A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA SENSIBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE NO DESCARTE INDEVIDO DE PILHAS E BATERIAS

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ambiental

Autores

Teixeira, L.L.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Freitas, L.P.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Rodrigues, N.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Terra, I.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

A pesquisa tem como finalidade minimizar os efeitos maléficos causados pelos despejos indevidos de pilhas baterias através da intensificação da educação ambiental no ensino de ciências naturais. Utilizando como procedimentos metodológicos: discussão de textos, exibição de filmes, aulas dialogadas, e a construção de painéis orientadores. O projeto desenvolvido justifica-se pela grande falta de consciência ambiental na sociedade Brasileira e por conta da ausência da educação ambiental na maioria das escolas. Dessa maneira, os resultados obtidos foram bastante satisfatórios visto que sensibilizou os alunos provocando reflexões diante as atitudes que tomaram futuramente.

Palavras chaves

Educação ambiental; ensino de ciências; pilhas e baterias

Introdução

“O Brasil produz cerca de 800 milhões de pilhas e baterias comuns por ano, com um consumo médio de seis unidades por habitante.”(ABINEE, 2015). No fim da vida útil desses materiais, essa quantidade enorme produzida acaba se transformando em lixo tecnológico representando hoje um grande problema ambiental, já que a maioria das pilhas e baterias possui em sua composição metais traços, quais são prejudiciais ao meio ambiente e a saúde humana devido à sua alta toxicidade. Nesse contexto, “A educação ambiental surge para tentar resolver os impasses da sociedade com meio ambiente como uma forma de conscientização sobre a crise ambiental através de políticas ambientais e programas educacionais”(LIMA, p.14, 2011). Os Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs, propõe que a educação ambiental seja trabalhada de forma interdisciplinar e como tema transversal sendo tratada em diversas áreas do conhecimento, e ratifica “Para que a educação ambiental faça sentido para o aluno deve ser trabalhada de forma que ele possa aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula para compreender melhor a realidade que ele se encontra.”(BRASIL, p.48, 1997). Dessa maneira, a pesquisa tem como objetivo minimizar os problemas ocasionados pelo descarte indevido de pilhas baterias através da intensificação da educação ambiental no ensino de ciências naturais, sensibilizando os alunos a respeito da problemática. O projeto justiça-se por conta da grande falta de consciência ambiental na sociedade Brasileira, e também pela pouca inserção da educação ambiental na maioria das escolas.

Material e métodos

A atividade pedagógica foi realizada com 30 alunos do 9° ano da escola Estadual Santo Afonso, situada no bairro do telegrafo sem fio, em Belém-PA. Os procedimentos metodológicos utilizados foram respectivamente: aplicação de um questionário inicial sobre atitudes ecológicas, divisão em grupos e a entrega de dois textos para discussão que abordavam acerca do funcionamento de pilhas e baterias e impactos ambientais causados por esses materiais. Além disso, apresentou-se dois vídeos, um em relação o processo de reciclagem da empresa Suzaquim cujo título é “Reciclagem de Pilhas e Baterias” e outro “Globo Ecologia (Reciclagem de Celulares e Baterias)” que retrata de como é feita a coleta de pilhas e baterias, para onde são levadas e o destino final correto, em seguida realizou-se uma aula dialogada a respeito dos metais traços e seus impactos na saúde humana, e por fim solicitou-se que os alunos elaborassem uma pesquisa bibliográfica sobre metais traços e seus impactos na saúde e no meio ambiente e que apresentassem os resultados da pesquisa em forma de cartazes.

Resultado e discussão

Os resultados obtidos a partir do questionário inicial (Figura 1), indicaram que 91% da turma (Figura 2) não exerce atitudes sustentáveis diariamente, comprovando entre os mesmos a falta de “Ecocidadania” que se remete a” Preocupação ecológica no cotidiano da sociedade, em que há a conscientização tanto individual quanto coletiva dos problemas ambientais locais e globais”(LOUREIRO et al, p.97, 2005). As discussões sobre os textos conseguiu aprofundar os conhecimentos em relação à temática, provocando assim inquietações nos estudantes, visto que muitos questionaram sobre o funcionamento das pilhas, através de diversas indagações que manteve a turma entusiasmada até o fim da atividade. Após a apresentação dos vídeos, perguntou-se aos alunos de que forma reciclavam pilhas e baterias, a grande maioria não soube responder, confirmando-se que os mesmo somente descartavam esses dispositivos, e ao fim da aula dialogada sobre os impactos dos metais traços na saúde humana, notou-se que os alunos desconheciam os riscos que esses metais podem provocar a saúde do homem. Ademais, as apresentações dos resultados das pesquisas feitas por cada grupo trouxeram diversas informações essências e exemplos de impactos ambientais acerca da ação dos metais pesados no lençol freático e esses como causadores de câncer. Ao final, muitos disseram que iriam tentar fazer o descarte correto desses materiais tomando conhecimento dos grandes riscos que esses podem trazer e da necessidade em preservar o meio ambiente.

QUESTIONÁRIO(Figura 1)

Questionário inicial com intuito de conhecer se os alunos desenvolvem atitudes ecológicas

ATITUDES ECOLÓGICAS(Figura 2)

O gráfico apresentam a quantidade de alunos que exercem atitudes ecológicas no cotidiano

Conclusões

Ao comparar as opiniões dos alunos antes e depois da atividade, concluirmos que utilização da educação ambiental no ensino de ciências naturais é uma grande ferramenta para conscientizar, sensibilizar e provocar reflexões nos alunos a respeito dos diversos problemas ambientais que hoje em dia se apresentam em grande escala.

Agradecimentos

Referências

ABINEE. Associação Brasileira da Industria Eletro Eletrônica. 2015. disponível em: <http:// http://www.clipping.abinee.org.br >. Acesso em : 27 Junh.2017.
BRASIL. Ministério da Educação(MEC), Secretaria de Educação (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde. Brasília: MEC/Semtec, 1997, p.48.
LIMA, C. C. L. Reciclagem de pilhas e baterias como temática ambiental/CTS para o estudo de conclusão de eletroquímica. 2011. Trabalho de conclusão de curso n° 1. Instituto de química da Universidade de Brasília, Brasília, 2011, p.14.
LOUREIRO, C. F. B.; LAYARARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. A educação ambiental e Movimentos Sócias na Construção da Cidadania ecológica e Planetária. São Paulo, Cortez, 2005, p.97.

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