 19.423, de 26 de julho de 2016, considera agrotóxicos como produtos e agentes de processos físicos, químicos e biológicos, destinados à utilização nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas nativas ou implantadas em outros ecossistemas, ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora e da fauna a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos (GOIÁS, 2016). Em abril de 2015, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou um relatório sobre o uso de agrotóxicos nas lavouras do país e seus impactos ao ambiente e à saúde. Segundo o instituto, o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos (INCA, 2015). Os agrotóxicos recebem uma classificação em decorrência de seu grau de toxicidade ao homem e ao meio ambiente. Diante dos riscos que os agrotóxicos apresentam e visando a proteção dos trabalhadores e redução dos riscos à saúde que estes compostos químicos podem ocasionar, a legislação trabalhista assegura no art. 166 da Lei nº 6.514, de 22.12.1977 que as empresas são obrigadas a fornecer gratuitamente aos empregados equipamentos de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento (BRASIL, 1977). O tema agrotóxicos pode ser associado à química ambiental, saúde, higiene e segurança no trabalho, sendo essa associação/contextualização o foco do presente trabalho.

Material e métodos

A atividade foi aplicada a 22 alunos do primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Química do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Itumbiara, na disciplina Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho. O trabalho foi desenvolvido em três etapas, iniciando com aplicação de questionário para avaliação prévia dos alunos quanto aos conhecimentos relacionados ao assunto, em seguida, foi desenvolvida aula com abordagens conceituais sobre agrotóxicos, os riscos à saúde, os impactos ao meio ambiente, os equipamentos de segurança, comercialização e finalizando com aplicação de questionário para avaliação dos alunos quanto à assimilação sobre o tema apresentado, servindo também como fixação. O primeiro questionário foi aplicado para avaliar o quanto os alunos têm proximidade e/ou conhecimento do tema. Foram oito questões objetivas que abordaram perguntas sobre conhecimento do uso de agrotóxicos, se já participaram de atividade sobre o tema etc. Após apresentação da palestra “Educação Ambiental: Agrotóxico, Saúde e Segurança” foi aplicado um segundo questionário para avaliar o quanto os discentes assimilaram o tema desenvolvido, também foi aplicado um questionário com 8 perguntas que abordaram manuseio dos agrotóxicos, equipamentos de segurança, formas de contaminação do produto, descarte de embalagens etc.

Resultado e discussão

A maioria dos alunos (80%) sabem o que é agrotóxico, no entanto, pensam que agrotóxicos estão associados à grandes plantações, desconheciam que os agrotóxicos podem ser, inclusive, de uso de doméstico. Metade dos alunos já tiveram contato com algum tipo de agrotóxico e já participaram de alguma atividade relacionada ao tema. A totalidade dos alunos afirmaram a necessidade da utilização de equipamento de proteção individual para a proteção à saúde. Disseram ter relação com doenças, como o câncer por exemplo. Houve um interesse pela classe toxicológica dessas substâncias e os riscos à saúde. Os agrotóxicos recebem uma classificação em decorrência de seu grau de toxicidade ao homem e ao meio ambiente (CARNEIRO et al., 2015). No questionário final, todos os alunos responderam positivamente para o descarte das embalagens de agrotóxicos, que devem ser levadas à postos de recebimento ou devolvidas nos pontos de compra. Também citaram corretamente as três formas de contaminação humana pelo produto, que foram: via dérmica, via oral e via inalatória. Houve uma associação interessante entre os tópicos abordados no projeto e os assuntos já trabalhados pelo docente da disciplina Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho. A maioria dos alunos sugerem mais palestras, campanhas e cartazes para divulgação dos riscos que os agrotóxicos podem trazer à saúde e ao meio ambiente, como pode ser observado na Figura 1. Eles ainda acreditam que o tema precisa ser divulgado para a sociedade e para os produtores rurais que utilizam diretamente essas substâncias.

Figura 1

Divulgação sobre os perigos do uso de agrotóxicos.

Conclusões

Com a dinâmica da aula e o retorno positivo observado, ficou evidente a contribuição do tema para o crescimento desses discentes, principalmente por serem ingressantes no Ensino Médio. O conhecimento sobre os agrotóxicos, evidenciando onde eles são encontrados, o respeito aos limites estabelecidos, os riscos à saúde, a importância do manuseio correto destes compostos, os impactos que podem causar ao meio ambiente, aumenta a qualidade da formação acadêmica dos alunos e aumenta o respeito e a defesa pelo meio ambiente.

Agradecimentos

Ao grupo PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade do IFG-Câmpus Itumbiara e ao MEC - FNDE pela bolsa concedida.

Referências

BRASIL. LEI Nº 6.514, de dezembro de 1977. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: <http:// http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6514.htm > Acesso em 10 de agosto de 2017. BRASIL. LEI Nº 6.514, de dezembro de 1977.
CARNEIRO. F. F.; AUGUSTO L.G. S.; RIGOTTO.R.M.; FRIEDRICH.K.; BÚRIGO.A.C. Dossiê Abrasco: Uma Alerta Sobre Os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde. Disponível em: <http://www.abrasco.org.br/dossieagrotoxicos/wpcontent/uploads/2013/10/DossieAbrasco_2015_web.pdf>. Acesso em: 12 de agosto de 2017.
GOIÁS. Decreto na Lei Nº 19.423, de Julho de 2016. Produção, o armazenamento, o comércio, o transporte interno, a utilização, o destino final de resíduos e embalagens, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, no Estado de Goiás, e dá outras providências. Palácio do Governo do Estado de Goiás, em Goiânia, 26 de julho de 2016. Disponível em http://www.gabinetecivil.go.gov.br/pagina_leis.php?id=21279> acesso em 13 de agosto de 2017.

INCA. Ministério da Saúde. Posicionamento do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva. Disponível em <http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/comunicacao/posicionamento_do_inca_sobr e_os_agrotoxicos_06_abr_15.pdf> acesso 12 de agosto de 2017.

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