AVALIAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS ÍNDICES DE POLUIÇÃO DOS RIACHOS QUE PERCORREM A CIDADE DE IMPERATRIZ-MA. UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS NAS PROXIMIDADES DESSES CORPOS HÍDRICOS.
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ambiental
Autores
Santos, A.R.S. (UEMASUL) ; Sousa, C.K.S.L. (UEMASUL) ; Silva, C.P.C. (UEMASUL) ; Oliveira, G.R. (UEMASUL) ; Pereira, S.S.V. (UEMASUL) ; Oliveira, J.D. (UEMASUL) ; Miranda, R.S.A. (UEMASUL) ; Oliveira, R.G.O. (UEMASUL) ; Oliveira, J.G. (UEMASUL)
Resumo
O objetivo deste trabalho é mostrar à comunidade escolar a importância da conservação dos riachos e ainda influenciar o corpo docente das escolas a trabalharem a educação ambiental. Através da educação ambiental, e possível proporcionar aos alunos a competência de serem referenciais e multiplicadores em suas comunidades, provocando uma reflexão na comunidade a respeito da preservação dos ecossistemas aquáticos urbanos da cidade de Imperatriz-MA. O presente estudo foi realizado na cidade de Imperatriz - MA utilizando parâmetros físico-químicos das águas dos riachos urbanos como tema central para aquisição da percepção ambiental.
Palavras chaves
Comunidade; Educação; Riachos.
Introdução
O meio ambiente natural foi substituído por espaços urbanos, sendo estes palcos de relações entre a comunidade humana e seu meio físico, alterado pela própria ação antrópica, é necessária uma mudança de postura do homem frente às questões ambientais. A ideia que se tem das cidades como um espaço do caos, deve ser substituída por uma nova perspectiva buscando novas formas de administrar os processos sociais que as produzem e as modificam. O estudo da percepção ambiental se torna fundamental para que possa compreender melhor as inter-relações entre o homem e o ambiente no qual vive, suas expectativas, satisfações e insatisfações, valores e condutas, como cada indivíduo percebe, reage e responde diferentemente frente às ações sobre o meio.
Material e métodos
Os Riachos Cacau, Capivara, do Meio, Bacuri e Santa Tereza, passam pelo perímetro urbano da cidade de Imperatriz-MA antes de desaguarem no rio Tocantins, portanto torna-se relevante investigar os possíveis impactos ambientais que esses corpos hídricos vêm sofrendo. Com base nisto, o método utilizado para este estudo foi a realização de análises da real situação dos riachos presentes neste trabalho as quais foram realizadas com base nos resultados do projeto de iniciação cientifica-BIC-FAPEMA (período 2015- 2016), “Avaliação das características físico-químicas das águas dos rios urbanos localizados no município de Imperatriz-MA”, desenvolvido pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Química Ambiental (LGQA) do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz-MA, sob a coordenação do Prof. D. Sc. Jorge Diniz de Oliveira. Além de serem efetuadas as análises de águas, foram ainda realizados questionários, palestras e aulas práticas de química ambiental e microbiologia nos laboratórios da UEMASUL com alunos do ensino fundamental das escolas públicas nas proximidades desses corpos hídricos.
Resultado e discussão
A criança na idade escolar encontra-se em formação inicial de seus conceitos
e valores, identificando-se e envolvendo-se com sua realidade. Nesse
sentido, torna-se essencial que a educação ambiental crítica, dialógica, já
faça parte da sua realidade, para que a criança possa criar e se expressar
nessas relações, ampliando sua rede de relações e sua visão de mundo
(RODRIGUES, 2007). Baseando-se nisto o presente estudo foi realizado com 143
alunos do ensino fundamental do 5º ao 9° ano das escolas municipais: Wandy
Fiquene, Mutirão, Mary Saney, Giovany Zanni e Sousa Lima próximas dos copos
hídricos estudados. Foi aplicado um questionário com questões objetivas
(Figura 1), para avaliar o grau de conhecimento dos alunos sobre a real
situação dos riachos urbanos de Imperatriz-MA. Apões a avaliação das
respostas dos questionários foram realizadas três palestras em cada escola a
primeira sobre a situação dos riachos de Imperatriz-MA a partir dos
resultados do projeto “Avaliação das características físico-químicas das
águas dos rios urbanos localizados no município de Imperatriz-MA”, a segunda
segurança e cuidados básicos em laboratório, objetivando informar, orientar
e prepara-los para aula prática e introdução a microscopia. Após as etapas
anteriores foram realizadas aulas práticas de química ambiental e
microbiologia nos laboratórios da UEMASUL (Figura 2). Realizadas todas as
etapas foram feitas discussões, onde percebeu-se que os alunos conseguiram
reconhecer a dimensão dos problemas ambientais causados pelas ações
antrópicas nos riachos urbanos de Imperatriz-MA e como estes afetam a
qualidade de vida qualidade de vida das populações no entrono dos riachos. A
parti das respostas dos alunos pode-se admitir que os mesmos desenvolveram
uma consciência ambiental.
Conclusões
Uma das funções da Educação Ambiental é a formação de cidadãos conscientes, preparados para a tomada de decisões e atuando na realidade socioambiental, com comprometimento com a vida, o bem estar de cada um e da sociedade. O trabalho realizado propôs como estratégias educativas envolver os alunos nas questões ambientais, a partir da realidade do seu cotidiano, no que se refere aos riachos estudados. Assim, foi possível compreender e identificar os impactos que prejudicam os riachos da cidade de Imperatriz-MA. E por meio de conscientização entender os benefícios de um ambiente preservado.
Agradecimentos
A DEUS, AO Prof. D. Sc. Jorge Diniz de Oliveira, A FAPEMA.
Referências
RODRIGUES, C. Educação física, educação ambiental e educação infantil no contexto escolar: uma sinergia possível. 2007. 98 p. Dissertação (Mestrado)- Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.